Você já deve ter visto em revistas sobre decoração artigos baseados na opinião de um designer de interiores, não é mesmo? Contudo, muita gente confunde esse profissional com o arquiteto ou com um engenheiro, por exemplo. Será que é tudo a mesma coisa?
A resposta é não. A profissão de designer de interiores é diferente das outras profissões envolvidas na construção e reforma de imóveis. Talvez, por isso, esse mercado esteja vivendo um bom momento.
No ano de 2016, em plena crise econômica, esse setor cresceu mais de 25%. Grandes universidades já estão atentas ao aumento dessa demanda, aperfeiçoando a formação desses profissionais.
Quer entender mais? Então, leia este artigo até o final!
Um especialista em bom gosto
Sabe quando você entra em uma loja de roupas e não sabe o que comprar? O vendedor até dá dicas, mas você fica em dúvida se ele está sendo sincero ou se está apenas tentando vender algo.
Agora, imagine que em vez de peças de vestuário, você está procurando itens de construção ou decoração. Para cada peça que você pega em suas mãos, surge a dúvida: será que isso ficará bem em minha casa?
Se você já passou por isso, saiba que um designer de interiores poderia ter ajudado. Esse profissional estuda a harmonia que os elementos de decoração têm entre si, verificando as novas tendências do mercado e aliando beleza à praticidade que a sua casa deve ter.
Um profissional que torna tudo mais fácil
Decorar um imóvel é uma tarefa e tanto. Conciliar a busca por uma decoração aconchegante sem estourar o orçamento fica muito mais fácil com a orientação de um designer de interiores.
Além disso, esse especialista tem experiência com reformas e pode acompanhar a obra, verificando se tudo está ocorrendo de forma adequada. Atente-se apenas a um detalhe: a parte estrutural da obra ainda é de responsabilidade exclusiva do engenheiro, decoradores ou designers de interiores não têm atribuição legal para propor alterações estruturais em edificações.
Além das lojas de materiais de decoração, o designer de interiores também é muito importante na escolha da mobília. Escolher os móveis corretos torna a casa mais bonita e funcional. Fazer isso sem a ajuda de profissionais pode fazer com que o proprietário compre móveis que não aproveitem os espaços disponíveis, criando um problema para o futuro.
O designer ainda pode ajudá-lo com projetos de paisagismo, como jardins ou hortas.
A escolha de um profissional adequado
A forma mais fácil de escolher um designer de interiores é conhecendo o seu portfólio de trabalho. Visite o seu escritório e se possível vá a locais que ele decorou. Outra dica é conversar com os seus amigos e buscar recomendações.
Contudo, não se esqueça de que se trata do seu imóvel e que ele deve ser a representação da sua personalidade. Portanto, não se sinta intimidado com as opiniões de outras pessoas.
Como vimos neste artigo, o designer de interiores é um profissional importante no momento de decorar uma casa ou apartamento. Ademais, essa profissão não se trata de um modismo. Ela faz parte de um mercado grande. A Casa Cor, principal evento sobre design de interiores, está presente em mais de 20 cidades do país.
Agora que você aprendeu mais sobre a importância do designer de interiores, que tal compartilhar este post em suas redes sociais e ajudar as pessoas a entenderem mais sobre o tema?

