Decoração

3 dicas de como montar um lindo jardim de inverno em casa

Compartilhe este post

Existem muitas vantagens de ter uma casa com jardim, principalmente em qualidade de vida. Por isso, aproveitamos o momento para falar sobre uma nova tendência, que é capaz de garantir esse estilo arborizado, vivo e colorido, mesmo nos dias mais gelados do ano.

Mas, afinal de contas, você sabe como montar um jardim de inverno em casa? Pois é isso que descobrirá nesta leitura!

Para que não restem dúvidas sobre o tema, selecionamos as principais curiosidades do assunto. Aqui, você entenderá o que é um jardim de inverno e conhecerá as melhores dicas para elaborar esse espaço na sua casa, com conforto, estilo e praticidade. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é um jardim de inverno?

O jardim de inverno é uma adaptação desse espaço para a temporada mais fria do ano, que permite trazer o verde para dentro de casa, mas que também pode ser feito na área externa. O objetivo é criar um espaço de paisagismo, tranquilidade e aconchego, que permita um contato mais próximo e confortável com a natureza. 

Em ambientes muito abafados, que são comuns no inverno para conter o frio, as plantas podem ajudar a umidificar os espaços, oferecendo um ar mais fresco, mas sem derrubar a temperatura do ambiente. No fim das contas, esse é o tipo de espaço que contribui para o bem-estar de todos no imóvel. 

Como montar um jardim de inverno em casa?

Definir o local, escolher as plantas e aplicar uma decoração adequada: essas são as três etapas mais importantes para elaborar um jardim que seja aconchegante, funcional e compatível com o estilo da sua casa.

Abaixo, explicamos cada um desses pontos com mais detalhes. Confira!

1. Defina o melhor local

O jardim de inverno é um dos elementos mais versáteis da decoração. Ele pode ser pequeno, médio ou grande, e é a partir desse tamanho que você poderá definir o melhor espaço para receber o seu jardim — seja sob uma escada, seja em uma sala de leitura, na varanda, na antessala ou no corredor, por exemplo.

Tenha em mente que a escolha do espaço também está ligada à escolha das plantas.

2. Escolha as melhores plantas

O tamanho do jardim e a incidência de luz interferem diretamente no leque de plantas adequadas para o espaço que você está montando.

Por isso, é muito importante aprofundar a sua pesquisa nesse sentido, justamente para garantir a sustentabilidade do seu jardim ao longo do ano, escolhendo espécies compatíveis com as condições do ambiente que você está preparando.

3. Aplique uma decoração adequada

A decoração vai depender diretamente do estilo que já existe no ambiente que está recebendo o jardim. É importante optar por superfícies, materiais e elementos que sejam compatíveis não apenas com as plantas, mas com tudo que já existe no espaço, garantindo coesão e bem-estar estético. 

Para concluir, vale destacar os benefícios de ter um jardim de inverno na sua casa. Esse tipo de espaço pode melhorar (e muito!) a qualidade de vida dos moradores, pois oferece um ambiente confortável à respiração, diminui a ansiedade e reduz a propensão às alergias. 

Agora que você sabe os benefícios de ter um jardim de inverno em casa, aproveite para começar a sua montagem, conhecendo as 5 melhores plantas para cultivar em casa!

Comentários no Facebook

Related stories