A taxa de condomínio é cobrada nesses modelos de empreendimento para todos os moradores. Ela tem como objetivo custear todas as despesas relacionadas aos espaços de uso de comum, como energia elétrica, limpeza e manutenção.
Esse é um pagamento obrigatório, que deve seguir as regras previstas na convenção de condomínio e na legislação. Você sabe como é determinado o valor dessa taxa e como ela é calculada?
Neste conteúdo, esclarecemos as principais dúvidas sobre o tema. Acompanhe!
Como funciona a taxa de condomínio?
As cobranças de condomínio precisam englobar todas as despesas existentes, a fim de garantir a saúde financeira do empreendimento. Todos os valores gastos com as áreas comuns e a administração devem ser arcados pelos condôminos, incluindo despesas fixas e variáveis, recorrentes ou eventuais. Porém, os gastos podem ser classificados de duas formas. Entenda a seguir!
Despesas ordinárias
São as despesas comuns e indispensáveis para o dia a dia, como pagamento de funcionários, energia elétrica, água, pequenos reparos e outros itens de uso comum. Na locação, a despesa ordinária ela é quitada pelo inquilino.
Despesas extraordinárias
Englobam os custos que não são comuns ou recorrentes, geralmente gastos extras provenientes de imprevistos (como vazamentos), reformas, substituição de equipamentos etc. Na locação, a despesa extraordinária é obrigação do proprietário.
Como é feita a cobrança do condomínio?
A cobrança do condomínio é feita para todos os moradores mensalmente, seguindo a forma de cobrança fixada na convenção. Veja como funciona!
Rateio
Quando a cobrança é feita por rateio, todos os meses as despesas são somadas e depois divididas, considerando a forma de cálculo escolhida pela convenção para determinar o valor da taxa. Assim, o valor varia a cada mês, exigindo maior atenção do condômino ao planejamento financeiro.
Valor fixo
Nesse caso, o síndico ou a administradora fazem uma previsão de gastos anualmente para determinar o valor da taxa que será cobrada. Esse orçamento deve ser aprovado em assembleia.
Como o cálculo é realizado?
O cálculo é realizado considerando todas as despesas relacionadas ao uso e à manutenção dos espaços comuns. Porém, a definição do valor específico que será pago por condômino pode ser feita de duas formas:
- por fração ideal: considera o tamanho do imóvel de cada condômino para dividir o valor que será pago. Os que têm imóveis maiores pagam mais;
- por unidade: a divisão é feita pelo número de unidades, independentemente do tamanho. Por isso, todos pagam o mesmo valor.
Por que é importante pagar a taxa em dia?
O atraso no pagamento da taxa gera penalidades, como o acréscimo de multa e juros, aumentando a despesa, e advertência. Além disso, o condomínio pode ingressar com uma execução judicial para cobrar o valor em atraso. Nesse caso, o ponto de atenção é que o imóvel pode ser penhorado para quitar a dívida de condomínio.
Isso acontece mesmo nos casos em que são os inquilinos que deixaram de cumprir com a obrigação, então é fundamental que os proprietários confiram os pagamentos. Se a alta de pagamento ocorrer, o dono do imóvel poderá entrar com uma ação específica contra o inquilino para ressarcir os prejuízos sofridos.
Assim, também é importante verificar qual é o valor da taxa de condomínio dos imóveis antes de comprar ou alugar. Isso permitirá um planejamento financeiro completo para que você não tenha imprevistos causados por essa cobrança.
Gostou deste conteúdo? Para acompanhar outras dicas, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do nosso blog por e-mail!