Decoração

Apartamento funcional: o que é e quais as vantagens?

Compartilhe este post

A busca por imóveis que se adequem às nossas necessidades e, ao mesmo tempo, sejam compactos não precisa ser um processo complexo. Nesse sentido, o apartamento funcional é uma boa alternativa para quem está procurando um imóvel com essas qualidades e não quer gastar com longas reformas.

Mas do que se trata? Para ajudá-lo a entender melhor o que é e quais são os benefícios do apartamento funcional, separamos tudo o que você precisa saber. Continue!

O que é um apartamento funcional?

Podemos resumir a definição de apartamento funcional como um imóvel que funciona apesar das circunstâncias e dos moradores. Basicamente, é um espaço que dá certo independentemente dos gostos ou necessidades dos inquilinos. Ou seja, é um ambiente personalizável.

Quais são os benefícios de um apartamento funcional?

Para quem procura mais praticidade, sem abrir mão do conforto, essa é uma ótima alternativa. Mas não apenas por isso, existem outros benefícios de investir em um apartamento funcional, como:

  • economia: geralmente, imóveis funcionais são mais compactos, o que proporciona menos gastos. Limpeza, manutenção e até as contas principais tendem a ser mais baratas do que em um apartamento convencional;
  • personalização: um dos principais pilares desse tipo de apartamento é a personalização. É um imóvel que permite que você imprima o seu estilo não só na decoração (cores e objetos), mas também na escolha dos móveis;
  • sustentabilidade: outra qualidade é que por serem geralmente menores, eles tendem a consumir menos energia, assim como outros recursos, como água.

Como deixar seu apartamento mais funcional?

Agora que você entendeu o que é e quais são as vantagens desse tipo de apartamento, vamos mostrar como é possível deixar o seu imóvel mais funcional. Confira!

Invista em móveis modulados

A ideia do funcional é unir a capacidade de personalização à função. Nesse sentido, nada mais de acordo com essas características do que móveis modulados. Eles são peças já prontas, bastante flexíveis e que são feitas em módulos, permitindo o encaixe em qualquer lugar, sem perder sua funcionalidade.

Escolha eletrodomésticos funcionais

A ideia aqui é escolher eletrodomésticos que não apenas têm uma função principal, mas que podem realizar outras tarefas, como uma geladeira com freezer embutido ou mesmo uma cama baú que serve não só para deitar, mas para guardar objetos, roupas etc.

Fique atento à iluminação

Por fim, cuide da iluminação. Quanto mais luz, melhor será a percepção sobre o espaço. Escolha uma decoração em que prevaleça a entrada dela e evite bloqueá-la com móveis grandes ou posicionados em lugares errados. Ainda, instale de forma estratégica a iluminação artificial, para potencializar a claridade do ambiente.

Deu para perceber como o apartamento funcional é uma escolha interessante para quem está buscando mais praticidade e personalização, não é? Além de proporcionar mais economia, a escolha de funcionalizar o seu imóvel pode ser uma ótima oportunidade de tornar o seu espaço o mais próximo daquilo que você quer sem precisar fazer grandes transformações. 

Gostou de saber o que é um apartamento funcional e como é possível converter o seu imóvel em um? Então, continue aprendendo a transformar o seu espaço: descubra o conceito de apartamento de conceito aberto!

Comentários no Facebook

Related stories