Você sabe o que é score? Ou melhor, já parou para pensar em como o mercado avalia a sua credibilidade e as chances de se tornar ou não inadimplente? Essas questões são cada vez mais importantes para quem pretende financiar um imóvel, pois determinam tanto se você terá seu crédito aprovado quanto as taxas de juros a serem cobradas.
Então, vale a pena entender qual score é bom para financiamento e o que você pode fazer para melhorar sua pontuação, concorda? Por isso, continue conosco e veja todas as informações sobre esse assunto, agora mesmo!
O que é e como funciona o score de crédito?
O score é uma pontuação atribuída pela Serasa Experian para indicar se uma pessoa ou empresa tem maior ou menor indicação de risco nos casos em que será concedido crédito. Os pontos vão de 0 a 1.000 e estão atrelados ao CPF ou ao CNPJ, podendo ser consultados gratuitamente no site da empresa.
Qual score é bom para financiamento imobiliário?
Por ter um banco de dados tão completo sobre o histórico das pessoas e das empresas, o Serasa Score é usado pelas instituições financeiras como base para decidir se concederá ou não o crédito para financiamento imobiliário. Ele também serve como referência para determinar as taxas de juros.
Significa, por exemplo, que se o score for mediano, talvez a instituição financeira aprove o financiamento, mas determine uma taxa de juros mais alta para se proteger do risco de inadimplência. Mas respondendo à pergunta do título de uma forma mais direta, o score é bom para financiamento quando está a partir de 700 pontos.
Quais as 6 melhores dicas para melhorar seu score e obter crédito?
Deu uma olhada no seu Score no site da Serasa e viu que ele ainda não é o ideal para pedir o financiamento de um imóvel? Calma! Existem algumas ações que ajudam você a melhorar a sua pontuação. Confira quais são as nossas 6 dicas:
- atualize seus dados cadastrais sempre que houver mudança (renda, dados de contato etc.);
- caso tenha dívidas pendentes, procure renegociar o pagamento delas e quite tudo no prazo acordado;
- pague as contas em dia, pois o atraso em contas de consumo, boletos bancários e faturas de cartão, por menor que seja, influencia o score de crédito;
- faça uma análise do seu orçamento e veja o que pode ser cortado para que as suas contas fiquem equilibradas;
- consulte seu score com frequência;
- evite fazer muitas simulações de empréstimo em um curto período, pois isso pode indicar risco de endividamento.
Como vimos, ter um score bom para financiamento é uma das maneiras de obter crédito para a compra do seu imóvel, com melhores condições de pagamento e maior aceitação das instituições financeiras. Vale lembrar que essa não é o único requisito para conseguir ser aprovado (é preciso comprovar renda compatível com o valor a ser pago, por exemplo, além de ter toda a documentação em dia). Mas certamente será mais fácil passar pelo processo de análise.
Gostou das informações? Siga nossas páginas no Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn para mais novidades!

