Cuidados com o Imóvel

Lean Construction: entenda como ela funciona!

Compartilhe este post

Realizar uma obra sempre levanta uma grande quantidade de recursos, seja material, seja de mão de obra. É impossível não dizer que, para qualquer parte contratada (cliente ou construtora), é um grande evento. Junte a isso, toda a possibilidade de desperdício de materiais e tempo desse serviço. Porém, você já pensou que isso poderia ser diferente?

Se existisse um método capaz de fazer com que todos os processos que envolvem uma construção fossem eficientes e evitassem desperdícios desde o início? Pois bem, é isso do que se trata o Lean Construction. Quer saber mais? Então continue!

O que é Lean Construction?

Pense em um processo de construção em que o desperdício deve ser ao máximo evitado e o principal objetivo é a sustentabilidade de todos os processos, incluindo o planejamento, de forma que o resultado seja o melhor e o mais útil possível.

Sendo assim, a definição de Lean Construction é aperfeiçoar os processos e eliminar todos os desperdícios sejam eles materiais ou estruturais.

Como surgiu?

Para entender como surgiu o conceito de Lean Construction, precisamos voltar um pouco no tempo. Precisamente no final da década de 1940, fim da Segunda Guerra Mundial, quando o Fordismo ainda reinava, porém, seria brevemente substituído por outro sistema mais eficiente: o Toyotismo. 

Como todos sabem, a fábrica de automóveis do Japão, desenvolveu um modelo de produção em que sua base estava em evitar desperdícios e que a matéria-prima fosse utilizada de forma mais consciente. Pois bem, a base do Lean Construction está nesse modelo, mas levaria algumas décadas para o seu surgimento. 

40 anos depois, em 1990, surgia a Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta. Termo que apareceu pela primeira vez no livro “A máquina que mudou o mundo” — James P. Womack, Daniel Roos e Daniel T. Jones. A partir daí a ideia de reduzir processos começava a ser utilizado em outros setores da indústria. Dois anos depois, com Lauri Koskela, surgia no Brasil uma mentalidade enxuta para a construção civil.

Quais as vantagens dessa metodologia para a construção civil?

É difícil falar das vantagens da Lean Construction sem fazer comparações com o modelo de construção tradicional. Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que no modelo clássico cada uma das etapas é vista de forma subdividida, onde cada uma delas possuem várias ações até chegarem ao resultado.

Não há uma visão sobre se realizar determinada atividade gerará ou não valor para a obra. Algo que é completamente diferente no Lean Construction em que as ações são vistas de acordo com o quanto elas podem contribuir para o resultado.

Por exemplo, a produção excessiva de estruturas como paredes e janelas pode acarretar mais saídas de materiais, porém, movimentações desnecessárias. Situações que não agregam valor e que no Lean Construction seriam eliminadas.

Neste artigo, vimos o que é Lean Construction e como ele se diferencia da construção tradicional. Diferente dos processos comuns, o objetivo do Lean Construction é evitar qualquer tipo de desperdício, fazendo com que as ações sejam as mais focadas e eficientes, trazendo muitos benefícios e reduzindo custos.

Quer continuar conhecendo mais sobre o mundo da construção? Então, curta a nossa página no Facebook!

Comentários no Facebook

Related stories