Decoração

Como fazer uma boa iluminação para apartamento?

Compartilhe este post

Você tem ideia de quanto a iluminação para o apartamento influencia a beleza dos ambientes, seu conforto e até o valor que vai pagar na conta de luz no fim do mês? Quando nos mudamos para o imóvel, nem sempre esse é um detalhe ao qual damos tanta atenção. Muitas vezes, apenas deixamos da forma como encontramos.

Com o passar do tempo, ao decidir a disposição dos móveis, começamos a perceber que dá para melhorar esse aspecto, deixando os espaços mais bonitos, aconchegantes e melhorando, até mesmo, o astral da casa. Quer entender como melhorar a iluminação em seu apartamento, agora mesmo? Confira nossas dicas.

Conheça os tipos de iluminação

Antes de planejar as mudanças que pretende fazer na iluminação do apartamento, é interessante entender um pouco mais sobre como ela pode ser usada e por que as diferenças entre os tipos de iluminação interferem no projeto. Por exemplo, um lustre pendente no teto tem um efeito diverso de um spot na parede, e há razões para isso. Vamos lá?

Luzes de teto

Esse é o tipo de instalação mais comum, presente na grande maioria dos ambientes em imóveis que visitamos. Você pode apostar, claro, nos lustres tradicionais. Apenas vale lembrar que aqueles muito grandes e rebuscados não ficam tão bem nos lugares menores, combinado?

Uma solução moderna de iluminação de teto são os trilhos, que dão um ar industrial. Com a instalação em apenas um local, é possível iluminar diversos pontos no espaço, o que é uma grande vantagem, além de ajudar a distribuir a luz de maneira bem uniforme, ocupando pouco espaço.

Há, ainda, luminárias e holofotes que podem ser embutidos no acabamento de gesso. Eles são opções bem interessantes para complementar a iluminação do lustre central, por exemplo.

Luzes de parede

Sabe aquele cantinho que você decorou para deixar bem charmoso, com um quadro, uma estante ou um canto de leitura, mas que acaba ficando na sombra por falta de iluminação adequada? Você pode resolver isso usando as luminárias de parede! Esse é um truque que ajuda, inclusive, a dar aquela sensação de que o ambiente é maior do que parece.

Iluminação de mesa

Muitas pessoas acreditam que as luminárias de mesa caem bem apenas nas escrivaninhas de um escritório ou quarto de estudos, mas elas estão enganadas. Na iluminação do apartamento, elas fazem uma composição charmosa, trazendo aconchego, quando usadas na sala.

Os abajures de vidro, por exemplo, ajudam a ampliar a sensação de espaço. Para escolher, portanto, você deve considerar o uso do ambiente e como as luminárias podem ser adequadas à decoração.

Entenda sobre a temperatura da cor

A escolha das lâmpadas a partir do que chamamos de temperatura da cor não é sempre fácil, pois deve aliar conforto e praticidade na decoração. Uma opção que costuma não ter erros é a luz branca quente, presente em lâmpadas de 2700K a 3000K.

Muitas pessoas preferem a luz branca, para dar um ar mais moderno aos ambientes. São as lâmpadas de 4000K, por exemplo. No entanto, é preciso atenção, pois elas podem trazer uma sensação de local de trabalho ou até de ambiente hospitalar. Depende da decoração e das cores nos móveis e nas paredes, claro.

Use a iluminação natural

Lembra-se de que falamos que a escolha da iluminação para o apartamento pode impactar a economia na conta de energia? Espaços com bom aproveitamento de luz natural demandam que você utilize menos as lâmpadas. Então, vale a pena pensar nisso na hora de fazer o projeto de decoração.

Além disso, a luz do dia traz aconchego e beneficia até a saúde. Sendo assim, é bom escolher cortinas que não impeçam completamente a entrada dos raios solares (a não ser, é claro, na hora de dormir).

Uma boa iluminação para apartamento deve considerar decoração dos ambientes, assim como a funcionalidade deles. A cozinha e o home office, por exemplo, devem ter ótima luminosidade. Já a sala e os quartos precisam trazer sensação de conforto.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Comentários no Facebook

Related stories