Dicas de Compra

Especulação imobiliária: o que é e como afeta o mercado? Entenda

Compartilhe este post

Você já ouviu falar em especulação imobiliária? Muito frequente no mercado de imóveis, o termo vem sendo bastante utilizado, especialmente entre os investidores que vivem em busca de boas oportunidades para aumentar os seus lucros. 

Entretanto, a verdade é que tal prática pode apresentar uma série de efeitos, influenciando, assim, o dia a dia dos moradores de uma determinada região. Por isso, o ideal é entender a fundo a respeito do assunto, descobrindo os seus artifícios e os efeitos causados na cidade. 

Dito isto, que tal aproveitar o momento e se aprofundar neste conteúdo? A seguir, contamos tudo sobre a especulação imobiliária e o que esse movimento pode causar. Não perca!

Especulação imobiliária: o que é?

Para começar, entenderemos, de fato, o que é especulação imobiliária. Em linhas gerais, o termo diz respeito a um fenômeno, que acontece quando pessoas ou empresas adquirem propriedades visando conquistar lucro a longo prazo — em vez de aproveitar esses espaços para moradia ou atividades realmente produtivas. 

Na prática, isso significa que os chamados “especuladores” investem em lotes ou imóveis não para suprir uma verdadeira necessidade de habitação, mas sim, na esperança de que o seu preço de mercado aumente com o passar do tempo e, logo, permita uma venda por valores bem mais elevados.

A especulação imobiliária, portanto, gira em torno da compra, retenção e posterior venda de imóveis para obter ganhos financeiros.

O seu funcionamento

A especulação imobiliária possui uma mecânica simples. Funciona assim: primeiramente, os especuladores compram lotes ou propriedades em áreas que, conforme as suas análises, podem se valorizar em um curto prazo.

Tais áreas, na maioria das vezes, são aquelas situadas perto de polos urbanos, com nova e boa infraestrutura, universidades, entre outros elementos que tornam o local uma potência de crescimento. 

Assim, após a compra, esses especialistas “retém” as propriedades por um período significativo — em alguns casos, por anos, até que a demanda na região comece a aumentar.

Quando, finalmente, essa mudança ocorre, os especuladores vendem esses patrimônios a preços mais bem elevados do que pagaram, lucrando de maneira considerável com a transação.

Quais as consequências da especulação imobiliária?

A princípio, pode até não parecer, mas a especulação imobiliária tem um impacto considerável nas cidades e, inclusive, na vida da população. Estamos falando tanto de consequências negativas quanto positivas, como as que listamos nos tópicos abaixo. Veja.

  • aumento de preços: um dos principais efeitos da especulação imobiliária está na elevação dos preços dos imóveis de uma determinada região. Na prática, essa mudança pode tornar a moradia mais cara e, logo, inacessível para os residentes;
  • prejuízos para a cidade: em algumas situações, e especulação imobiliária pode, sim, resultar em uma gentrificação acelerada, expulsando os moradores de baixa renda e interferindo negativamente na diversidade cultural;
  • valorização de imóveis: em contrapartida, a especulação imobiliária consegue elevar o valor de certas propriedades, beneficiando assim, aqueles que possuem imóveis no bairro e desejam fazer boas negociações;
  • desenvolvimento econômico: a especulação imobiliária também pode atrair investimento para a região, intensificando o desenvolvimento de infraestrutura, serviços e pontos comerciais;
  • risco de bolhas imobiliárias: por último, quando essa modalidade é praticada de maneira desenfreada, ela pode acabar fazendo com que os preços dos imóveis subam de maneira insustentável, seguindo quedas repentinas e, desse modo, causando uma certa instabilidade econômica.

E então, após essa leitura completa, você conseguiu entender “especulação imobiliária o que é”? Esperamos que sim!

Se gostou e deseja continuar acompanhando outros conteúdos como este, aproveite para seguir a nossa página no Facebook e acompanhar dicas e notícias em primeira mão.

Comentários no Facebook

Related stories