Decoração

Como criar uma horta vertical no meu apartamento?

Compartilhe este post

Ter plantinhas em casa não é mais um privilégio só para quem tem quintal. Com algumas dicas criativas, soluções modernas e até novas tecnologias você pode construir uma hortinha na sua casa mesmo com pouco espaço.

Cultivar alimentos em regiões urbanizadas também era algo muito complexo que hoje se tornou comum, quase uma necessidade para quem quer manter agrotóxicos longe do prato.

Independentemente da motivação, ter plantas naturais em casa promove bem-estar e aumenta a qualidade de vida. Confira as dicas:

Criatividade

Mesmo espaços pequenos podem abrigar uma grande variedade de cultivos. Aproveite piso, paredes, parapeitos, varandas, grades de proteção ou ganchos no teto. Definido o local, veja quais tamanhos e tipos de recipientes são mais adequados ao seu espaço.

Mantenha sua horta organizada

Cada planta tem características e necessidades específicas que devem ser respeitadas. Comece com poucas espécies e vá diversificando aos poucos.
Agrupe as plantas com necessidades similares e mantenha todos os cuidados como: iluminação; irrigação, adubação e colheita.

Utilize a internet a seu favor e baixe aplicativos com informações e dicas interessantes, como por exemplo o Pinterest

Escolha o que irá cultivar

As espécies de plantas mais comuns para apartamentos são: alecrim; alface romana; cebolinha; coentro; erva cidreira; hortelã; manjericão; morangos; orégano; pimentas; pimentão; rúcula; salsa; sálvia; tomate-cereja; tomilho.

Lembrando que é necessário pesquisar e descobrir para quais delas o ambiente que você tem a oferecer é mais amigável.

Evitando as pragas

Para que sua horta cresça saudável e bonita, é necessário manter o controle sobre pragas e doenças. Para isso existem algumas opções seguras: diversidade de espécies; inseticidas e pesticidas naturais; limpeza e manutenção em dia; podas regulares e sombrite ou tela de proteção.

O objetivo da horta em apartamento é o mesmo de qualquer outra horta: oferecer temperos e alimentos prontos para consumo. Por isso, fique sempre atento à escolha dos substratos e tenha cuidado com seus vasos para que não fiquem expostos a insetos, venenos ou outros elementos que possam trazer danos à saúde.

Percebeu como é vantajoso ter uma hortinha no apartamento? Com um pouco de paciência, atenção e muito amor, suas plantinhas vão crescer saudáveis e felizes.

Comentários no Facebook

Related stories