Dicas de Compra

Conheça os prós e contras de morar em um apartamento no térreo

Compartilhe este post

Na hora de encontrar um novo lar, algumas pessoas questionam se, de fato, vale a pena morar em um apartamento no térreo. Afinal, como o próprio nome já diz, esse tipo de imóvel está localizado no solo ou próximo a ele e, logo, significa que o morador não terá vizinhos abaixo. 

Em contrapartida, por se tratar da primeira unidade do empreendimento, é comum que esses condôminos estejam mais próximos das áreas de convivência, sendo o caso dos salões de festa, jardins, piscinas ou qualquer outro espaço com maior fluxo de pessoas. Diante disso, e antes de “bater o martelo” nessa alternativa, é interessante se aprofundar nas características desses imóveis para, de fato, entender se a solução se encaixa em seu perfil. 

Assim, viemos até aqui te explicar tudo sobre o apartamento no térreo, destacando os seus prós e contras. Acompanhe a leitura e tire as suas dúvidas em poucos minutos. Vamos lá?

Os prós de morar em um apartamento no térreo

Para começar, te contamos quais são as vantagens de optar por viver em um apartamento no térreo. E já adiantamos: os pontos positivos são diversos. Anote!

Boa acessibilidade 

Sem dúvida, o grande benefício de morar em um apartamento no terreno diz respeito à acessibilidade. Isso porque, na maioria das vezes, essas unidades descartam a necessidade do morador subir escadas ou pegar elevadores — um detalhe superimportante para idosos, famílias com bebês ou usuários com mobilidade reduzida. 

Preço atrativo

Normalmente, o apartamento no térreo apresenta um valor de mercado mais acessível, principalmente em comparação às coberturas. Isso ocorre porque as unidades em andares elevados são as mais procuradas e, logo, são mais caras.

Área externa

Alguns modelos de apartamentos no térreo, como os gardens, apresentam um espaço externo exclusivo, contando com jardins ou pequenos terraços. Certamente, esse diferencial permite que os moradores criem um local de socialização e descanso muito mais agradável, personalizado e pronto para receber os convidados com privacidade.

Os contras de morar em um apartamento no térreo

Assim como acontece em todos os tipos de imóveis, o apartamento no térreo também possui os seus pontos negativos, como mostramos nos próximos tópicos.

Vista prejudicada

Como falamos, o apartamento no térreo está no nível do solo e, consequentemente, a visão dos moradores pode ser prejudicada por cercas, muros ou, simplesmente, outros edifícios no entorno.

Por essa razão, os usuários que não abrem mão de uma visão panorâmica do bairro costumam optar por unidades em andares mais elevados.

Mais movimento

Não há como negar: o térreo é o andar mais movimentado de um prédio, já que a circulação das pessoas é constante. Como resultado, quem vive nesse local tende a ser afetado com mais barulho, especialmente durante o dia, já que os usuários podem entrar e sair do empreendimento em qualquer horário. Em alguns modelos, a proximidade com as vias públicas também pode interferir significativamente nesse cenário.

Problemas de segurança

Como estão mais perto da rua, os apartamentos no térreo são considerados menos seguros, causando insegurança entre os moradores. Entretanto, esse problema pode ser contornado facilmente, basta que o indivíduo invista na instalação de alarmes e grades próprios para essa finalidade. Fora isso, os condomínios com portaria, cercas e muros ajudam a intensificar a proteção.

Por último, a escolha do apartamento térreo pode ser a melhor opção conforme as necessidades e preferências de cada pessoa. Não são raros os casos em que tais unidades são as preferidas dos moradores com mobilidade limitada, orçamento reduzido ou que, até mesmo, estejam em busca de uma compra mais econômica. O ideal é considerar todos esses fatores antes de tomar a sua decisão. Combinado?

Esperamos que você tenha gostado da leitura e entendido, de uma vez por todas, os prós e os contras do apartamento no térreo. Se gostou, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude os seus contatos a se atualizarem a respeito do assunto!

Comentários no Facebook

Related stories