Finanças

Entenda como calcular o reajuste no valor do aluguel corretamente

Compartilhe este post

Como calcular o reajuste no valor do aluguel? Essa é a dúvida de todas as pessoas que moram em imóveis alugados. É fato que esse reajuste é anual e acontece no aniversário do contrato, sendo calculado em cima do valor estipulado em negociação com imobiliário ou proprietário.

Por isso, tome cuidado com tal reajustes para não ser pego de surpresa. Pensando em ajudá-lo, fizemos esse post, esclarecendo sobre o funcionamento do cálculo e quais taxas devem ser consideradas. Fique conosco para entender tudo sobre o tema!

Quais índices são levados em consideração na hora de calcular o reajuste do aluguel?

O índice utilizado para reajustar o aluguel é, em regra, o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), entendido como a inflação dos aluguéis. Ele também influencia os gastos diários, como educação, energia, seguros, imóveis e saúde.

O IGP-M baseia-se em outros índices, como o IPA-M (Índice de Preços do Atacado-Mercado) e o INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção-Mercado). Assim, vai ser uma ótima forma de analisar a macroeconomia do país.

Além do IGP-M, é utilizado o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o que melhor se encaixa na realidade dos inquilinos, pois mede a variação entre despesas e custos de itens consumidos pelas famílias, sendo abrangente para avaliar flutuação de preços.

Outro índice comum é o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), empregado em contratos de aluguel de famílias que tenham renda mais baixa, tal índice não é muito aplicado aos reajustes.

Como fazer o cálculo do reajuste de forma correta?

O primeiro passo para se fazer um cálculo de reajuste é escolher qual índice vai ser aplicado. Contudo, a fórmula do cálculo independe do índice escolhido, sendo que para saber o percentual acumulado em 12 meses é necessário buscar os órgãos oficiais. Esse deve ser feito na data do aniversário do contrato.

A fórmula aplicável é: Valor reajustado = valor atual do aluguel + valor do percentual de reajuste. Exemplificando: se o aluguel é de R$2.000,00 e o percentual acumulado do IGP-M é de 3,5%, temos:

2.000 x 0,035 = valor do percentual de reajuste

2.000 x 0,035 = 70

Após estabelecer o valor do percentual, em Real, no caso R$70,00, é só somar o valor atual do aluguel com o valor encontrado. Veja:

2.000 + 70 = valor reajustado

2.000 + 70 = 2.070,00

Quais ferramentas podem ser usadas para o cálculo de reajuste de aluguel?

Se você não quiser fazer o cálculo de reajuste no valor do aluguel pode usar ferramentas online. Todo o trabalho que vai ter é preencher os campos referentes ao valor do aluguel atual, mês e ao do primeiro aluguel, índice de reajuste, além de seus dados pessoais. Como indicações de ferramentas online, temos o Banco Central, site Aluga.com e Proteste.

Portanto, é notório que essas informação descrevem como calcular o reajuste no valor do aluguel. Para não ter sustos, vale a pena uma simulação com antecedência e exigir uma transparência com o locador. Se achar o valor reajustado alto, tente negociá-lo com a imobiliária e o proprietário, para que o contrato possa ser mantido de forma harmoniosa.

Gostou desse post? Então assine nossa newsletter e receba outras informações, para se manter atualizado.

Comentários no Facebook

Related stories