A compra de um imóvel é um procedimento complexo que requer uma base de conhecimento de mercado. Afinal, a negociação desse bem envolve a proposição de uma oferta competitiva e que tenha a capacidade de atrair o interesse de compradores.
Também é importante considerar que há uma grande possibilidade de existir mais de um interessado em comprar um imóvel. Portanto, é necessário saber negociar para conseguir adquiri-lo. Nesse sentido, nada melhor do que trazer argumentos fortes, que sejam capazes de aumentar o valor desse bem e torná-lo mais atraente para os interessados.
Pensando nisso, este artigo vai abordar algumas dicas de como fazer uma boa negociação e apresentar uma oferta competitiva em uma compra de imóvel. Acompanhe a leitura!
Tenha conhecimento sobre os imóveis que estão disponíveis
Antes de tudo, é necessário conhecer as características e os detalhes sobre os imóveis que são anunciados. Afinal, somente assim se torna possível fazer uma proposta justa e atraente para o cliente.
Portanto, verifique a estrutura interna do imóvel, quando ele foi construído, a situação da documentação etc. Esse cuidado é importante para realizar um negócio vantajoso e evitar prejuízos.
Além disso, o profissional vai saber encontrar os melhores imóveis que se encaixam nos desejos e nas preferências dos clientes, ou seja, ele vai focar nas propriedades que condizem com aquilo que o consumidor realmente precisa no momento.
Traga argumentos baseados em dados reais
Outra boa técnica é argumentar sobre o imóvel levando em consideração os melhores dados possíveis do mercado, de forma que seja um discurso convincente. Para isso, é importante buscar boas referências, que sejam capazes de embasar o que é dito.
Um exemplo bastante comum é a realização de pesquisas para identificar o índice de satisfação de clientes com a empresa imobiliária, em vez de apenas apresentar os serviços oferecidos.
Estude o público do imóvel
O público do imóvel é um elemento importante para conseguir negociar o contrato. Busque informações sobre o perfil de pessoas para o qual o bem é destinado, e quais são suas características e preferências. A partir daí, será possível identificar argumentos importantes para reforçar ao corretor imobiliário ou dono do imóvel que você é a pessoa certa para adquirir o bem.
Desse modo, o negociador terá mais condições de fazer uma oferta que esteja de acordo com os parâmetros adotados pelo mercado, além de proporcionar um atendimento mais personalizado e baseado no sucesso do negócio.
Segure a empolgação
Ao se deparar com o imóvel ideal, você pode demonstrar interesse e a satisfação em adquiri-lo. No entanto, tenha cautela e segure a empolgação. No calor do momento, você pode acabar aceitando pagar mais do que ele vale, de fato, simplesmente pela existência de vários outros interessados. Além disso, você corre o risco de negligenciar etapas importantes como a vistoria e a análise das estruturas da propriedade como um todo. Portanto, faça o planejamento de todas as etapas com bastante cautela.
Como você pôde perceber, fazer uma oferta competitiva é a melhor forma de se manter na disputa para adquirir o imóvel desejado. Isso demonstra que é importante negociar com a outra parte e sempre argumentar em caso de dúvidas para saber como se encontra a situação da negociação.
Nesse sentido, um agente local imobiliário pode ser a solução no momento da transação. Esse profissional detém o conhecimento necessário sobre o mercado de forma a efetuar um bom negócio, além de aportar mais segurança e transparência.
Tem interesse em adquirir um imóvel, mas ainda tem dúvidas sobre esse procedimento? Nós podemos ajudar você. Entre em contato com a Rino Imóveis!

