Cuidados com o Imóvel

Por que é importante analisar a valorização do imóvel?

Compartilhe este post

Tratando-se de investimentos, a compra de imóveis é uma das práticas mais tradicionais no Brasil. De geração em geração, as pessoas carregam a cultura de que os imóveis valorizam e oferecem segurança patrimonial e financeira. Por isso, elaboramos este post para falar sobre a importância de acompanhar a valorização do imóvel. 

O nosso objetivo é explicar tudo o que você precisa saber para estar bem informado sobre o tema. Aqui, você entenderá o que é a valorização imobiliária, por que é importante acompanhar essa movimentação, e quais os fatores que mais influenciam na alta dos preços. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é a valorização do imóvel?

A valorização é a apreciação do preço de um imóvel. Existem muitos fatores que influenciam na valorização, tais como reformas, localização, infraestrutura, segurança e afins. Todos esses elementos, com o tempo, contribuem para a apreciação da unidade no mercado, que se torna cada vez mais desejada pelos consumidores. 

Por exemplo, imagine um terreno no centro de uma pequena cidade que foi comprado por R$20 mil em 1996. Em 2022, após a cidade se desenvolver, ganhar comércio, infraestrutura e população, o mesmo espaço está valendo R$350 mil — esse é um exemplo prático de valorização, que ocorre mesmo se considerarmos a inflação registrada entre os dois períodos.

Por que é importante acompanhar a valorização do imóvel?

A valorização nos diz muitas coisas sobre a situação de um imóvel — e isso vale para todo tipo de unidade, seja terreno urbano, propriedade rural, casa ou apartamento. De certa forma, a valorização é um fenômeno que indica como o mercado percebe e precifica a sua unidade em relação às outras opções disponíveis no mercado. 

Quanto maior o número de diferenciais positivos que o seu imóvel oferece, mais valorizado ele fica. E o contrário também é verdadeiro, pois diferenciais negativos afetam negativamente, depreciando o valor da unidade no mercado. 

Por isso, acompanhar a valorização de um imóvel que você já tem e analisar o potencial de valorização de um imóvel que você deseja são práticas fundamentais para o seu crescimento. Assim, você se certifica não apenas de escolher bons lugares para morar, mas também toma as decisões mais acertadas do ponto de vista patrimonial de médio e longo prazo. 

Quais os principais fatores de valorização de imóvel?

Da forma como percebemos, localização, infraestrutura e segurança são os principais fatores da valorização, ainda que existam outros que também sejam importantes, mas não tão preponderantes, tais como decoração, reformas, modernizações, comodidades e afins. Uma boa localização fala por si só, pois está diretamente ligada à qualidade de vida dos moradores.

Quanto mais bem localizado é o imóvel, maior a proximidade a estabelecimentos e conveniências, como universidades, escolas, hospitais, centros comerciais e por aí adiante. Já a infraestrutura são as ofertas públicas e privadas de serviços locais, principalmente de mobilidade, como a proximidade a estações de metrôs, ciclovias, parques, vias rápidas e afins.

Por último e igualmente importante, a segurança tanto do imóvel quanto da região. Bairros e imóveis seguros são mais valorizados no mercado justamente por oferecerem um maior nível de proteção e tranquilidade aos moradores. Por isso, a valorização é um fenômeno diretamente ligado ao quão desejado é um imóvel no mercado. 

Como pôde ver, existem muitos fatores que podem alavancar a valorização do seu imóvel. Além desses pontos, também valem destacar melhorias, tais como investimentos pontuais em reformas, decoração, jardinagem, paisagismo, automação residencial, instalação de painéis solares e por aí adiante. 

Agora que você entende a importância e o funcionamento da valorização do imóvel, aproveite para espalhar essas noções entre os seus colegas e familiares, compartilhando este post nas suas redes sociais!

Comentários no Facebook

Related stories