Falar sobre sustentabilidade deixou de ser algo “da moda” e se tornou uma pauta extremamente importante. Afinal, estamos lidando cada vez mais com as mudanças climáticas e os seus impactos no planeta. Assim, cada indivíduo deve adotar estratégias que visem reduzir os danos causados ao meio ambiente, ajudando a construir um futuro mais seguro para todos.
Diante disso, a decoração eco-friendly também ganhou notoriedade no universo do design de interiores. Basicamente, a proposta é que a composição de um espaço tenha alguns elementos indispensáveis: bom gosto, estilo e, claro, consciência ambiental. E não se engane: diferentemente do que possa parecer, investir nessa proposta não é algo difícil e, tampouco, exige grandes investimentos.
Quer saber mais? Para te deixar por dentro do assunto, preparamos um conteúdo exclusivo, com todos os detalhes da decoração eco-friendly e como ela pode ser implementada em seu lar. É só acompanhar e anotar as dicas!
O que você precisa saber sobre a decoração eco-friendly
Em linhas gerais, a decoração eco-friendly é pautada pelo uso de processos e materiais que não afetem negativamente o planeta. Na prática, isso pode ser visto com a escolha de artigos produzidos a partir de matérias-primas biodegradáveis e renováveis, assim como, a aplicação de estratégias de produção mais inteligentes, no que diz respeito aos recursos naturais e energia.
Contudo, muito além do lado estético, esse método vem sendo altamente enriquecedor para transformar, aos poucos, os hábitos dos indivíduos, assim como as práticas voltadas para a construção. A ideia, portanto, é garantir que toda a comunidade tenha mais consciência sobre a necessidade de preservar o meio ambiente.
Razões para adotar a decoração eco-friendly
Não por menos, existem vários – bons! – motivos para que um indivíduo, profissional ou empresa adote a decoração eco-friendly. Veja os principais deles:
- será possível reutilizar materiais que, até então, não estavam sendo bem aproveitados;
- tal proposta costuma ser mais econômica do que as convencionais;
- você fará bem ao meio ambiente; a maioria dos elementos utilizados são atóxicos e, logo, não prejudicam a saúde;
- você poderá poupar os seus gastos com energia elétrica.
Dicas para adotar a decoração eco-friendly
Agora que já exploramos esse conceito e até entendemos os seus diferenciais, vem o momento de aprender como colocar a decoração eco-friendly em ação. Veja as dicas que preparamos a seguir.
Reutilize objetos e materiais
Todo e qualquer material pode ser bem reaproveitado em um décor de interiores. Nessa lista, você pode incluir desde tecidos, até estruturas de madeira, plásticos, vidros e por aí em diante. O ideal é deixar a criatividade falar mais alto e, a partir disso, dar uma vida nova aos itens que ainda podem ser utilizados.
Por exemplo: um caixote antigo pode ser transformado em uma mesinha de centro ou nicho de parede. Aquela garrafa vazia, por sua vez, pode servir como um lindo vaso. Com dedicação, tudo será possível!
Leve mais verde para dentro da casa
As plantas são essenciais em uma decoração eco-friendly. Até porque, as diferentes folhagens ajudam a deixar os espaços mais fresquinhos e agradáveis, nos ajudando a reduzir o uso do ar-condicionado.
Além disso, o uso de vasos em diferentes cômodos é uma ótima solução para adicionar um toque de verde nos ambientes, sejam eles internos ou externos. Espécies como Alecrim, Begônia, Espada-de-São-Jorge e muitas outras são recomendadas para essa finalidade.
Invista na iluminação natural
A luz do sol é sempre bem-vinda em nosso lar, especialmente se estivermos falando da decoração eco-friendly. Para tanto, a indicação é contar com janelas amplas e, sempre que possível, instalar cortinas que sejam leves e permitam a entrada de iluminação natural no local. Alguns dos materiais mais recomendados para esse fim são o voil e o linho.
Viu só? Como foi possível notar, não faltam motivos para investir na decoração eco-friendly. Mais economia, estilo e a possibilidade de contribuir com o meio ambiente são apenas alguns exemplos.
Se gostou e deseja começar a revitalizar o seu lar, aproveite o momento e leia também o nosso post sobre como cultivar plantas em casa. Você vai adorar!