Dividir o apartamento pode ser tanto uma ótima oportunidade, como uma péssima experiência. É uma vantagem, pois dá para dividir o aluguel e, para quem tem um orçamento limitado, essa é a oportunidade para escolher imóveis em boas localidades e até com mais quartos.
Por outro lado, é nesse momento que estamos expostos às manias e defeitos de outras pessoas e, se não houver compatibilidade, isso pode prejudicar a experiência. Pensando nisso, resolvemos juntar as principais dicas para você escolher o seu colega de moradia. Confira!
Afinal, vale a pena dividir um apartamento?
Quando se pensa em morar de aluguel com um amigo ou um colega, é necessário ter algumas coisas em mente. Primeiro, você tem como vantagens o maior convívio social, já que terá alguém ali para os momentos bons e ruins da rotina.
Em relação às despesas, poderá dividi-las com o parceiro de apartamento, tanto o aluguel, como os gastos da casa, comida. Por fim, é possível partilhar a organização do local durante o dia — lavar a louça, varrer, limpar os móveis, entre outras atividades podem ser revesadas pelos moradores.
Porém, algumas das desvantagens é que terá menos privacidade. Você não terá como aproveitar o local por inteiro, muitas vezes, ficará limitado ao seu quarto. Também, se a pessoa for desorganizada será difícil não ter conflitos.
Como escolher um bom colega de quarto?
Então, você decidiu que quer dividir o apartamento? Bem, existem algumas providências que deve tomar para escolher a pessoa ideal. Aqui, separamos as principais dicas. Continue!
Analise o perfil
Verifique o perfil da pessoa buscando informações dela nas redes sociais. Veja o que os amigos dizem, quais são os locais que ela frequenta, o que pensa sobre determinados assuntos. É uma boa forma de começar a traçar um perfil.
Faça uma entrevista
Outro passo importantíssimo é se encontrar pessoalmente com a pessoa e conversar. Esse é um momento para fazer algumas perguntas relacionadas ao comportamento do colega. Veja se ele tem animais de estimação, se tem alergia, se fuma ou bebe. Trabalha ou estuda, como lida com a organização. Isso são questões importantes para evitar surpresas na hora do convívio.
Atenção aos horários
O ideal é que você procure por alguém com horários parecidos ao seu. Isso não é uma exigência, mas pode ajudar muito no convívio. As rotinas iguais para dormir e acordar facilitará até mesmo para que vocês passem mais tempo juntos.
Entre em contato com ex-colegas
Por fim, antes de fechar o acordo, veja se é possível conversar com os colegas antigos. Entre em contato por telefone ou rede social e pegue mais informações sobre o comportamento dessa pessoa. Caso note alguma resistência, fique alerta, talvez seja melhor escolher outro colega.
Ao longo deste texto, você viu algumas dicas de como escolher um colega para dividir o apartamento. Lembre-se que, apesar de ser uma ótima forma de economizar e partilhar as tarefas, ainda é preciso ter muita cautela na hora da decisão, procurando pessoas compatíveis ao máximo.
Este texto foi útil? Quer continuar acompanhando mais dos nossos conteúdos? Então, nos siga no Facebook, Instagram e veja o nosso canal!

