Dicas de Compra

Vai alugar apartamento mobiliado? Saiba o que observar!

Compartilhe este post

Na hora de alugar um apartamento mobiliado a atenção deve ser a mesma de locar um imóvel vazio. Exceto que, no primeiro caso, existem características bastante específicas que fazem dessa alternativa uma boa opção para certos objetivos, ao mesmo tempo, em que exigem mais cuidado. 

Afinal, como muitos dos móveis não pertencem ao locador, a atenção com a conservação é fundamental. Por isso, para explicar como funciona o aluguel nesse tipo de apartamento, fizemos este guia completo sobre tudo o que você precisa saber. Continue!

1. O que é um apartamento mobiliado?

Como já indica o nome, o apartamento mobiliado é um tipo de imóvel que já vem com móveis, dessa forma, o locador não precisa colocar investir nesse aspecto. Em termos de contrato, não há muita diferença em relação à locação tradicional. Exceto que há cláusulas, principalmente, associadas à responsabilidade do que cada parte do contrato tem em relação ao apartamento. 

Por exemplo, é comum que no contrato esteja especificado que o dono do imóvel deve ser responsável pelas reparações antes da locação. Assim que ele é alugado, esse encargo vai para o locador, principalmente no que se trata manter a decoração, os eletrodomésticos e a mobília bem-conservada. 

2. Quando optar por um apartamento mobiliado?

Não existe um perfil específico de inquilino, como dissemos na introdução, isso depende mais de qual é o seu objetivo. Claro que pessoas que têm crianças pequenas ou animais devem ter um cuidado maior ao escolher esse tipo de imóvel, já que há mais chances de danos à mobília. 

Entretanto, o que se pode destacar é que ele é indicado para aqueles que querem mais praticidade na hora escolher seu apartamento e não querem pensar muito sobre o que colocar em cada cômodo. Assim como para pessoas que não têm a intenção de fazer um uso prolongado do imóvel ou até estão planejando morar junto e querem economizar.

3. Vale a pena alugar um?

O apartamento mobiliado é realmente uma opção bastante atrativa para aqueles que querem mais comodidade, mas assim como qualquer imóvel, ele tem vantagens e desvantagens que devem ser observadas para uma melhor escolha. Aqui, vamos saber quais são. Continue!

Quais são as vantagens?

Veja a seguir os benefícios que esse imóvel oferece para seus moradores. 

Está pronto

É inevitável dizer que há nesse tipo de imóvel uma burocracia bem menor para morar. Afinal, não é preciso se preocupar em colocar os seus móveis, nada de caminhão de mudança, espera para instalação dos itens, entre outras situações que são tão comuns da rotina de quem está se mudando para um apartamento. 

Menos custo

Outro ponto interessante é que justamente por não precisar investir em móveis para preencher os cômodos, o inquilino não precisa fazer gastos com compras de mobília. Sabemos como esse tipo de custo é bem alto e pode comprometer o orçamento. Mesmo que o aluguel desse tipo de apartamento seja mais alto, se comparado ao custo de comprar móveis, essa alternativa ainda é a melhor. 

Flexibilidade 

Imagine a cena: você acabou de alugar um apartamento mobiliado, está há três meses no local, mas surgiu um imprevisto e precisa se mudar. Pois é, em uma situação tradicional, com um imóvel seu, você precisaria cuidar de todos os procedimentos que envolvem retirar seus bens.

No caso de um apartamento já mobiliado, você tem um volume de itens bem menor e pode se mudar rapidamente para outro, trazendo mais flexibilidade. 

Tamanho ideal

Um dos grandes problemas de levar os seus móveis para um apartamento é perceber que não há espaço suficiente. Notar que o tamanho, por exemplo, do seu guarda-roupa não cabe no quarto. Isso é um prejuízo grande, já que será obrigado a comprar outro com o tamanho ideal. 

Uma das principais vantagens de um apartamento mobiliado é justamente que essa preocupação não existe. A mobília escolhida já é específica para caber no espaço do apartamento, valorizando o tamanho dos cômodos. 

Quais as desvantagens?

Bem, como tudo não é perfeito, o apartamento mobiliado tem algumas desvantagens que podem pesar na sua escolha. Vamos conhecer as principais.

Valor do aluguel

É impossível deixar de falar desse item, porque há realmente um custo maior ao alugar esse tipo de apartamento. O que acontece é que, por causa dos imóveis, não é incomum a cobrança de uma taxa específica embutida no valor do aluguel

Condição dos móveis

Isso não é um padrão, mas é uma situação que pode acontecer. Você aluga um imóvel mobiliado e os móveis não estão em boas condições. Se há locações constantes, é provável que a mobília esteja desgastada tanto pelo uso quanto pelo tempo. O maior problema é que as chances de esses itens estragarem quando você estiver usando são grandes.

Responsabilidade

Uma das principais exigências dos contratos de imóveis é que o apartamento seja devolvido nas mesmas condições em que foi locado. Convenhamos que quando se trata de um mobiliado, isso pode ser bem complicado. 

Ao longo do tempo, é possível que ocorra acidentes, deterioração e até seja necessário efetuar um conserto. Portanto, essa responsabilidade é do inquilino e, dependendo da gravidade, é até necessário ressarcir o proprietário. 

A decoração

Para alguns, a decoração não é algo tão importante, às vezes, ter cores neutras já é agradável o suficiente. No entanto, para outros, o fato de não poder trocar os móveis ou revestir com as cores desejadas pode ser bastante incômodo. 

Realmente, escolher esse tipo de imóvel impede de ter mais autonomia quando o assunto é decorar. As opções são bem limitadas e a mobília escolhida pode não ser nem um pouco do gosto do morador. 

4. O que observar ao procurar um apartamento mobiliado?

Você já encontrou o seu apartamento mobiliado ideal, tem uma boa estrutura, está em uma boa localização e tem um preço bastante acessível. Em situações normais, ou seja, em um imóvel não mobiliado, isso já seria o suficiente para escolher. Porém, nesse caso particular, ainda existem alguns itens que precisam ser conferidos antes de decidir. O conselho é fazer uma visita para observar os seguintes pontos: 

  • procure por reparos e também observe em que estado os móveis estão;
  • olhe o apartamento na totalidade, faça uma vistoria bem completa de todos os cômodos para alugar o imóvel com segurança;
  • na hora de fechar o contrato, analise bem as cláusulas e, se for possível, peça mais tempo para avaliar bem o que está escrito;
  • antes de se mudar, fotografe os móveis.

5. Quais cuidados tomar na hora de assinar o contrato?

Se você já está certo da sua escolha, ainda existem alguns cuidados importantes. Aqui, neste tópico, separamos o que é preciso avaliar. 

Visite o imóvel 

Essa é uma dica para antes de assinar o contrato de aluguel. É importante que você faça uma visita ao local pelo menos umas duas vezes. Isso porque apenas uma visita não é o suficiente para avaliar todos os detalhes do apartamento, além de impedir que você aja por impulso e já assine o contrato. 

Esse é um bom momento para analisar se tudo o que há no imóvel é realmente útil para você e se locar um apartamento mobiliado será realmente uma economia em termos de compra de mobília. Essa também é uma boa oportunidade para analisar se os itens não estão muito danificados. 

Atenção ao documento de vistoria

Outra parte importante dessa escolha é o documento de vistoria. Ele, de maneira geral, é um item fundamental para qualquer contrato de locação. É nele que está a confirmação de que ambas as partes do aluguel estão de acordo com as condições em que o imóvel foi entregue, inclusive, tudo o que tiver relação com a mobília presente. 

Geralmente, ela não é feita pelo futuro morador e sim por um profissional que terá condições de analisar com precisão o estado de todos os móveis e também da estrutura do apartamento. Claro que se o locador quiser e tiver condições, ele pode fazer isso por conta própria. 

Se for esse o caso, procure avaliar bem todos os objetos presentes — no caso dos eletrodomésticos não esqueça de testá-los. Isso é importante para que, futuramente, você não seja obrigado a pagar por defeitos que não são da sua responsabilidade. 

Tire fotos do local

Já falamos sobre isso nos tópicos anteriores, porém, é importante ressaltar que se deve registrar o estado dos móveis antes de morar no local. Essas informações precisam estar junto à vistoria, em um relatório que apresentará qual é a condição atual do apartamento. Tanto o locador quanto o locatário devem assinar esse documento, pois ele servirá de referência para quando forem entregues as chaves no fim do tempo de aluguel. 

Negocie reparos

Antes de entregar o imóvel para o locador, o proprietário tem obrigação de fazer todos os consertos e reparos que estejam relacionados à capacidade de habitação do local. Problemas nas instalações, estruturas, móveis defeituosos, tudo deve estar bem ajustado para que, quando o morador chegar, não haja problemas, como vazamento, fiações etc. 

Entretanto, às vezes, por mais esforço que o proprietário faça, certas coisas passam despercebidas. Não é incomum alguma instalação não estar 100%, ou mesmo, um móvel ser tão desgastado que é impossível não quebrar. 

Nesse caso, o morador pode conversar com o proprietário a respeito de uma solução. Entrar em um acordo para que as despesas do conserto sejam divididas entre os dois. Ou mesmo, pode sugerir pagar por esse reparo e em troca o valor ser abatido do aluguel do mês. 

Tenha cuidado no dia a dia

Por mais que o imóvel seja o lugar onde moramos, ele é um espaço emprestado. Ele não é exatamente um local do qual somos donos, portanto há limites do que podemos fazer. Quando se trata de um apartamento mobiliado, essa questão fica ainda mais clara. Afinal, além de ter cuidado com a estrutura, é preciso estar atento aos móveis. 

O cuidado deve ser diário, eles não pertencem ao morador e é fundamental ter bom senso em seu uso. Fazer o possível para conservar, evitar fazer atividades que possam danificar a mobília e ter uma rotina de limpeza são só algumas das iniciativas para não ter problemas futuros com o proprietário. Lembre-se que, apesar de a casa não ser oficialmente sua, ainda assim, é preciso cuidá-la como se fosse. 

Atenção as modificações

Modificações como reformas ou mudanças de local de certos móveis são um pouco mais complicadas quando o apartamento não é seu. Não que não seja permitido esse tipo de alteração, mas será necessário conversar com o proprietário para que se possa chegar a um acordo, afinal ele precisa autorizar. 

Além disso, é necessário pensar bem sobre o tipo de mudança que se pretende fazer no local. Pois, no fim do tempo de locação, o proprietário pode exigir que o imóvel esteja do mesmo jeito que foi entregue no início. 

6. Como uma imobiliária pode ajudar?

Evidentemente, procurar qualquer tipo de apartamento é uma tarefa muito complicada. É a localização, o tamanho, número dos quartos e outros detalhes que fazem toda a diferença para o bem-estar, mas que são complicados de equilibrar na hora de alugar um imóvel. Você pode encontrar a região ideal, contudo, o imóvel não é nem um pouco conservado, por exemplo. 

Quando se trata de um apartamento mobiliado, a situação tende a ser ainda mais complexa, já que, além de prestar atenção nesses fatores externos, é preciso estar atento aos internos, ou seja, aos móveis. Logo, fazer esse serviço sozinho demanda não só tempo, mas também experiência. 

Nesse caso, contar com a ajuda de uma imobiliária não é só uma maneira de ter um auxílio para buscar o apartamento ideal, mas é investir em um atendimento e profissionais de qualidade. Indivíduos que têm experiência no mercado e que poderão ajudar você a encontrar o melhor por um preço justo. 

Ao longo deste texto, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre alugar um apartamento mobiliado. Desde as características desse tipo de contrato até quais são as suas vantagens e desvantagens. Lembrando que, para escolher a melhor alternativa para você, nada melhor do que contar com a ajuda especialista de uma imobiliária. 

Caso esteja procurando uma empresa parceira para essa busca, conheça os serviços da Rino Imóveis. Temos as melhores opções para você!

Comentários no Facebook

Related stories