Finanças

Conheças as melhores técnicas para negociar imóveis!

Compartilhe este post

Sair do aluguel e se tonar o proprietário de uma casa ou um apartamento é um desejo absolutamente legítimo para qualquer pessoa e extremamente comum para quem está em busca de um pouco mais de segurança patrimonial. Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo mostrando quais são as melhores técnicas para negociar imóveis!

Ao aprendê-las e dominá-las, você não apenas conseguirá obter melhores preços, como também ganhar poder de barganha e, de quebra, poderá adquirir uma unidade com as características, localização, metragem, diferenciais e acabamentos que sempre desejou. Quer aprender como fazer isso? Então, continue a sua leitura.

Qual é a importância de negociar imóveis?

Para começar o conteúdo, não podemos deixar de falar sobre a importância de negociar imóveis. Afinal, isso é algo que já faz parte do mercado imobiliário, tendo em vista que sua precificação envolve tanto fatores técnicos quanto alguns componentes subjetivos, que podem ser compreendidos de maneira distinta pelos envolvidos na transação.

Além disso, são muitos parâmetros que devem ser levados em consideração, como o próprio momento da economia e o seu prognóstico para os próximos meses. Também é um jeito de identificar oportunidades, argumentar na busca de soluções criativas e de alcançar seus objetivos, sempre mantendo o respeito ao outro e uma postura acertada a todo o momento.

Quais os benefícios disso?

Acima, falamos um pouco sobre a importância de negociar imóveis. No entanto, se você ainda não está convencido de que esse é o melhor caminho para se tornar o dono da propriedade dos seus sonhos, vamos explicar melhor alguns dos muitos benefícios que isso pode proporcionar. Confira, a seguir, três dos principais.

Melhores preços

Um dos grandes benefícios de negociar imóveis é que isso pode proporcionar melhores preços. A arte da negociação se baseia justamente nisso: chegar a um denominador comum e interessante, tanto para o comprador quanto para o vendedor. No mercado imobiliário, isso é absolutamente comum, sobretudo quando o bom-senso é respeitado.

Mais alternativas

Quando você tem a capacidade de negociar imóveis, você ganha mais alternativas. Na prática, isso quer dizer que o seu dinheiro vale mais, abrindo a prerrogativa de adquirir uma propriedade maior, com acabamentos mais refinados ou até mesmo de escolher um bairro para morar, mesmo que ele esteja entre os mais valorizados da cidade.

Maior segurança

Negociar imóveis também é algo que pode proporcionar mais segurança, principalmente se a negociação for conduzida por profissionais de uma boa imobiliária. Ao longo do processo, você terá mais informações sobre o proprietário e poderá compreender suas motivações, desconfiando se os valores em questão não forem pertinentes à realidade do mercado.

Como negociar um imóvel nesse momento? 

Já se convenceu de que negociar imóveis é realmente uma boa ideia? Então, chegou a hora de partirmos para a parte prática. Logo abaixo, ofereceremos algumas dicas úteis para que você possa ter sucesso em suas negociações e assegurar que fará o melhor investimento possível. Acompanhe.

Conheça melhor a região da propriedade

Um dos primeiros passos que você precisa tomar para ter mais sucesso ao negociar imóveis consiste em conhecer melhor a região na qual a propriedade está situada. Isso não é relevante apenas pelo fato de a localização ser um dos fatores mais importantes de precificação do mercado imobiliário, mas também para ter argumentos no seu posicionamento.

Por isso, vá além das ações tradicionais de simplesmente pesquisar preços de aluguel ou de compra. Tente compreender quais são os problemas mais recorrentes, as demandas dos moradores e quais são os pontos que precisam de melhorias. Às vezes, um tipo de estabelecimento comercial recém-aberto pode mudar o perfil do local.

Veja há quanto tempo o imóvel está à venda

Outra dica muito utilizada por quem atua no mercado imobiliário é descobrir há quanto tempo o imóvel está há venda e, se possível, até mesmo o porquê. A falta de liquidez da propriedade pode trazer informações importantes e interferir positivamente na sua negociação e no preço, tendo em vista que o proprietário pode estar precisando muito do dinheiro.

Se a sua ideia for comprar um imóvel na planta, a coisa não muda de figura. A construtora precisa capitalizar seu empreendimento e, como empresa, não tem interesse em manter unidades paradas, tendo que arcar com sua manutenção. Isso pode significar excelentes descontos, prazos maiores de pagamento e outras boas condições.

Não mostre falta de capacidade financeira

Um erro muito recorrente por quem não tem experiência em negociar imóveis consiste em demonstrar falta de capacidade financeira, como forma de conseguir um desconto ou em uma tentativa de compadecer o coração do atual proprietário. Além de não ser uma estratégia das mais honestas, o efeito pode acabar sendo o oposto.

Quem vende quer ter a garantia de que vai receber o acordado, sem riscos de calotes ou problemas no futuro. Dessa maneira, é mais provável que ele aceite um valor menor de alguém que tenha boa renda e um perfil saudável de endividamento. O mesmo vale na negociação com construtoras, bancos e demais instituições de crédito.

Mantenha uma boa relação com o proprietário

Essa dica serve como uma espécie de continuação da anterior, uma vez que o poder de decisão é sempre do atual proprietário do imóvel. Na prática, se ele assim desejar, pode negar a compra para uma pessoa e fechar a transação com outra, simplesmente porque quis assim. Por isso, a manutenção de uma boa relação é imprescindível.

Seja cordial, mantenha a educação e evite atrasos em eventuais encontros. Caso deseje tecer alguma crítica ao imóvel, faça sempre com respeito, especialmente no que possa estar relacionado com preferências ou gostos pessoais. Se achar algo em comum, como a paixão por um esporte ou animais de estimação, não deixe de usar isso a seu favor.

Saiba quando é a hora de parar de “chorar”

A arte de negociar imóveis também precisa ter um fim, eventualmente. Por isso, você não deve abrir mão do máximo de bom-senso, para saber quando é a hora de parar de “chorar”. Se a precificação da propriedade estiver adequada e você não encontrar motivos razoáveis para ter maiores descontos, não vale a pena deixar de ser razoável, não é mesmo?

Pressionar o vendedor a aceitar sua contraproposta ou, pior ainda, ser grosseiro e inconveniente, por exemplo, são atitudes que devem estar fora da mesa. Ninguém tem obrigação de efetivar a transação e você está livre para procurar outras opções. Por vezes, simplesmente não era para ser e isso pode até abrir um novo leque de possibilidades.

Quais as principais técnicas de negociação? 

Agora, vamos partir para dicas práticas para negociar imóveis. Como você já deve saber, os profissionais do ramo, notadamente os corretores, utilizam algumas técnicas de negociação, como forma de fazer com que seus argumentos sejam mais bem compreendidos ou que a pessoa perceba mais rapidamente seus próprios desejos. Confira como.

Argumentação baseada em dados

A argumentação é uma das técnicas de negociação mais utilizadas em qualquer segmento. No entanto, para que a eficácia máxima seja alcançada, é preciso que ela seja baseada em dados. No mercado imobiliário de hoje, não há muito espaço para achismos, tendo em vista que as informações estão amplamente disponíveis e acessíveis, por meio da internet.

Para ser mais acertado e convincente, procure aprender tudo sobre a casa ou o apartamento, os principais detalhes da região e sobre o segmento como um todo. É bacana aprender também, pelo menos um pouco, sobre economia, arquitetura e outras áreas relacionadas. Dessa forma, você falará de igual para igual com qualquer um.

Geração de senso de urgência

É muito provável que você já tenha se deparado com inúmeras utilizações do senso de urgência em propagandas e ações de marketing por aí, mas sequer tenha percebido do que se trata. Basicamente, é uma técnica altamente eficaz, que consiste em criar estímulos que gerem, no outro, o sentimento de que perderão muito se não fecharem o negócio.

Para isso, o tempo é o elemento-chave, pois a ideia é que o instinto fale mais alto e a pessoa entenda que ela deseja a negociação. Na prática, se você é o potencial comprador, isso pode ser feito mostrando que existem outras opções ou que você está pensando em alugar uma outra unidade. Obviamente, sempre mantendo a ética e total respeito.

Utilização de gatilhos mentais

Os gatilhos mentais também são uma técnica de negociação muito utilizada no mercado, inclusive no setor imobiliário. Porém, vale lembrar que ela demanda um pouco mais de conhecimento, pelo menos para que seja totalmente efetiva. Você não precisará manipular ou hipnotizar ninguém, mas sim dar ao vendedor o que ele deseja, sem ele sequer perceber.

O negociador de qualidade compreende a psicologia humana e antecipa o comportamento do seu interlocutor. Um gatilho mental social bastante usado é o da reciprocidade: você pode ceder em alguns pontos, como a forma ou o prazo de pagamento, esperando em troca outra concessão, como um desconto ou algum eletrodoméstico que você quer incluir na venda. 

Como calcular o valor do imóvel por região? 

Para terminar o nosso conteúdo sobre como negociar imóveis, não poderíamos deixar de falar sobre um item básico de todo esse processo: a precificação. Saber como calcular o valor de uma propriedade e o que analisar antes da compra de um apartamento ou uma casa é fundamental, trazendo embasamento para todos os passos seguintes. Veja como fazer isso.

Observe o valor do metro quadrado na região

O passo mais básico para calcular o valor do imóvel por região é analisar quanto estão cobrando pelo metro quadrado por ali. Essa é uma regra bastante conhecida do mercado imobiliário, usada também pelos profissionais que precisam determinar quanto o vendedor pode cobrar pela sua unidade, bem como quanto o interessado deve pagar de forma justa.

É uma maneira de evitar discrepâncias muito grandes e de trazer maior homogeneidade para o segmento. Nos dias de hoje, as informações estão amplamente disponíveis e são atualizadas em tempo real. Para isso, você pode comprar publicações especializadas ou usar a internet, visitando portais do ramo, sites especializados e blogs de profissionais ou de boas imobiliárias.

Analise as taxas e a estrutura da propriedade

As pessoas estão em busca de mais qualidade de vida e a sua intenção, ao mudar de imóvel, deve ser a mesma, não é verdade? Por isso, analisar as taxas e a estrutura da propriedade pode ajudar muito nesse sentido, além de fornecer grandes informações para que você possa negociar imóveis com sucesso, garantindo uma transação vantajosa de verdade.

Verifique itens básicos, como o projeto de iluminação, sistema elétrico e parte hidráulica. Veja se os serviços básicos são bem atendidos, como internet e telefonia. Se a unidade estiver dentro de um condomínio, avalie a mensalidade, bem como a presença de controle de entrada na portaria, espaços de lazer, aparatos de segurança, vagas na garagem e assim por diante.

Veja como andam os valores de imóveis semelhantes

Por fim, a última dica que vamos dar para que você ganhe mais capacidade em negociar imóveis é a de ver como andam os valores cobrados por unidades semelhantes à que você deseja adquirir. Mais do que observar apenas o metro quadrado, essa estimativa dá um embasamento maior para compreender quanto as pessoas realmente estão dispostas a pagar.

Para fazer isso da melhor maneira, procure perfis de propriedades similares, em termos de localização, acabamento, tamanho, padrão, projeto, vizinhança e qualidade. Ainda que essa estratégia não seja definitiva, ela permitirá que você observe o que está sendo aceito e praticado pelo mercado imobiliário da região.

Como você pôde ver, negociar imóveis não é uma tarefa simples! Existem muitos fatores envolvidos e é preciso ampliar os seus conhecimentos para que você tenha embasamento e possa conseguir as melhores oportunidades. No entanto, em linhas gerais, é sempre recomendável contar com ajuda especializada, sobretudo de uma imobiliária de confiança!

Gostou de conhecer as melhores técnicas para negociar imóveis? No final das contas, elas podem ser extremamente úteis, permitindo que você compre a propriedade que sempre desejou! Ainda ficou com alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão? Então, que tal deixar um comentário aqui no blog?

Comentários no Facebook

Related stories