Com certeza você já morou, frequentou ou visitou alguém em um condomínio, mas você sabia que existem vários tipos de condomínios e que cada um tem suas especificações? Isso mesmo, os condomínios são denominados conforme sua finalidade, construção ou origem.
Se você mora em um prédio por exemplo, esse é um condomínio horizontal, onde as unidades são divididas por paredes horizontais. Já aqueles condomínios onde as unidades são todas térreas é chamado de condomínio vertical já que as unidades são separadas verticalmente.
Bom, esses são os termos utilizados principalmente pelo mercado imobiliário e construtoras. Nos termos jurídicos os dois podem ser chamados de condomínios edilícios, por possuírem tanto partes privadas como partes comuns.
É, já deu pra perceber que existem vários tipos de condomínios, que tal conhecer um pouco mais sobre cada um? Continue conosco e aprenda!
O que é condomínio?
Vinda do latim, a palavra condomínio significa copropriedade. Ou seja, um bem que pertence a 2 ou mais pessoas com interesses em comum. Essas pessoas possuem os mesmos direitos e deveres com a propriedade sem distinção.
Dito isso, é correto afirmar que um condomínio é toda propriedade independentemente do tipo, que possuí 2 ou mais proprietários. Dessa forma dá a entender que um imóvel único que tenha mais de um dono é um condomínio. E é literalmente dessa forma!
Quais os principais tipos de condomínios?
Pela lei existem 4 tipos de condomínios, porém existem outros termos usados perante a construção ou finalidade do condomínio. Para facilitar vamos explicar cada um deles:
1. Tipos de condomínios perante a lei
Nesse tópico vamos descrever como a lei divide os condomínios.
1.Condomínio edilício
Os condomínios edilícios são aqueles que possuem áreas comuns ou privativas, esse é o tipo de condomínio mais conhecido por todos. As áreas comuns são como exemplo, corredores, elevadores, piscinas e salão de festas. Já as áreas privativas são as unidades em si, apartamento, loja ou casa.
2. Condomínio voluntário
O condomínio voluntário é formado por pessoas que em comum acordo resolvem dividir um bem, por exemplo, uma sala comercial dividida para um escritório de advocacia, um consultório médico e uma distribuidora de produtos.
3. Condomínio de lotes
Esse é o modelo de condomínio de terrenos, também conhecido como condomínio fechado. Ele acontece quando se unem vários terrenos e definem uma área comum de entrada e trânsito. Muito comum nas cidades de interior que possuem muitos sítios e fazendas.
4. Condomínio necessário
Por último mas não menos importante, esse é o tipo de condomínio formado incondicionalmente e inevitavelmente. Esse é o termo utilizado principalmente para as divisões de duas ou mais propriedades, muros, cercas, paredes e valas que dão acesso a propriedade vizinha é de responsabilidade dos dois proprietários.
2. Tipos de condomínios conforme a construção
Nesse tópico vamos abordar os tipos de condomínios conforme sua construção.
1. Condomínio vertical
Esse é o nome dado aos condomínios cuja as unidades são separadas por muros ou paredes verticais, comum nos condomínios de lotes ou fechados de casas.
2. Condomínio horizontal
Já o condomínio horizontal, se refere aos condomínios cujo as unidades são separadas horizontalmente, como acontece nos edifícios que o teto de uma unidade é o chão da unidade de cima.
3. Tipos de condomínios conforme sua finalidade
Aqui vamos abordar os tipos de condomínios conforme sua finalidade.
1. Condomínio residencial
Como o próprio nome diz, esse é o nome dado para os condomínios formados na sua totalidade por unidades residenciais, com fins de moradia.
2. Condomínio comercial
Como no anterior, o próprio nome já sugere, são os condomínios formados totalmente por unidades comerciais, com fins de comércio e indústria.
3. Condomínio misto
Já nos condomínios mistos, são permitidos tanto imóveis comerciais como imóveis residenciais. É comum nos empreendimentos mais modernos que possuem supermercados e lojas de conveniências.
Com as informações transmitidas pelo post, é possível deduzir que um único condomínio tenha mais de uma nomenclatura, por exemplo, condomínio edilício horizontal residencial ou condomínio de lotes voluntário misto. Ou seja, podemos compreender que ao buscar um imóvel, podemos procurar pelo tipo de condomínio que você deseja morar.
Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de condomínios existentes, que tal dar uma olhada nesse outro post que separamos para você: O que devemos analisar antes de comprar um imóvel?

