Sem categoria

Mobilidade urbana: vantagens em morar perto do trabalho

Compartilhe este post

Perda de tempo: essa sensação aflige cada vez mais as pessoas, em especial as que vivem nos grandes centros urbanos. São horas da vida perdidas em meio ao congestionamento, seja dentro de um carro ou usando o transporte público.

A mobilidade urbana tem sido um dos grandes desafios dos governos na atualidade e parece não ter solução em curto prazo.

Então, como driblar essa situação e melhorar a sua qualidade de vida? Morar perto do trabalho pode ser uma solução capaz de influenciar até mesmo no seu relacionamento com a família e na sua produtividade.

Quer entender melhor essa relação? Continue a leitura deste artigo!

O que é mobilidade urbana?

A mobilidade urbana é a facilidade para que as pessoas se desloquem de um lugar a outro na cidade, que pode ser melhorada por meio de projetos que melhorem as vias urbanas, os sistemas de transporte público, a disponibilização de ciclovias, dentre outras.

Nesse caso, pode-se objetivar o desenvolvimento das relações sociais e pessoais de cada pessoa. Tal mobilidade facilita a locomoção das pessoas pela cidade, tornando o movimento prático e fluído.

Na teoria, são as diretrizes pensadas para que as pessoas se locomovam em condições razoáveis e tenham qualidade de vida. Assim, deve ser desenvolvido o plano de mobilidade urbana, privilegiando o deslocamento sustentável.

Além disso, a finalidade da mobilidade urbana é facilitar o trajeto. Dessa forma, com distanciamento menor vai ser gasto menos combustíveis fósseis e o meio ambiente vai ser preservado.

Quais as vantagens de morar perto do trabalho?

Uma das formas mais eficazes de melhorar as condições de mobilidade urbana é oferecer às pessoas a oportunidade de reduzir seus deslocamentos para chegar ao trabalho, à escola das crianças e, ainda, ter acesso a lazer e serviços de qualidade.

Já pensou em mudar-se para perto do seu local de trabalho? Se você está pensando em comprar ou alugar um imóvel, veja, a partir de agora, os benefícios dessa decisão!

1. Motivação para ir ao trabalho

Não é segredo que, após passar horas no trânsito, a paciência das pessoas pode ser comprometida. A sua vontade de trabalhar e sua produtividade pode ser diretamente influenciada.

Logo, você vai começar seu dia de trabalho sem atrasos e dificuldades, tendo maior vigor para suas atividades diárias. Se tiver que enfrentar o trânsito, há grandes chances de já chegar ao trabalho cansado e sem motivação para lidar com problemas que possam surgir.

2. Menores gastos

Gastos com transporte público serão reduzidos se você conseguir reduzir a sua utilização morando perto do emprego. Se atualmente você utilizar carro, então, a economia pode ser bem maior, principalmente em razão dos custos com combustível.

Então, são reduzidos as despesas com sua locomoção. Por vezes, é descontado o vale-transporte de seu salário ou se usa passes transporte, que pesam no seu bolso. Morando perto do trabalho, você vai economizar combustível ou dinheiro com passagem, sobrando dinheiro para investir em seus projetos.

3. Possibilidade de almoçar em casa com a família

Uma possibilidade que deve ser considerada é a de parar de fazer as suas refeições na rua. Você pode dispensar alimentação em restaurantes, praças de alimentação e almoçar ou jantar em casa.

Isso permite que você invista em dietas ou em uma alimentação mais saudável. Além disso, comer em casa é o melhor meio de evitar alergias e intolerâncias a algum tipo de alimento ou adotar uma filosofia alimentar, como o veganismo.

Assim, você desafoga o seu orçamento, contribui com a sua saúde e o convívio em família, bem como relaxa preparando sua própria refeição.

4. Possibilidade de ir caminhando ao trabalho

Caminhar até o trabalho é um ótimo meio de economizar o dinheiro com transporte, pois os gastos tornam-se nulos.

Ainda, ir caminhando ao trabalho é um bom exercício físico, que traz benefícios a sua saúde, como prevenir o diabetes, melhorar o sono, reduzir o peso do corpo ou fortalecer os músculos e ossos do corpo.

Andando até o local de trabalho, você vai ter mais disposição para enfrentar o dia e será mais produtivo.

5. Mais tempo com a família

Morar perto do trabalho é economia de tempo, o qual pode ser aproveitado para curtir mais a família, estando mais perto dela e participando de sua rotina.

Isso porque não precisa sair de casa mais cedo para não “pegar” trânsito e pode tomar café da manhã com cônjuge, levar filhos a escola ou outra atividade, ouvindo sobre sua rotina com calma.

Com mais tempo, podem ser planejados programas conjuntos, como cinema, passeios ao ar livre, jantares íntimos ou simplesmente aproveitar a companhia das pessoas que ama.

6. Redução de imprevistos

Durante seu deslocamento, muitos imprevistos podem ocorrer, como acidentes, atrasos de ônibus, chuvas, alagamentos, assaltos ou outras eventualidades. A verdade é que todo imprevisto atrapalha sua rotina e lhe faz ficar mais tempo no trânsito.

Também, essas circunstâncias inesperadas geram estresses desnecessários, fazendo-lhe perder tempo de reuniões, compromissos ou adiantamento de tarefas. Por evitar todas essas situações, morar perto do trabalho é tão vantajoso.

7. Elevação da qualidade da vida

Já pensou em poder ficar alguns minutos ou até mesmo horas a mais na cama por ter reduzido o trajeto entre a sua casa e o trabalho? Somente essa vantagem, para algumas pessoas, poderia compensar todas as outras na decisão de mudar-se.

Além disso, essas horas extras poderão ser utilizadas com lazer, mais tempo com a família, prática de esportes, leitura e estudos.

Por fim, você terá muito menos contato com o estresse, a poluição sonora e ambiental causadas pelos congestionamentos. o que vai lhe dar uma sensação de satisfação e felicidade com constância.

Quais os desafios e soluções para a mobilidade urbana?

Os principais desafios dos municípios para melhorar a mobilidade urbana e, por consequência, a qualidade de vida dos seus habitantes, está na ampliação e na qualificação dos transportes públicos e na revitalização das vias urbanas.

Ademais, os municípios devem investir em transporte alternativo. Desse modo, deve-se construir ciclovias, para quem deseja usar as bicicletas, e sinalizá-las bem.

Somente com essas condições será possível convencer as pessoas a deixarem seus carros em casa, por exemplo, para se deslocarem de forma mais sustentável.

Um planejamento mais moderno, que visa a priorizar as pessoas e seu deslocamento fluído nas cidades, é necessário na maioria dos grandes centros. Mas os impactos dessas mudanças na mobilidade urbana devem começar a ser percebidos somente em longo prazo. Por isso a importância de buscar alternativas, como a de morar perto do trabalho.

E então? Gostou da leitura deste artigo? Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco!

Comentários no Facebook

Related stories