Tanto durante a compra quanto na locação de um apartamento, existem muitos detalhes que merecem a sua atenção. Por isso, elaboramos este material fundamental sobre o tema, falando de um ponto que vai muito além de avaliar a localização do seu imóvel. Afinal de contas, você sabe como avaliar uma boa garagem de prédio?
Bem, isso é o que você descobrirá nesta leitura. Aqui, você entenderá por que é importante avaliar a garagem de prédio, como escolher uma boa vaga de garagem e quais as principais regras sobre o tema. Então, não perca tempo e acompanhe!
Por que é importante avaliar a garagem de prédio?
Para muitas pessoas, a garagem é uma parte importante da qualidade da experiência com o imóvel. Afinal de contas, esse é o ambiente de uso diário, que é indispensável para a proteção e usabilidade do seu automóvel. Além disso, vagas ruins podem prejudicar muito o seu cotidiano, tanto em tempo quanto em comodidade.
Dizemos isso pois nem todas as pessoas se sentem confortáveis estacionando em vagas difíceis, remotas ou muito apertadas. Por isso, caso você pretenda fazer uso diário desse espaço, é muito importante avaliar a garagem no momento da escolha, esteja você comprando ou alugando o imóvel em questão.
Além de considerar a usabilidade para si mesmo, também é importante avaliar funcionalidade e potencial rentabilidade. Se você tem um veículo elétrico, é importante que a vaga seja próxima a uma estação de carregamento. Já por outro lado, mesmo que você não tenha veículos para estacionar, uma vaga confortável é uma oportunidade sensacional para rentabilizar o espaço.
Como escolher uma boa vaga de garagem?
Em nossa visão, os pontos mais importantes na escolha de uma garagem são a comodidade e a funcionalidade. A comodidade se avalia observando a proximidade da vaga com o elevador, a dimensão do espaço, o posicionamento da vaga no pátio e a facilidade de manobrar o veículo até essa posição.
Já a funcionalidade é a oferta ou proximidade de recursos que podem ser importantes para o seu veículo, como uma estação de carregamento plug-in, que é fundamental para veículos híbridos e elétricos, e cada vez mais popular nos novos empreendimentos de alto padrão. Além disso, também é legal avaliar o potencial do espaço para a locação.
Quais as principais regras em relação a garagem de prédio?
Tratando-se de garagens, existem pelo menos duas regras fundamentais: a velocidade máxima e o limite de automóveis por espaço. A velocidade limite é de 30 km/h, justamente para minimizar o risco de um acidente ou outra situação problemática. Outro ponto digno de atenção é que, em alguns condomínios, não se pode colocar mais de dois veículos em uma mesma vaga.
Em muitos lugares, é perfeitamente possível estacionar a sua moto e o seu veículo no seu espaço da garagem. No entanto, existem algumas gestões que condenam a prática, e exigem a locação de um espaço adicional para que cada veículo esteja em sua respectiva vaga de garagem.
Outro detalhe importante é que nem sempre é possível escolher a vaga desejada na compra ou locação do apartamento pois, em alguns empreendimentos, o espaço da garagem já está declarado na própria matrícula do imóvel, efetivamente, ancorando o proprietário à vaga que é cadastrada como sua, sem nenhuma possibilidade de alteração.
Como pôde ver, existem muitos detalhes que podem ser determinantes para a experiência com o seu imóvel, sobretudo quando pensamos na garagem de um prédio.
Agora que você tem uma boa noção para avaliar a garagem de prédio dos seus próximos imóveis, aproveite para continuar antenado a esse tipo de tema. Para isso, basta assinar a nossa newsletter!

