As cores têm uma grande influência para tornar uma casa mais agradável e acolhedora. E isso tem reflexo direto no humor e bem-estar de quem nela vive ou frequenta.
Mais do que uma questão de gosto, escolher a combinação de cores para casa envolve técnica e algum conhecimento para acertar na composição de cada cômodo e tornar os ambientes mais confortáveis.
Confira algumas dicas para acertar nessa estratégia!
Por que a escolha de cores é importante?
Não é novidade que a combinação correta de cores influencia não só na estética de um ambiente, como reflete diretamente no humor e no bem-estar dos moradores.
As cores podem acalmar e relaxar as pessoas, ou deixá-las mais agitadas. Elas também mudam a percepção quanto ao ambiente. Cores claras como o amarelo ou o azul, por exemplo, dão a sensação de que os cômodos são mais amplos. Já o verde, que remete à natureza, transmite uma sensação de calma.
Assim, a paleta de cores deve ser determinada de forma específica para cada ambiente e pela intenção do morador com aquele cômodo.
As cores favorecem o ambiente?
Como comentamos, cada cor tem uma determinada influência nos ambientes e nas pessoas que o frequentam. É preciso pensar neste impacto ao definir a combinação de cada espaço da casa.
Assim, o uso do ambiente deve ser levado em consideração no momento da escolha. O laranja, por exemplo, é estimulante físico e mental e pode ser considerado ao se preparar um ambiente de estudos ou home office.
Já o azul promove o relaxamento, sendo uma boa opção em ambientes de repouso, como os dormitórios. A cor roxa ou violeta, por passar uma sensação de paz e tranquilidade, pode ser aplicado em ambientes voltados para o relaxamento e descanso.
Como combinar as cores
As combinações acima são apenas alguns exemplos de como se pode pensar as cores de acordo com a utilização de cada ambiente. A combinação de cores para a casa envolve um conhecimento mais apurado sobre o que representa cada uma delas.
Uma das bases para esta combinação é o círculo cromático, um disco onde são distribuídas 12 cores, sendo elas: 3 cores primárias (azul, amarelo e vermelho) das quais se originam as demais (3 cores secundárias e 6 terciárias).
A combinação correta pode considerar cores de um mesmo grupo ou fusões entre eles, considerando sua posição no círculo cromático. Cores análogas, por exemplo, são as que se encontram próximos. Já as complementares, se distanciam na paleta, encontrando-se em posições opostas.
O conhecimento do círculo cromático, aliado à prática da decoração e à criatividade são importantes para definir as melhores combinações e ambientar na forma mais adequada os cômodos de sua casa.
Estes são alguns cuidados que você deve ter no que se refere à combinação de cores para casa. Ao se atentar às dicas, é possível tornar os ambientes mais acolhedores e agradáveis. Se preferir, peça orientações de um profissional de decoração e garanta, assim, os melhores resultados.
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo! Em busca de mais dicas sobre o merco imobiliário e decoração? Então assine nossa newsletter que sempre teremos conteúdos inéditos para você!