Dicas de Compra

Conheça as melhores cidades do interior de São Paulo para morar!

Compartilhe este post

Devemos ser sinceros, a capital tem muitas qualidades: é mais acessível, tem diversas oportunidades de crescimento profissional e várias opções de lazer. Porém, por outro lado, quando o assunto é qualidade de vida, segurança e trânsito, é difícil achar alguma vantagem. Por isso, não é incomum que muitas pessoas procurem outros lugares para morar, principalmente, cidades do interior de São Paulo.

As vantagens são várias, melhor qualidade de vida, menos insegurança, além de que muitas têm tantas opções de lazer quanto a capital, e algumas até estão a poucos quilômetros de distância. Logo, acabam se tornando uma boa oportunidade para quem quer sair da confusão da cidade.

Porém, qual escolher? Neste texto, vamos apresentar algumas boas opções de cidades do interior para morar. Confira!

Por que morar em cidades afastadas da capital?

As cidades do interior são sem dúvidas muito mais propícias a oferecer uma melhor qualidade de vida aos moradores. Primeiro, porque são locais que investem em pontos arborizados, com uma infraestrutura voltada para habitação. Muitas não têm uma população grande o que acaba trazendo uma boa vantagem comparadas com as capitais que têm um fluxo de vida muito maior. Além disso, alguns dos principais motivos para morar em cidades afastadas da capital, são:

  • pagar menos: o custo de vida no interior é menos caro do que na capital. Ir ao supermercado, ou mesmo, fazer alguma atividade de lazer é mais barata, situação que reflete também nas ofertas dos imóveis;
  • menos trânsito: há bem menos trânsito nessas localidades, justamente, porque existe menos fluxo de pessoas;
  •  competitividade profissional menor: na cidade grande, a tendência é que existam muitos profissionais buscando pelas mesmas oportunidades de trabalho, no interior, como há menos pessoas, é mais fácil encontrar boas vagas.

Quais são as melhores cidades do interior de São Paulo?

Em um estado como São Paulo, existem muitas cidades, cada uma com benefícios e desvantagens que serão interessantes dependendo dos seus objetivos. Por isso, aqui, procuramos escolher localidades que fazem parte do interior, mas que não sejam tão distantes assim da capital e que tenham características que servirão para a maioria das pessoas. Vamos conhecer as opções a seguir!

Limeira

É uma cidade muito próxima de São Paulo — leva-se duas horas da capital. Portanto, para quem precisa ir constantemente para SP, essa é uma boa escolha. Mas essa não é a única vantagem desse município: ele também proporciona um baixo custo de vida e oferece mais qualidade de vida, com ruas tranquilas e bastante arborizadas.

Além disso, com apenas 300 mil habitantes, a cidade é um dos pólos para a educação, com universidades como a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e o ISCA (Instituto Superior de Ciências Aplicadas de Limeira).

Rio Claro

A 173 km da cidade de São Paulo, Rio Claro se destaca por ser um município que tem muitas opções de lazer. Os moradores têm a sua disposição o Museu de Geologia da Unesp, a FEENA (A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade), que possibilita um enorme contato com a natureza e muita história, além de livrarias e teatros.

Também, quando o assunto é custo de vida, principalmente, para encontrar imóveis, é uma cidade com ótimas alternativas para quem quer o melhor e não pretende pagar muito caro. Os preços das casas, dos apartamentos e até de lotes e terrenos, se comparados com os da capital, têm valores que chegam a menos de 50%. Se isso não é o suficiente para te convencer, vale dizer que a cidade está na 19ª posição no ranking estadual de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal).

Americana

Em termos de qualidade de vida, Americana sai na frente se comparadas com outras cidades. Ela está localizada na macrorregião de Campinas e pode ser bastante interessante para quem está procurando por oportunidades de trabalho.

Especialmente, para o setor de serviços e comércio, já que ali, há muitas concessionárias e empreendimentos ligados ao agronegócio. Além disso, é uma cidade com poucos habitantes, mais de 200 mil moradores, o que proporciona mais tranquilidade, segurança e menos trânsito.

Campinas

É difícil falar de cidades do interior ou da região metropolitana sem citar Campinas. E de fato, existem muitas qualidades, não só porque ela tem todas as vantagens da capital misturadas com o clima interior, mas também por ocupar, segundo a ONU, o posto de umas das cidades com maior índice de qualidade de vida.

Uma das suas principais vantagens é que ela oferece um Aeroporto Internacional próprio, o Viracopos, além disso, não está tão longe assim da cidade de São Paulo, localizada a 100 km da capital. Também fornece uma série de oportunidades de lazer, como a famosa Concha Acústica, o Planetário, parquinhos e a Lagoa do Taquaral para amantes do exercício físico.

O que você precisa saber antes de mudar para o interior de São Paulo?

Durante este post, apresentamos diversas qualidades das cidades do interior e de fato, se comparadas com a capital, elas têm muitas coisas atrativas. Porém, é inegável que não existam algumas desvantagens de escolher esse tipo de lugar para morar.

Primeiro, é preciso estar ciente que, apesar do alcance a muitas coisas, existem limitações. Tanto de acesso a certos estabelecimentos, quanto na questão de lazer, shows, parques, restaurantes, entre outros. 

Isso acaba afetando também as oportunidades de mercado de trabalho — afinal, na capital a tendência é que para certas profissões haja maior diversidade de opções, apesar da grande concorrência. Assim como, a infraestrutura tende a ser melhor, proporcionando alternativas modernas de empreendimentos. Isso deve ser considerado na hora de fazer a sua escolha.  

Até aqui, mostramos algumas das principais cidades do interior de São Paulo para se morar. Destacamos que procurar morar fora da capital é ideal para quem está querendo maior qualidade de vida, menos trânsito e mais segurança. 

Além disso, dependendo do objetivo, como encontrar mais oportunidades profissionais é possível escolher municípios perto da capital, ou mesmo, que têm uma atividade comercial e industrial aquecida, como alguns exemplos que mostramos no texto. Dessa forma, se consegue as mesmas vantagens morando no interior.

Quer continuar acompanhando conteúdos como este? Então, curta agora a nossa página no Facebook!

Comentários no Facebook

Related stories