Dicas de Compra

Conheça quais são as taxas para compra de imóvel

Compartilhe este post

O planejamento financeiro para a compra de um imóvel não deve contemplar apenas o valor da casa ou apartamento propriamente dito. É essencial incluir outras despesas que envolvem o negócio e que podem surpreender o comprador desavisado.

As taxas para compra de imóvel, por exemplo, incluem um considerável volume de despesas que, se não foram verificadas com antecedência, podem causar bastante dor de cabeça na hora de fechar o negócio.

É sobre isso que vamos falar neste texto. Confira quais as taxas que precisam ser pagas no momento de adquirir sua casa própria.

ITBI

Principal tributo que envolve a compra de um imóvel, o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é cobrado pelo município onde a casa ou apartamento se localiza e incide sobre todas as operações de compra e venda deste tipo de bem.

Seu pagamento é de responsabilidade exclusiva do comprador e, caso não seja efetuado, a pendência impede que o novo dono realize a transferência da propriedade do imóvel para o seu nome.

O montante a ser pago de ITBI varia de acordo com o valor do imóvel. As prefeituras cobram entre 2% e 4% pelo tributo. Porém, em alguns casos, é possível reduzir esse compromisso. Quem está comprando seu primeiro imóvel por meio do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), por exemplo, está isento de pagar o ITBI.

Escritura pública

A escritura pública é o documento que comprova que a operação de compra do imóvel se deu dentro da lei, com a apresentação dos documentos necessários e baseada no desejo expresso do comprador e do real proprietário do bem.

Em cada Estado é cobrada uma taxa diferente pela emissão da escritura pública. Quem está comprando um imóvel por meio de financiamento não precisa se preocupar com a escritura, pois, nesse caso, o contrato com o banco financiador substitui o documento.

Registro do imóvel

Com a escritura pública ou o contrato de financiamento em mãos, é hora de realizar o registro do imóvel. É ele que atesta legalmente a transferência do bem do nome do vendedor para o do comprador.

O valor cobrado pelo registro também varia de estado para estado. Em média, é cobrado entre 3% e 5% do valor do imóvel.

Taxa de corretagem

O corretor de imóveis que intermedeia a negociação tem direito a uma comissão pela prestação de seus serviços. A taxa de corretagem média equivale a 6% do valor do imóvel, podendo variar de acordo com a região ou do tipo de imóvel.

Geralmente, é o vendedor quem fica com o ônus de pagar a taxa de corretagem, mas isso pode ser negociado com o comprador uma outra forma de pagamento.

Como você pode ver, adquirir um imóvel envolve uma série de despesas que podem pesar significativamente no seu orçamento na hora de fechar o negócio. O melhor a fazer é contar com o suporte de um profissional experiente no mercado imobiliário que poderá orientá-lo sobre as taxas para compra de imóvel e preveni-lo contra surpresas desagradáveis.

Gostaria de saber mais sobre o mercado imobiliário e sobre as melhores oportunidades de negócio? Então entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo!

Comentários no Facebook

Related stories