Estar em um condomínio fechado pode ser uma ótima decisão para quem procura mais segurança, oportunidades de lazer, além da praticidade. No entanto, existe uma questão que pode afetar a escolha desse tipo de imóvel: o valor do condomínio.
Como em qualquer bem, é comum que o preço seja um impedimento ou um atrativo para adquiri-lo. Pensando nisso, vamos explicar o que você precisa saber sobre essa variável. Confira!
Qual é o valor médio de um condomínio?
Quando se trata da cidade de São Paulo, com mais de 25 mil condomínios, sendo 90% residenciais, o valor médio que cada morador paga é de R$832,00 por mês.
Como é calculado o valor do condomínio?
Existem alguns fatores que influenciam diretamente no valor. Primeiro, a quantidade de imóveis do local, quanto maior, menor será a taxa cobrada. Além disso, existem algumas despesas usadas como referência para determinar essa quantia. Elas são:
- despesas ordinárias: corresponde a todos os gastos para a gestão do condomínio, como salários, limpeza, água, luz, IPTU, manutenção, entre outros;
- despesas extraordinárias: aqui, são os custos que vão além do básico para o funcionamento do condomínio. Nesse caso, incluem o fundo reserva, de obra, decoração, instalação de novos equipamentos, etc;
- área do imóvel: o valor também está relacionado ao tamanho do imóvel, é conhecido como fração ideal.
Como escolher o imóvel para alugar com um bom valor de condomínio?
Então, você está procurando por um condomínio e quer escolher a melhor opção e por um bom valor? Existem algumas coisas importantes a se considerar. Veja a seguir!
Procure uma imobiliária qualificada
É fundamental pesquisar bem a imobiliária para fazer uma escolha que esteja o mais próximo possível do que realmente busca. É ideal que a empresa tenha funcionários que estejam abertos a ouvir o que você precisa e que apresentarão opções que tem a ver. Nesse sentido, veja o que os clientes falam da empresa e busque por recomendações.
Realize uma vistoria
Antes de tomar qualquer decisão, procure visitar o condomínio de seu interesse. Você também pode contratar uma empresa para fazer esse serviço, nesse caso, ela analisará as áreas comuns e o apartamento, podendo informar com mais detalhes se o que cobram está de acordo com o que oferecem.
Entenda as limitações
Embora seja possível encontrar condomínios para todos os gostos, é preciso ter consciência que, se você quer um imóvel mais barato, terá que abrir mão de algumas coisas. Em locais mais luxuosos com diversas opções de lazer e recursos, a tendência é ser mais caro, assim como, em condomínios localizados em áreas centrais, o valor será maior.
Hoje você soube que existem diversas variáveis que influenciam o valor do condomínio. Desde as despesas básicas de manutenção, como água e luz, até mesmo, manutenções e a área do imóvel. Além disso, para quem busca um condomínio barato, é importante atentar-se à localização e que, geralmente, terá menos recursos do que um de alto padrão.
Gostou de saber sobre o valor do condomínio? Então, não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais!

