Dicas de Compra

Descubra o que significa e como funciona o IPCA

Compartilhe este post

A compra de um imóvel é apenas um dos muitos momentos em que se exige maturidade financeira do consumidor. Com isso em mente, elaboramos este conteúdo especial sobre o tema, explicando de uma vez por todas o que significa IPCA.

O objetivo é fornecer o conjunto de informações necessárias para que você navegue o assunto, reconhecendo sua importância e suas aplicações, oportunizando investimentos e decisões mais saudáveis para o seu patrimônio. Então, sem demoras, acompanhe!

O que significa IPCA?

Como todo bom indicador, o IPCA condensa em uma sigla seu próprio significado. Nesse caso, as letras representam o termo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Entre outras coisas, esse indicador é o principal responsável pelo cálculo da inflação na economia brasileira, sendo o índice oficialmente escolhido pelo Banco Central para o acompanhamento da matéria.

Mas afinal de contas, por que o IPCA tem essa capacidade? O que faz desse indicador algo tão funcional? Para responder essas perguntas, devemos analisar a composição do IPCA, entendendo quais são os itens observados na formação de seu cálculo.

Essencialmente, o IPCA é um índice criado e calculado pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O indicador coleta preços de produtos e serviços convencionais ao consumo das famílias brasileiras, normalmente, entre o primeiro e último dia do mês em questão.

Com essas informações, o Instituto analisa a variação no preço da cesta de produtos e serviços, identificando aumentos ou reduções, que após a totalização, apresentam valores positivos ou negativos — sinais de inflação ou deflação, respectivamente.

Desse modo, o índice oferece um panorama transparente do comportamento da economia nacional, demonstrando como o mercado reage ao cenário econômico. Por conta disso, é um indicador com alta confiabilidade, sendo amplamente utilizado pelo mercado imobiliário, automotivo e financeiro na formulação de produtos, financiamentos, investimentos e afins.

Qual a importância de acompanhar esse indicador?

Controle e antecipação financeira. Na grande parte das vezes, o IPCA é um indicador carimbado nos produtos de investimento, que são oferecidos por bancos, corretoras e afins. Nesse sentido, acompanhar a flutuação do índice dá mais segurança e assertividade para o investidor, sobretudo àqueles que operam no mercado de renda fixa, com soluções como os títulos do Tesouro Direto, Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio.

Mas a rentabilidade é apenas um dos lados dessa questão. Afinal de contas, o IPCA é um parâmetro básico para o acompanhamento da saúde econômica do país. Basicamente, quanto mais a inflação sobe, maior será o desgaste sobre a moeda, diminuindo o poder de compra do consumidor. É por esse motivo que existe uma discrepância no valor da moeda entre o passado e o presente, como por exemplo:

  • R$ 3.238,68 de outubro de 2019 equivalem a R$ 1.000 em dezembro de 1999;
  • uma correção feita pelo índice IPCA-E.

Por conta disso, é fundamental acompanhar a flutuação desse indicador, acessando o portal exclusivo do IBGE e conferindo as publicações mensais que são feitas com o novo valor. Inclusive, vale destacar que o cálculo é feito mensalmente, acrescendo ou diminuindo o valor acumulado, que corresponde ao percentual do ano inteiro.

Além de impactar os seus investimentos, enquanto uma porcentagem de rentabilidade ou taxa de desgaste, o IPCA também pode interferir no Custo Efetivo Total de uma compra imobiliária, principalmente quando falamos de financiamentos que utilizam o índice como referência.

Nesse caso, sem um indicador fixo e previsível para o cálculo do juro sobre as parcelas, o consumidor fica vulnerável às flutuações da inflação. Nesse sentido, o comprador de um imóvel financiado pelo IPCA é beneficiado se a economia vai bem, com a queda da inflação, e prejudicado caso a economia vá mal, com o aumento do índice.

Quais as aplicações desse indicador?

Já aqui, compilamos as principais aplicações desse índice no cenário atual. Veja!

Taxa de rentabilidade

Soluções financeiras como o Tesouro Direto, Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio e suas variáveis costumam apresentar, pelo menos, um produto com o indicador como referência. Como se trata de um índice flutuante, esses títulos são pós-fixados, significando que a rentabilidade não é determinada ao momento da compra, mas sim no momento da venda.

Geralmente, esses produtos oferecem uma rentabilidade anual somada ao percentual da inflação. Essa combinação atrai o interesse de muitos investidores, sobretudo por atrelar o desempenho do investimento à performance econômica do país, em que não importando o resultado, o investimento não será consumido pela inflação.

Taxa de desgaste

A melhor maneira de enxergar a inflação é entender sua porcentagem como o desgaste do valor da moeda. Por conta disso, todos que operam no mercado de renda variável ou fixa entendem a importância de calcular a rentabilidade real de seus investimentos, onerando a inflação do período sobre a rentabilidade da operação.

Taxa de juros

Por último e mais importante no segmento imobiliário, a aplicação que emprega o IPCA no cálculo dos juros de um financiamento. Esse é um ponto crítico ao consumidor, que deve examinar a situação com enorme seriedade antes de tomar sua decisão.

Mas novamente, frisamos: o índice é uma métrica da performance econômica do país! Nesse sentido, navegando em boas marés, o consumidor pode acreditar que está fazendo um bom negócio na contratação desse tipo de financiamento, pois as taxas são substancialmente menores do que os produtos convencionais.

No entanto, a qualquer virada de eventos, a inflação reagirá, provocando uma taxa de juros agressiva sobre o contrato. Sendo assim, o investimento nesse tipo de produto é, antes de qualquer coisa, uma aposta no desempenho econômico do país.

Qual a diferença entre INPC e IPCA?

Por fim, vale esclarecer uma confusão relativamente comum entre os leitores, que nem sempre conseguem diferenciar a finalidade prática entre o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e o IPCA. Para tanto, resumimos abaixo o fator básico de distinção. Veja:

  • INPC tem como população-objetivo as famílias com rendimentos mensais entre 1 e 5 salários-mínimos;
  • IPCA tem como população-objetivo as famílias com rendimentos mensais entre 1 e 40 salários-mínimos.

Sendo assim, a diferença fundamental entre os índices está no seu raio de alcance, em que o IPCA se demonstra como um cálculo mais plural, abrangendo quase a absoluta maioria da massa consumidora do país, enquanto o INPC realiza um estudo que engloba apenas 50% desse volume.

Então, gostou deste conteúdo esclarecendo o que significa IPCA? Lembrou-se de outra aplicação ou curiosidade importante sobre o tema? Então, aproveite o momento para enriquecer a discussão, compartilhando a sua opinião!

Comentários no Facebook

Related stories