A pintura renova o ambiente e pode ser uma ótima alternativa para dar outro aspecto aos cômodos. Ao decidir pintar sua casa, você deve tomar certos cuidados para evitar bagunça e conseguir um belo resultado.
Mesmo que seja contratado um profissional, é importante conhecer os segredos das boas pinturas. Isso porque conseguir um bom resultado com a pintura não é tarefa fácil. Conhecendo as técnicas corretas, você vai se surpreender com seu imóvel.
Para ajudar você, apresentamos 4 dicas de pintura de parede a seguir. Fique conosco e veja como pode ser simples mudar o visual de sua casa!
1. Ficar atento à previsão do tempo
O primeiro “segredo” de pinturas bem feitas de imóveis é a atenção em relação à previsão do tempo antes de começar o trabalho. Quando o clima está muito úmido, por exemplo, evite pintar, pois a secagem da tinta fica prejudicada nessa condição.
Por outro lado, dias muito quentes também não são ideias, principalmente se a umidade do ar estiver abaixo de 10%. Em tempo seco, a tinta não espalha e a parede pode ficar manchada. Tome muito cuidado!
2. Cobrir rodapés, maçanetas e pisos
O correto é começar a pintura do centro da parede para o chão. Por isso, é importante cobrir todos os rodapés com uma fita crepe grossa para que eles não sujem ou adquiram manchados. O piso também precisa ser coberto, com jornal, lona ou papelão. Assim, caso ocorra acidentes e a tinta caia, não vai estragar o piso.
Se decidir pintar as portas, lembre-se de proteger as maçanetas. Envolva as maçanetas em papel alumínio e coloque fita crepe na parte acoplada na porta.
3. Pensar na cor correta para o local
A cor correta varia conforme o gosto pessoal. Você pode utilizar as cores para delimitar espaços em um mesmo cômodo. Isso acontece, por exemplo, em escritórios construídos em dormitórios, onde se pode pintar a parede em que fica a mesa de trabalho.
Além disso, a cor deve harmonizar com os móveis e outros objetos. Dessa forma, você vai manter a casa elegante. Use sua criatividade, lembrando que cores claras aumentam o ambiente visualmente, enquanto cores pastéis trazem suavidade à casa. Já cores escuras encurtam o espaço e devem ser usadas com moderação.
4. Escolher produtos de qualidade
Escolher produtos de qualidade é a melhor forma de garantir que a pintura fique perfeita. Por essa razão, procure marcas de referência no mercado, principalmente quando são indicadas por profissionais. Além disso, faça uma lista de materiais necessários, como esta:
- lixa para parede;
- tinta;
- bandeja de pintura;
- pincel ou trincha de 2 polegadas;
- rolo de lã de pelo baixo;
- mexedor de tinta ou objeto no formato de régua;
- espátula;
- massa corrida.
Materiais de qualidade podem custar caro. Mas pense que sua casa é um investimento e a pintura é o ponto principal da decoração.
Tome cuidado para que o serviço de pintura não se torne caótico e deixe seu imóvel bagunçado. Para evitar problemas, siga nossas dicas de pintura de parede e veja as recomendações sobre cores e materiais necessários. Deixe sua criatividade fluir e faça sua decoração brilhar!
Esse post ajudou? Então, assine nossa newsletter e receba novidades sobre imóveis e decoração.