Quando se está sozinho, ao escolher um imóvel, é comum ficar em dúvida entre comprar apartamento para solteiro ou casa. Ambas as opções têm vantagens e desvantagens, e fazer uma boa escolha é fundamental. A nova residência deve agradar os seus gostos e suprir as suas necessidades. Por ser um investimento alto, é preciso ser bem analisado e planejado.
Neste texto, mostramos alguns fatores que podem influenciar nessa escolha e qual é a opção ideal para você. Acompanhe!
Qual é melhor: apartamento ou casa?
Para que você tenha uma visão das vantagens de ambos, resolvemos separar por tópicos de acordo com as características principais desses imóveis. Vamos lá?
Espaço
O primeiro ponto a se observar ao escolher entre comprar apartamento ou casa é o espaço oferecido. Aqui, é comum que as casas tenham uma área maior, além de quintal e jardim.
Claro que é possível que um apartamento seja maior que uma casa, mas o custo também será proporcionalmente mais alto nesses casos. Uma casa bem espaçosa, com uma área de festa e quintal, é ideal para aquelas pessoas que gostam de organizar confraternizações e curtir um tempo com os amigos ao ar livre.
Já um apartamento sem área externa terá um custo menor e, se os moradores não fizerem questão de fazer festas ou reuniões, é a opção certa. Vale lembrar que muitos edifícios contam com salões de festas e áreas comuns para essa finalidade, o que também deve ser analisado.
Segurança
A segurança também é uma característica do imóvel que deve ser avaliada na hora de escolher entre tantas opções. Os apartamentos são conhecidos por serem mais seguros que as casas. Uma residência fica um pouco mais exposta a problemas de segurança, mas é possível reduzir os riscos adotando alguns cuidados, como a contratação de serviços e equipamentos de segurança.
Isso tudo traz um custo, então você deve se programar para esses gastos. Uma boa prática é analisar bem o bairro e a rua em que o imóvel está localizado para avaliar a movimentação de pessoas, iluminação e vigilância.
No apartamento, também é preciso ter cuidados, mas como o imóvel geralmente fica em andares mais altos e os condomínios contam com estrutura de segurança, você pode ter mais tranquilidade quando estiver na sua residência.
Privacidade
Quando está na hora de escolher entre apartamento ou casa é preciso ter em mente a privacidade dos moradores. Na primeira opção, você vai dividir o corredor com vizinhos e pode haver problemas com o barulho dos outros apartamentos.
Já na casa, você terá mais privacidade: como o terreno é só seu, você não dividirá os espaços com ninguém de fora e não se incomodará com o vizinho de cima fazendo barulho em horários inconvenientes.
Reformas
Uma das diferenças mais significativas quando se trata de casa e apartamento, é que, enquanto o primeiro oferece mais flexibilidade para realizar obras, o segundo possui mais restrições.
Quem já morou em uma casa sabe que pode realizar a obra que quiser. Principalmente, se for um imóvel próprio. Isso é muito diferente de um apartamento, além de não ser possível fazer nenhuma mudança na estrutura externa, ainda é preciso conversar com o síndico para realizar alguma reforma interna.
Praticidade
Nesse caso, o apartamento tem uma grande vantagem se comparado com a casa. Até porque, os cuidados com esse tipo de imóvel são bem mais limitados do que em uma residência.
Você só precisa limpar o ambiente interno que geralmente é até menor do que uma casa. Afinal, as áreas externas são de responsabilidade da gestão do prédio, sendo seus cuidados feitos por prestadores de serviços. Já em uma residência, você será responsável pela limpeza como um todo, incluindo as áreas externas como a calçada.
Lazer
Claro que muitos apartamentos já possuem áreas de lazer, porém, é preciso dizer que não são todos. Esse tipo de detalhe deve ser checado antes de fechar o contrato, especialmente, analisando o tamanho e quais são as possibilidades. Por exemplo, há imóveis que possuem piscina, espaço para crianças, etc.
Por outro lado, quando se trata de uma casa, o proprietário tem mais liberdade para construir a sua área de lazer. Ele pode escolher se quer ter uma piscina, um local para fazer um jardim, colocar bancos ou não e até mesmo instalar uma rede.
Também, há a vantagem de que esse espaço só será utilizado pela sua família, uma situação que não acontece quando se trata de um apartamento, como já falamos anteriormente é preciso dividir o espaço com o prédio todo.
Tamanho
Essa pode ser uma questão muito importante para aqueles que estão buscando mais espaço em seus cômodos. Claro que existem imóveis de todos os tamanhos, porém, quando se trata de apartamentos, é preciso ter em mente que quanto maior, geralmente, mais caro.
Além disso, mesmo um grande apartamento, ainda será um pouco menor que uma casa ampla. Nesse sentido, para quem busca cômodos grandes, uma residência pode ser uma boa opção, além de ser possível expandi-los se for necessário.
Custo
O custo é um fator importante em qualquer escolha de imóvel, portanto, é fundamental considerá-lo para organizar o orçamento e fazer um bom planejamento financeiro para essa hora.
Aqui, é preciso pesar os prós e contras das opções: geralmente as casas têm um custo maior do que os apartamentos, mas isso pode variar conforme o tamanho do imóvel, localização, despesas de condomínio etc.
Faça uma lista com as vantagens de cada alternativa para verificar o custo-benefício. Um erro comum é optar por um imóvel simplesmente porque ele é mais barato. Lembre-se que se ele estiver em um mau estado, você terá várias despesas com reformas e manutenção.
Desse modo, ao escolher entre comprar apartamento para solteiro ou uma casa, você deve pesar todas as vantagens e desvantagens de cada opção e avaliar bem as necessidades e seus desejos. Assim, você poderá verificar o que é necessário e o que pode ser relevado, escolhendo o imóvel ideal para todos.
Ficou mais fácil escolher o seu tipo de imóvel? Se você quer ter mais informações sobre o assunto, siga nossas redes sociais — Facebook, Instagram e LinkedIn — e acompanhe as publicações!

