Dicas de Aluguel

Como funciona a locação de imóveis com cartão de crédito? Entenda aqui

Compartilhe este post

Se tem um ponto que podemos afirmar que é burocrático, sem sombra de dúvidas é o aluguel imobiliário. Encontrar um fiador, geralmente é uma tarefa complicada que pode tornar o processo mais lento ou até impedir a sua conclusão.

Felizmente, existe uma alternativa para facilitar a vida de inquilinos e proprietários: a locação com cartão de crédito. A solução é rápida, econômica e segura. Que tal entender melhor? Confira, a seguir, como funciona essa garantia, as suas vantagens e como aproveitá-la.

Compreenda o que é garantia locatícia

Antes de permitir que alguém alugue uma propriedade, a imobiliária realiza uma análise da pessoa interessada. O objetivo é compreender se ela está apta a cumprir os compromissos estabelecidos no contrato de locação.

No entanto, essa análise e cruzamento de informações não garante que o pagamento dos aluguéis será realizado adequadamente. Para reduzir esse risco, a Lei do Inquilinato permite a exigência de uma garantia locatícia que pode ser acionada em caso de inadimplência.

Veja quais são as garantias mais utilizadas:

  • fiador;
  • depósito ou caução;
  • seguro fiança.

A grande desvantagem do depósito e o seguro fiança é que essas garantias exigem que o inquilino realize um investimento significativo em dinheiro. Para evitarmos esse tipo de situação, a fiança é a alternativa de garantia mais utilizada.

Apesar de não ter custos financeiros diretos, a busca por um fiador com todas as características exigidas pela imobiliária costuma ser muito burocrática e demorada.

É necessário encontrar uma pessoa, seja ela familiar ou até mesmo um amigo, que aceite passar pela análise de crédito e se responsabilizar pelo pagamento do aluguel, caso os repasses não sejam realizados pelo inquilino. De qualquer modo ser um fiador exige uma confiança grande no inquilino que estará locando o imóvel, confiança essa que coloca em jogo as finanças do suposto fiador. Não por acaso, contratos de aluguel com fiadores estão caindo em desuso.

Os tipos mais comuns de garantia locatícia

Agora que você já compreendeu melhor o que é uma garantia locatícia, vamos elencar alguns dos tipos mais comuns no mercado brasileiro dos dias de hoje.

De acordo com a legislação vigente, o proprietário de um imóvel para aluguel tem o direito de exigir uma garantia e você pode negociar a mais adequada para você. Veja abaixo quais são as opções.

Fiador

Durante muito tempo, o uso de um fiador foi a garantia locatícia mais praticada no Brasil, embora esse cenário tenha começado a mudar nos últimos anos. Nessa modalidade, é preciso envolver uma terceira pessoa (física ou jurídica) no contrato, que se responsabiliza por assumir o pagamento do aluguel e eventuais dívidas em caso de inadimplência.

Não é preciso dizer que não é nada simples conseguir alguém disposto a arcar com valores que podem, dependendo do caso, ser alguns bons de milhares de Reais. Além disso, há a dificuldade em comprovar capacidade financeira para isso, uma vez que, em linhas gerais, a renda mensal líquida superior a três vezes a locação e é preciso ter um imóvel próprio quitado.

Seguro fiança

O seguro fiança é outro tipo de garantia locatícia bastante tradicional no Brasil e costumava ser utilizada quando o inquilino não conseguia arrumar um fiador, o que não é nada raro. Trata-se de um serviço no qual é contratada uma seguradora, da mesma forma que pode ser feito com um carro. O que muda é que, nesse caso, o beneficiário é o locador.

Para se chegar ao valor, o aluguel é usado como base, sendo correspondente a dois ou mais meses de locação. No entanto, costuma ser possível dividir o pagamento em prestações. O mais comum é que seja renovado todos os anos e, quando isso não ocorre, pode haver rescisão. É permitido contratar coberturas adicionais, como pintura, reformas, etc.

Cessão fiduciária

A cessão fiduciária é uma garantia locatícia que não é tão conhecida do público em geral, até porque nem todo mundo tem o hábito de investir. Nessa modalidade, quem assegura o pagamento dos compromissos é um fundo de investimento, que deve contar em contrato, com o capital comprovado pelo locatário por meio de extratos.

A grande vantagem é que é viável ter rendimentos ao longo do acordo de locação, caso não seja preciso sacar alguma quantia por conta de inadimplência. Por outro lado, por não ser tão comum, muitos proprietários não aceitam essa opção para locar, o que faz com que a garantia locatícia por cartão de crédito seja uma alternativa muito mais prática.

Título de capitalização

Como o próprio nome já diz, nessa modalidade, o locatário tem que comprar um título de capitalização ao assinar o acordo de aluguel. Embora o ativo fique em seu nome, ele é vinculado à negociação, sendo utilizado apenas se houver algum tipo de inadimplência. Caso contrário, é possível resgatá-lo quando o contrato se encerrar. 

A sua grande vantagem é que não há muitas complexidades ou burocracias. Ou seja, não é preciso que o inquilino comprove renda ou capacidade de pagamento. Além disso, ele participa de sorteios mensais. Outro benefício é que as instituições que oferecem esses tipos de títulos costumam disponibilizar assessoria jurídica, o que é ótimo em casos de despejo.

Saiba como funciona a garantia locatícia por cartão de crédito

A locação por cartão de crédito é uma inovação do mercado imobiliário criada em resposta as dificuldades encontradas em outras garantias locatícias. Por meio dela, o limite do cartão de crédito do inquilino é avaliado para assegurar o pagamento do aluguel em caso de inadimplência e a sua capacidade financeira para arcar o compromisso.

Caso o pagamento não seja realizado corretamente, a empresa entra em contato com o inquilino para negociar os débitos por meio de parcelas acrescidas de juros no cartão.

O processo é realizado online e a resposta é informada em poucos minutos — muito diferente do que acontece em outras análises cadastrais. A garantia também funciona como comprovação de renda, e elimina a necessidade de entrega de documentos para comprovar a informação.

Veja quais são as principais vantagens da locação com cartão de crédito

Como já foi dito, realizar a garantia de locação traz benefícios para todos os envolvidos no processo. A seguir, confira quais são os principais deles.

Custo-benefício

A locação com cartão de crédito tem um excelente custo-benefício. Afinal de contas, com ela não existe a necessidade de aplicar dinheiro ou encontrar um fiador para conseguir alugar o imóvel.

Apesar deste serviço não ser gratuito, ele garante a redução de custos com a administração de papéis, deslocamentos, autenticações, entre outros processos burocráticos, que poderiam levar mais tempo para ser resolvidos, desta forma sendo solucionados, com maior rapidez e precisão, também necessários em outras garantias locatícias.

Agilidade

Como você sabe, encontrar um fiador que atende todas as exigências da imobiliária pode levar tempo. Por ser o processo desburocratizado e online, a locação de imóveis com cartão de crédito é muito ágil.

Em poucos minutos a análise do cadastro é realizada e, em caso de aprovação, a pessoa se torna apta a realizar o aluguel. Todo o processo não dura mais que 15 minutos. Essa rapidez é vantajosa para inquilinos, proprietários e para as imobiliárias.

Segurança

O cartão de crédito garante o recebimento do aluguel em caso de inadimplência, acrescido dos devidos encargos. Essa segurança é muito positiva para a imobiliária e o proprietário do imóvel.

Os inquilinos também ficam mais seguros. Se pararmos para avaliar, a facilidade que temos usar ao cartão de crédito, evita que o aluguel seja realizado diretamente com o proprietário — prática que envolve muitos riscos.

Entenda o passo a passo dessa prática

Agora que você já sabe como funciona a garantia locatícia por meio do cartão de crédito e conhece os seus benefícios, confira passo a passo como o processo é realizado.

Apresentação de documentos e cadastro dos dados

Após a escolha do imóvel, o interessado apresenta os documentos pessoais, o número do cartão e a última fatura do cartão de crédito paga. É necessário que o limite de crédito seja de pelo menos 4 vezes o valor da propriedade. Para alugar um único imóvel, é possível adicionar até 4 cartões de titulares diferentes.

Análise das informações

Os dados são inseridos na plataforma da CredPago e o sistema realiza a análise em aproximadamente 1 minuto. Se o cadastro for aprovado, o interessado recebe um e-mail com os termos para a contratação do serviço.

No caso de reprovação, novos documentos e informações podem ser solicitadas para a realização de uma nova análise.

Aceitação dos termos e pagamento das taxas

Depois de o cadastro ser aprovado, o futuro inquilino precisa ler e aceitar os termos enviados pela plataforma para continuar com o processo. Após essa etapa, ele deve decidir de que forma quer realizar o pagamento da taxa, que custa de 8 a 10% do valor do aluguel e é paga anualmente.

O custo pode ser dividido em até 12 vezes no cartão de crédito. No momento em que o pagamento for confirmado, a imobiliária será avisada e o contrato de locação pode ser assinado normalmente.

Garantia em caso de inadimplência

Se o inquilino não realizar o pagamento do aluguel, mesmo após as notificações, a CredPago realiza o pagamento dos valores devidos. Na sequência, o valor é cobrado e parcelado no cartão de crédito — com o acréscimo de juros.

Como vimos, fazer a locação com cartão de crédito é uma excelente forma de evitar dor de cabeça, economizar dinheiro e tempo. Para isso, é fundamental contar com o apoio profissional de uma imobiliária de confiança.

Se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer deixar a sua sugestão, não deixe de fazer um comentário aqui no blog!

Comentários no Facebook

Related stories