Diga a verdade: você sabe o que é penthouse? Tendência no mercado imobiliário, esse tipo de imóvel vem se tornando cada vez mais comum, especialmente, porque boa parte dos indivíduos de classe média e alta estão apostando em imóveis de luxo.
Extremamente popular na América do Norte, mais precisamente, nos Estados Unidos, tal modalidade chegou aos poucos ao Brasil e, rapidamente, já conquistou o gosto dos moradores sofisticados e que prezam pelo conforto. Não é à toa que existem vários benefícios que podem ser aproveitados ao decidir viver em um espaço como esse. Mais privacidade, tranquilidade e silêncio são apenas alguns deles.
Como sabemos que você se encaixa nesse perfil e, provavelmente, está em busca de uma boa opção para toda a família, viemos contar para você o que é penthouse, as suas características e seus pontos positivos. Acompanhe para conferir mais!
O que é penthouse?
Para começar, vamos entender o que é penthouse e os seus diferenciais. Presente no portfólio de diversas construtoras, incorporadoras e imobiliárias, esse tipo de construção consiste em unidades construídas no último andar de um prédio. Ou seja, na própria cobertura, mas com algumas características distintas.
A sua origem data dos anos 1920, quando ocorreu um grande crescimento nas construções de prédios em cidades da Europa e dos Estados Unidos. A partir disso, os especialistas do ramo passaram a buscar soluções para que fosse possível aproveitar ao máximo os edifícios já existentes, utilizando as áreas disponíveis nos últimos andares e as transformando em verdadeiros ambientes de luxo, com muito requinte e sofisticação.
Sendo assim, a penthouse foi se popularizando e, hoje, faz parte da lista de desejo de pessoas em várias regiões do globo e que se enquadram em diferentes perfis. Vale lembrar que esses imóveis têm uma localização privilegiada, com revestimentos de alta qualidade e que os tornam únicos.
Consequentemente, o valor de uma penthouse pode ser mais elevado do que o de uma cobertura ou de qualquer outra unidade comum.
Quais as suas principais características?
Existem algumas características básicas para que um apartamento seja, de fato, considerado uma penthouse. O primeiro deles, é que a unidade precisa, obrigatoriamente, estar situada na cobertura de um edifício. Logo, é necessário que não haja vizinhos nos andares de cima e, inclusive, o local deve contar com uma bela área externa, composta por uma ampla vista para o céu.
Ainda existem vários formatos de penthouse. Por exemplo: ela pode surgir em forma de duplex, ter um mezanino ou apresentar o pé direito alto. Contudo, nenhum desses elementos é essencial para tal classificação.
Já a área externa merece atenção extra. O indicado é que esse espaço seja grande, capaz de abrigar uma piscina ou jacuzzi, além de jardim, espaço gourmet, spa e solarium — tudo isso, contando com uma visão 360º da paisagem da cidade.
Qual a diferença entre penthouse e cobertura?
Não é difícil encontrar clientes, e até profissionais do ramo, que confundem o conceito de penthouse com o de uma cobertura.
Apesar de serem ambientes bem parecidos, essas versões têm algumas características únicas e que precisam ser consideradas cuidadosamente para que o seu investimento seja certeiro. Por isso, vamos explicar.
Geralmente, a cobertura é um imóvel standard, cujo diferencial é estar situado no último andar de um edifício. Pode se tratar de uma unidade com piscina ou não, assim como uma metragem mais ampla ou compacta.
A penthouse, por sua vez, necessita de elementos extras, como foi mencionado. A sua área externa tende a ser muito maior do que a das tradicionais coberturas e, em alguns casos, chega a ter uma metragem maior do que residências térreas.
As vantagens de viver em uma penthouse
São vários pontos positivos ao decidir se mudar para uma penthouse — e não estamos falando somente da comodidade que essas construções oferecem. Outras vantagens estão listadas a seguir:
- maior possibilidade de personalização;
- mais silêncio, já que está situada no topo do edifício;
- localização privilegiada; grande privacidade, por não contar com vizinhos ao redor ou no andar de cima;
- área externa privativa, sem a necessidade de usufruir das dependências comuns do condomínio;
- vista 360º.
Conta pra gente: após a leitura, você conseguiu entender o que é penthouse e os seus diferenciais? Esperamos que sim!
Caso queira continuar acompanhando outros conteúdos exclusivos como este, aproveite também para assinar a nossa newsletter e receber as notícias do mundo imobiliário e arquitetônico em primeira mão!

