Na hora de fazer uma aquisição no mercado imobiliário, dada a valorização do segmento e os preços que as propriedades podem ter, é preciso analisar muito bem os perfis dos imóveis antes de tomar uma decisão. Pensando nisso, preparamos este post falando sobre o apartamento de cobertura e quais são as vantagens e desvantagens de investir nele.
Afinal, esse tipo de unidade vem sendo muito procurado atualmente, uma vez que oferece características bem interessantes, sobretudo para quem está em busca de mais qualidade de vida e deseja um local de alto padrão para viver com a família.
Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!
Afinal, o que é um apartamento de cobertura?
Um apartamento de cobertura nada mais é do que uma unidade residencial que faz parte de um edifício e está localizado no último andar da estrutura. Na maioria dos casos, ele é edificado com um alto padrão construtivo e pode contar com dois ou três pavimentos, sendo chamados de duplex ou triplex, respectivamente.
Por conta da metragem maior e das características, tende também a ser mais caro do que os outros, inclusive no que diz respeito às taxas condominiais e aos tributos, como o IPTU.
No entanto, para a maioria das pessoas, o seu grande diferencial está nos espaços de lazer privativos ao ar livre, como terraço, piscina, churrasqueira e assim por diante.
Quais são as vantagens de um apartamento de cobertura?
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o que é um apartamento de cobertura, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios de viver em uma unidade desse tipo, que oferece grandes benefícios para os moradores e visitantes. Veja abaixo por que tais propriedades, via de regra, valem o investimento.
Maior privacidade
Uma das vantagens de um apartamento de cobertura é que ela confere maior privacidade. Esse é um diferencial muito importante nos dias de hoje, visto que boa parte das pessoas quer ter mais tranquilidade e um espaço próprio para se livrar do estresse da rotina. Logicamente, fazer isso em um imóvel pequeno pode ser bem mais difícil.
Nas coberturas, você estará um pouco mais longe do barulho, tanto dos carros na rua quanto dos outros moradores, visto que não terá vizinhos acima e, possivelmente, ao lado.
Além disso, se você gosta de receber pessoas e dar festas, o som não será inconveniente aos outros condôminos, e você não precisará ter medo de eventuais multas.
Potencial de valorização
Não dá para negar que uma das vantagens de um apartamento de cobertura é o seu excelente potencial de valorização.
Quem compra um imóvel desse tipo tem quase uma garantia de que sempre haverá interessados e, ainda que você não tenha tal intenção, é muito bom saber que poderá, caso seja preciso, vender a unidade por um valor consideravelmente superior.
Isso ocorre porque o imóvel conta com características altamente desejáveis, como metragem maior, plantas diferenciadas, áreas privativas, iluminação privilegiada, boa ventilação, a já citada privacidade e assim por diante. Dessa maneira, as pessoas sempre estarão interessadas em viver ali e em fazer propostas consideráveis.
Mais áreas privativas
Uma das maiores vantagens de um apartamento de cobertura é que o imóvel conta com uma maior área privativa quando comparado com as outras unidades do prédio.
Quando você gosta de ser um anfitrião para receber os amigos ou tem uma família grande com filhos, o espaço passar a ser um fator relevante e imprescindível. Nesse contexto, o seu investimento será certeiro ao apostar nesse tipo de propriedade, com ambientes maiores e que proporcionam mais conforto aos moradores.
Imagine como será proveitoso fazer um churrasco para os visitantes, tomar banho de piscina com as crianças, ter um local para animais de estimação — e tudo isso, com uma vista linda e indevassável.
Quais são as desvantagens de um apartamento de cobertura?
É bem provável que, depois de conferir todas essas vantagens, você esteja considerando comprar um apartamento de cobertura e contar com todos esses diferenciais, não é mesmo?
No entanto, embora seja um investimento interessante, é preciso saber que existem algumas desvantagens. Confira abaixo algumas delas.
Preços mais elevados
Não tem jeito: uma das grandes desvantagens de um apartamento de cobertura é que os preços são mais altos quando comparados com as outras unidades do prédio. Afinal, não dá para cobrar o mesmo por um local com tantas características positivas e uma metragem mais extensa.
Cabe a você verificar se os benefícios valem a pena ou não para o seu perfil — lembrando que o potencial de valorização é quase garantido e o imóvel pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para a sua família. Além disso, nada impede que você tenha olhos atentos e encontre boas oportunidades no mercado.
Exposição ao tempo
Uma reclamação bastante comum de muitos moradores de unidades de cobertura é que o lugar acaba ficando muito exposto ao tempo. Dependendo das condições climáticas e das características da cidade em que você mora ou pretende morar, isso pode ser um grande problema, sobretudo se o projeto não for dos melhores.
Por se situar no topo do prédio, o calor pode ser mais intenso, o vento é mais forte e, no inverno, o frio pode ser desagradável. Chuvas torrenciais poderão causar alagamentos e dar sérios prejuízos. Porém, existem diversos recursos arquitetônicos que podem ser empregados no sentido de amenizar essa questão.
Baixa pressão da água
Por fim, não dá para falar das desvantagens de um apartamento de cobertura sem mencionar que, recorrentemente, tais unidades contam com baixa pressão de água. Se você é um profundo apreciador de um banho quente e uma ducha intensa, é possível que se decepcione com uma eventual pouca força do chuveiro.
No entanto, isso pode ser revertido com modelos com pressurizador, por exemplo. Também vale ressaltar que imóveis no último andar enfrentam problemas de infiltração mais facilmente, especialmente por conta dos encharcamentos no telhado, que ainda ficam sob responsabilidade dos proprietários da unidade.
Agora, você já sabe as vantagens e desvantagens de comprar seu apartamento de cobertura. Analise seu perfil, veja seu orçamento e leve tudo em consideração para saber se vale a pena fazer esse investimento.
Está pronto para comprar o seu apartamento de cobertura, ou ainda tem dúvidas? Aproveite a visita e confira nosso post sobre apartamentos térreos!

