Você gostaria de aprender como fazer uma decoração barata? Acredite: esse é o desejo de muita gente, mas o orçamento acaba se tornando um fator desestimulante, especialmente para quem não reside em um imóvel próprio. Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo ensinando como decorar casa alugada gastando pouco.
O lado bom da história é que, por meio de algumas mudanças pontuais e aquisições estratégicas, é perfeitamente possível mudar os cômodos, trazer personalidade aos ambientes e deixar o local em melhor sintonia com suas preferências, demandas, anseios e necessidades. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue sua leitura!
Afinal, é possível decorar casa alugada?
Muitas pessoas têm dúvidas quanto à possibilidade de decorar uma casa alugada, mas o fato é que podemos fazer tudo o que estiver em comum acordo com o proprietário. No entanto, não é permitido fazer nenhuma mudança estrutural ou obras que alterem a composição da propriedade sem que isso seja expressamente autorizado por escrito.
Mesmo assim, isso não quer dizer que o inquilino não possa personalizar o lugar, mesmo vivendo lá por aluguel. É possível fazer isso de diversas maneiras, sobretudo aquelas que podem ser reversíveis ao final do contrato, como pinturas, ou usando objetos que podem ser retirados depois, como mobílias e artigos de decoração.
Como decorar a casa alugada sem gastar muito?
Agora que você já sabe que é possível decorar casa alugada, é bem provável que esteja pensando em trazer mais personalidade para os ambientes, não é mesmo? Porém, para deixar o lugar com a sua cara e, de quebra, fazer isso gastando pouco, é fundamental seguir algumas dicas. Veja, a seguir, algumas delas!
Converse com o proprietário
Não tem jeito: o ideal é sempre falar com o proprietário antes de iniciar qualquer mudança, sobretudo as mais significativas. Isso ajuda a evitar problemas e pode abrir novas possibilidades, desde que as autorizações para as reformas sejam colocadas no papel. Caso contrário, elas não terão validade prática ou jurídica.
Negociar e chegar a um consenso é o melhor caminho, e você pode se surpreender com os resultados. Se a propriedade tem muitos ambientes fechados e você deseja apostar em um conceito amplo, é perfeitamente possível que o locador permita a alteração, pois valorizará o seu próprio patrimônio, podendo até oferecer algum desconto no aluguel.
Dê mais vida para as paredes
Das mudanças que não demandam que o inquilino avise previamente o proprietário, fazer uma pintura está entre as que mais podem trazer resultados evidentes. Além disso, não é algo que costuma custar caro. Entretanto, vale ressaltar que, ao final do período de aluguel, você precisará entregar o local com as mesmas características, inclusive nas cores.
De qualquer maneira, novas tonalidades ajudam a trazer mais personalidade para os cômodos. Colorir a sala, o seu quarto particular ou outros ambientes pode deixá-los em melhor sintonia com suas preferências e, com um pouco de criatividade, dá para não gastar muito. Inclusive, pode ser um programa divertido para fazer com seu cônjuge, filhos e amigos próximos.
Capriche na iluminação
Um bom projeto de iluminação tem a capacidade de transformar completamente um imóvel, trazendo mais estilo para os ambientes e conforto visual para os moradores. Aqui, a grande questão é que alterações no teto ou paredes, como a instalação de spots, precisam ser notificadas para o proprietário, realizadas apenas após a devida autorização.
Por outro lado, luminárias, lâmpadas mais modernas e abajures não demandam esse cuidado, podendo ser colocados conforme suas vontades e preferências. Outra opção inteligente é investir em lustres, que podem ser desinstalados ao final do contrato e levados para sua próxima casa. É possível deixar o local com seu estilo, sem gastar muito.
Compre objetos de decoração
A aquisição de objetos de decoração tem duas vantagens importantes: não demanda nenhuma notificação para o proprietário e, no final do contrato, você poderá levar todos para a sua futura casa. Além disso, arte de qualidade é sempre um bom investimento, que pode trazer lucros com o passar do tempo em uma futura venda, mesmo que esse não seja seu objetivo.
As opções são inúmeras, como quadros, esculturas e vasos. Para quem não tem muito dinheiro para gastar, a boa notícia é que alguns itens interessantes podem ser vendidos em lojas populares, que escondem peças lindas e customizáveis. Os tapetes também podem ajudar nesse sentido, como uma solução acessível para esconder pisos de baixa qualidade.
Lave azulejos e troque rejuntes
É muito comum que, na hora de decorar apartamento ou uma casa alugada, os inquilinos não se atentem quanto a alguns aspectos simples, mas que podem estar minando a beleza do local. Um detalhe importante são as sujidades que ficam aderidas em algumas superfícies e materiais, especialmente azulejos e seus rejuntes.
Por isso, tenha olhos atentos, notadamente para as chamadas “áreas molhadas”, como banheiros e cozinha. A umidade faz com que pequenas quantidades de impurezas se concentrem e promovam um aspecto pouco agradável aos olhos. Uma limpeza profunda pode resolver o problema, principalmente se feita por profissionais.
Invista em papel de parede
Como dissemos acima, uma boa pintura pode mudar completamente o visual de uma casa. Entretanto, algumas pessoas têm um grande apreço por outra alternativa para isso, que são os papéis de parede. Embora eles custem mais caro do que as tintas, também são uma maneira de decorar uma casa alugada gastando relativamente pouco.
Vale ressaltar que, mais uma vez, tudo terá que ser removido antes de entregar o imóvel ao final do contrato de aluguel, a não ser que o proprietário tenha dado a autorização por escrito para a mudança. No mercado de hoje, você consegue encontrar um bom papel de parede pagando pouco e oferecendo muito mais durabilidade do que os modelos mais antigos.
Utilize piso sobre piso
O piso é um campeão de reclamações entre inquilinos e têm uma forte influência no visual de um imóvel. Além disso, é um tipo de reforma que demanda tempo, faz sujeita e custa muito caro, principalmente para remover o material antigo. Porém, você ficará feliz em saber que, atualmente, já existem opções que podem ser colocados sem a necessidade de uma obra.
Trata-se da estratégia de piso sobre piso, no qual os novos componentes, como o de vinílico ou de madeira flutuante, são aplicados sobre os antigos. Logicamente, o processo acaba sendo bem mais rápido e o investimento é menor, cabendo no seu orçamento. Antes, verifique se isso é possível, checado a altura de batentes, portas e rodapés.
Opte por móveis soltos
Como citamos no começo do conteúdo, os móveis soltos podem ser uma ótima alternativa de decoração barata para quem deseja decorar uma casa alugada. Isso ocorre porque, além de termos muitos modelos diferentes no mercado, eles não ficarão no antigo imóvel ao final do contrato de aluguel, podendo ser levados para sua futura propriedade ou até vendidos.
Muitas vezes, o proprietário não faz um bom planejamento da mobília e coloca apenas aqueles itens mais essenciais, como camas, mesa de jantar e armário do quarto. Você pode complementar os ambientes, sobretudo com peças coringas, como um rack, uma poltrona antiga, um passador, criados-mudos, estantes e assim por diante.
Aposte em cortinas e persianas
Pode até não parecer em um primeiro momento, mas as cortinas e persianas podem fazer toda a diferença na hora de decorar uma casa alugada gastando pouco. Dependendo dos tecidos e das cores escolhidas, elas podem deixar o cômodo com a personalidade que você deseja, tornando o imóvel muito mais aconchegante para sua família.
Além disso, são itens fundamentais para reduzir ou bloquear a entrada excessiva de luz, sendo também um bom recurso de decoração. Existem diversos modelos no mercado, muitos dos quais com um valor bem interessante. Escolha entre as coloridas, lisas, estampadas, de tecidos leves ou pesados, como as de madeira ou metal.
Use quadros apoiados
Por fim, outra das dicas mais práticas e eficazes para decorar uma casa alugada gastando pouco consiste em usar quadros apoiados. Trata-se de uma forte tendência de decoração nos últimos anos, encontrada até mesmo em imóveis de alto padrão. Com isso, você pode escolher obras e imagens condizentes com as suas preferências e não às do dono do lugar.
O melhor de tudo é que o mesmo princípio pode ser aplicado para espelhos, pôsteres, nichos, porta-retratos e outros objetos que poderiam ser pendurados nas paredes, mas que agora podem ficar em cima de mesas, arcas, passadores, racks e assim por diante. Aliás, se forem suficientemente grandes, podem ir até no chão!
Já pensou em investir na decoração sustentável?
Acima, você conferiu muitas dicas incríveis para decorar uma casa alugada gastando pouco. Certamente, elas serão bastante úteis para deixar o local em melhor sintonia com suas preferências e com as demandas da sua família. No entanto, que tal ficar em sintonia com a natureza também? Observe como investir na decoração sustentável!
Reutilize alguns itens e materiais
Poucas dicas podem ser melhores para investir na decoração sustentável do que a reutilização de alguns itens e materiais. No mercado, temos muitos perfis de imóvel diferentes, mas bons artigos podem ser adaptados de acordo com o estilo, o tamanho e as preferências dos moradores. Os móveis, por exemplo, podem ser um ótimo começo.
Uma bela cadeira antiga, mesa de canto ou penteadeira de família podem ser colocadas em cômodos diferentes, trazendo mais personalidade. Se a decoração retrô não for do seu agrado, não se esqueça que tudo pode ser reformado e modernizado. Falando ainda em aproveitamento, outra dica é vasculhar os armários em busca de peças guardadas.
Priorize produtos sustentáveis
Não dá para falar em sustentabilidade na decoração sem falar em produtos sustentáveis, não é mesmo? Por isso, é um tipo de escolha que você não apenas deve fazer, como também incentivar nos seus familiares e até amigos. Nos dias de hoje, existe todo um mercado voltado para isso, com redução nos impactos ao meio ambiente em toda a cadeia produtiva.
Além disso, você pode tomar algumas atitudes, como apostar no aproveitamento de água de chuva, utilizar lâmpadas de LED que gastam menos energia, adquirir alimentos apenas com embalagens 100% recicláveis e assim por diante. Aproveite também a iluminação natural, deixando as cortinas mais abertas e privilegiando janelas de vidro.
Use um aplicativo de decoração
Você já parou para pensar na tecnologia como uma aliada da decoração barata e sustentável? Esse é um caminho sem volta, pois os próprios setores de construção civil, mercado imobiliário e design de interiores estão apostando nesse conceito, utilizando recursos modernos para minimizar seus impactos ao meio ambiente, uma vez que são ramos potencialmente poluentes.
Para você, que apenas quer decorar uma casa alugada gastando pouco, os aplicativos de decoração são uma ótima estratégia. Com eles, ao invés de quebrar paredes ou desperdiçar materiais, você pode criar seus projetos na tela, vendo o que fica bom e o que não vale à pena. Assim, você só parte para a ação e investe naquilo que sabe que vai dar certo!
O que fazer para deixar a casa aconchegante?
Para terminar o conteúdo, você já sabe como decorar, mas será que sabe deixar a casa alugada aconchegante? O fato é que não importa o tamanho ou o número de cômodos: sempre dá para deixar qualquer espaço mais confortável. O uso de peças decorativas, definitivamente, pode ajudar nesse sentido, trazendo a personalidade que você deseja para o local.
Além disso, não hesite em imprimir a digital da sua família nos ambientes, com porta-retratos com fotografias de vocês, seus livros favoritos, mobílias da família e obras de arte que falem algo aos seus corações. Um imóvel só se transforma em um lar dessa maneira, não importando se ele terá que ser devolvido ao final do contrato.
Se você chegou até aqui, já sabe como decorar qualquer imóvel gastando pouco. Agora é fazer suas escolhas, arregaçar as mangas e obter o resultado que sempre desejou!
E agora, já sabe tudo sobre decoração barata e aprendeu como decorar casa alugada gastando pouco? Quer contar com ajuda especializada para encontrar o melhor imóvel para sua família? Então, não perca mais tempo e entre em contato com a nossa empresa!