Você sabe o que é retrofit? Esse é um termo muito usado na construção civil para indicar a mudança de alguns aspectos na fachada de um edifício. O termo, em inglês, significa colocar o antigo em forma — ou seja, trazer conceitos mais modernos da arquitetura para um prédio que já foi construído há algum tempo.
O retrofit, contudo, vai além de uma obra estética. Realizar a mudança na fachada do prédio também engloba a adaptação de algumas instalações, além da adequação do prédio às exigências do momento a às novas tecnologias, trazendo funcionalidade para os moradores.
Quer saber mais sobre o retrofit e as suas principais vantagens? Continue a leitura e confira!
Valorização do condomínio
Um prédio com fachada antiga pode trazer a impressão de que está mal cuidado, podendo, até mesmo, afastar pessoas que pretendem morar ali.
Em contrapartida, o prédio que passa por um retrofit traz uma proposta mais moderna e também dá a impressão de que os condôminos e administradores se preocupam e estão acompanhando a manutenção do local. Isso ajuda a valorizar os imóveis do prédio.
Assim que o retrofit é iniciado, essa valorização já começa. Em médio e longo prazo, quando a obra é finalizada, o condomínio está totalmente de cara nova e os apartamentos são ainda mais valorizados.
Possível redução de custos de manutenção
A mudança nas instalações do condomínio podem, ainda, reduzir a manutenção constante que os edifícios mais antigos podem trazer aos seus moradores.
Isso porque a estrutura é modernizada com materiais melhores, podendo ficar muito tempo sem a necessidade de reparo ou troca.
Além disso, alguns problemas na estrutura podem aparecer durante a obra, o que pode antecipar uma manutenção e evitar transtornos que poderiam ser até maiores.
Melhora no bem-estar dos moradores
Tanto os visitantes como os moradores se beneficiam muito com o retrofit do prédio. Além de poderem viver em um local renovado, eles podem aproveitar também a economia da manutenção do prédio em longo prazo.
Morar e poder ter uma vista de um local moderno e bem cuidado faz toda a diferença no dia a dia, na qualidade de vida e na sensação de saber que seu imóvel foi ainda mais valorizado pela obra realizada no condomínio.
Possibilidade de trazer mais sustentabilidade ao prédio
Em alguns tipos de retrofit, é possível observar certas alterações para trazer ao edifício maior sustentabilidade, com ações amigas do meio ambiente.
Essas ações incluem modificação nas instalações elétricas e hidráulicas, que podem trazer economia de água e energia, entre outros benefícios importantes para a natureza e para os moradores.
O retrofit é uma maneira encontrada pela arquitetura, juntamente com a construção civil, de trazer modernidade para os prédios já existentes e também adaptá-los para as necessidades de seus moradores, como rampas para cadeirantes e elevadores especiais.
Um bom projeto de retrofit envolve a preservação do conceito e da estrutura pura do prédio, alterando o que for necessário para mantê-lo saudável e esteticamente modernizado.
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais e converse com eles sobre o tema!