Em um país predominantemente ensolarado, é bastante comum que os consumidores sonhem com a ideia de comprar casa com piscina. Afinal de contas, esse diferencial é capaz de agregar muito conforto aos moradores, proporcionando bons momentos de confraternização e descanso.
Mas nem tudo é perfeito, não é mesmo? Apesar das inúmeras vantagens das piscinas, também é importante lembrar das responsabilidades exigidas na manutenção desse item. Sendo assim, elaboramos este artigo, em que listamos os pontos altos e baixos de contar com essa área na sua casa. Acompanhe!
As 3 maiores vantagens de comprar casa com piscina
No calor brasileiro, poucas coisas são tão boas quanto a piscina da própria casa. Os verões se tornam mais divertidos, assim como as festas em família. Porém, as vantagens não são exclusivas aos consumidores com esse perfil, pois também atendem aos mais introvertidos, que simplesmente querem relaxar no sossego de sua casa. Veja!
Lazer
Além de oferecer um meio viável para a prática da natação, as piscinas ainda permitem uma série de jogos e confraternizações em grupo, entusiasmando todos a darem um mergulho para se divertir na água por um tempo. Mesmo que o proprietário não esteja no ânimo de se mexer, basta ficar tranquilo sob o sol, deixando o tempo passar como faria em uma pousada de veraneio.
Valorização
As piscinas são objetos de desejo no mercado imobiliário. Sendo assim, o preço das residências equipadas com essa área galopa em uma valorização muito maior que a das casas comuns. Mesmo quem tem uma casa sem piscina, por momentos, considera uma reforma apenas para surfar na valorização causada por esse item.
Comodidade
Para muitos consumidores, o descanso não é uma oportunidade tão constante. Para eles, contar com uma piscina no próprio quintal é a chance perfeita para relaxar, sem se preocupar com os engarrafamentos quilométricos em direção ao litoral.
As 3 maiores desvantagens de comprar casa com piscina
É nesse momento, em que você está ponderando a compra de uma casa com esse item, que se deve avaliar os pontos negativos, equilibrando a balança e tomando uma decisão acertada. Veja só!
Investimento
A piscina é um diferencial caro, exigindo um bom capital para sua instalação na casa. Esse custo é percebido tanto no mercado imobiliário — comparando as unidades com e sem o item — como durante o orçamento de uma reforma, com os custos de terraplanagem, escavação, infraestrutura e afins.
Manutenção
Não pense você que os custos param por aí. Na realidade, as piscinas precisam de manutenção constante, garantindo o bombeamento, limpeza e purificação da água. Sendo assim, elas acabam agregando um extra mensal no orçamento da casa — caso você divida os custos anuais por 12 meses.
Custos
Sim, caro leitor, outros custos! Mas agora, falamos dos recorrentes e variáveis, como o aumento percebido na fatura. Além disso, o gasto passivo de eletricidade também sobe com a alimentação das lâmpadas e da bomba.
No fim do dia, tudo depende do seu ponto de vista. A certo modo, as piscinas são bem contrárias às ideias de sustentabilidade, pois demandam uma quantidade absurda de recursos para serem preenchidas. Porém, por outro lado, oferecem uma versatilidade única, trazendo o conforto das férias para junto do seu quintal.
Gostou deste artigo elencando os prós e contras de comprar casa com piscina? Então, aproveite o interesse pelos temas imobiliários e continue atualizado no segmento assinando a nossa newsletter!