Não importa o seu tipo de imóvel: seja alugado ou comprado, o conforto é o que todo mundo procura. E quando se trata de temperatura, ela faz toda a diferença para se sentir bem no seu lar. Por isso, escolher um ar condicionado para apartamento é uma tarefa fundamental.
Neste texto, vamos te ajudar a entender melhor como esse aparelho funciona e o que você precisa considerar para escolhê-lo. Confira!
O que faz parte da infraestrutura do ar-condicionado para apartamento?
Também chamado de split, é um aparelho um pouco diferente do ar-condicionado convencional ou de janela. Ele tem um design mais elegante com uma configuração um pouco diferente — é um ar-condicionado dividido em duas partes: evaporadora e condensadora.
Ligadas por uma tubulação de cobre, a primeira parte fica na área interna do aparelho e é responsável por sugar e filtrar o ar. Já a segunda parte, a condensadora, é incumbida de trocar o calor do sistema de refrigeração para o ar externo.
Por que vale a pena instalar?
Diferentemente do ar-condicionado tradicional, o split é um aparelho bem mais prático para instalar, já que ocupa pouco espaço. Além disso, ele é uma boa alternativa, pois existe uma série de modelos no mercado e pode ser um atrativo a mais, já que muitos possuem recursos como remover o ruído, gastar menos energia elétrica sem prejudicar o desempenho, etc.
Como escolher o melhor ar-condicionado para apartamento?
Agora que você entendeu como funciona a estrutura desse tipo de ar condicionado. Separamos algumas dicas do que considerar na hora de escolher o seu. Continue!
Analise a infraestrutura do prédio
Como é um tipo de aparelho que precisa de tubulação, é importante que você cheque se a área de instalação tem infraestrutura para comportar seus componentes. Nesse sentido, checar o tamanho da bitola da tubulação será fundamental para escolher o produto de dimensões adequadas. Além disso, é preciso ter uma rede elétrica com eficiência suficiente para suportar sua carga de energia.
Escolha bem o local
Além da tubulação e energia, a instalação do ar condicionado deve ocorrer em um local que não bata sol para não prejudicar o seu desempenho. Também, a evaporadora e condensadora devem ficar próximas — isso ajuda a reduzir os custos e a interferência na montagem.
Calcule a potência
Conhecer as medidas do local de instalação será muito importante para definir a potência ideal. Cada m² representa 600 BTUs para locais sem sol e 800 BTUS para ambientes com incidência solar.
É recomendado somar os BTUS para cada pessoa no ambiente, menos uma. Assim como, para cada aparelho que libera calor como fogão, freezer, geladeira, entre outros. Por exemplo, para um ambiente de 30m² com nenhum aparelho eletrônico, mas habitado por três pessoas, o cálculo seria assim:
600 x 2 = 1200 BTUS
É preciso salientar que o primeiro habitante não entra no cálculo, por isso, só multiplicamos pelas duas pessoas extras.
Atenção a voltagem
O mais comum é encontrar aparelhos de 220v no mercado, mas existem ares-condicionados em 100v, embora não seja padrão. Em imóveis bifásicos, o eletricista pode instalar mais pontos de energia. Agora, em apartamentos monofásicos é preciso chamar a empresa de energia.
Observe o selo Procel
O selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) tem o papel de mostrar o nível de eficiência do aparelho conforme o consumo de energia. A classificação vai de A,B,C,D,E,F e G, na qual quanto mais perto do A, mais econômico e eficiente o aparelho será.
Qual é a diferença entre ar-condicionado e climatizador?
Por serem aparelhos que ajudam a refrescar o ambiente, é comum que as pessoas confundam e até comparem. Porém, o ar-condicionado e o climatizador são produtos completamente diferentes. O primeiro, é para refrigerar o ar, reduzindo a temperatura, enquanto o segundo, refresca e umidifica o local.
Como vimos, escolher um ar condicionado para apartamento é uma tarefa que exige cuidado e que vai além do preço. É importante atenção a infraestrutura do seu imóvel, a eficiência energética do aparelho e o local de instalação.
Gostou de saber mais sobre ar condicionado? Quer mais dicas para o seu imóvel? Então, assine a nossa newsletter!