Dicas de Compra

Como quitar um financiamento de um imóvel? Saiba quando vale a pena

Compartilhe este post

O financiamento imobiliário é um recurso importante que torna possível o sonho da compra do imóvel próprio. No entanto, por se tratar de um bem de alto valor, a quantidade de parcelas costuma ser bem grande, fazendo com que o compromisso de pagamento perdure por anos.

A boa notícia é que é possível antecipar o fim dos pagamentos e, ainda, com descontos interessantes. Para tanto, é necessário compreender como quitar um financiamento imobiliário. É disso que falaremos neste post. Então, continue lendo e descubra o que fazer!

Como funcionam os juros de financiamento?

Os financiamentos imobiliários, geralmente, utilizam sistemas de amortização SAC (Sistema de Amortização Constante) ou PRICE.

No sistema SAC as parcelas iniciais são maiores, assim como o valor amortizado da dívida. À medida que o montante da dívida diminui os juros são aplicados sobre um valor menor o que faz com que as parcelas caiam também.

Já na PRICE, as parcelas são iguais, porém, só se percebe alguma amortização após a quitação de aproximadamente 50% das parcelas. Até lá, a maior parte do que está sendo pago são os juros.

O que acontece quando se antecipa a quitação?

O valor cedido pelo banco no financiamento sempre terá que ser pago integralmente, porém, ao longo do tempo são acrescidos juros e taxas. Quando se antecipa o pagamento das parcelas, se reduz a duração do empréstimo e, consequentemente, os juros e taxas referentes a esse período reduzido são descontados.

Quando vale a pena quitar um financiamento antecipado?

Nem sempre vale a pena se livrar de uma dívida, especialmente, se isso for deixar você sem reservas. Por menos que seja o seu saldo devedor, verifique antes se há algum tipo de investimento para essa quantia que poderá render mais do que os descontos que você receberá na quitação. Se encontrar algo mais vantajoso, a antecipação não valerá a pena.

Por outro lado, se não houver nenhum investimento mais lucrativo e você não for ficar sem reservas de emergência, obviamente, que será possível dormir melhor sabendo que se livrou da dívida, certo? Portanto, é quando vale a pena quitar o seu financiamento.

Como quitar um financiamento de imóvel?

A partir do momento que você chegou a conclusão que a quitação é de fato o melhor caminho para você, é necessário tomar algumas medidas. A primeira delas é entrar em contato com o banco e discutir as condições da quitação.

É nesse momento que você negociará os descontos que serão concedidos, por isso, é interessante que você esteja informado sobre a situação econômica do país e do mundo. Desse modo, você terá argumentos consistentes para conseguir maiores abatimentos, demonstrando, por exemplo, que um determinado investimento poderia render mais do que o desconto oferecido.

Como você viu acima, existem situações em que essa ação é extremamente vantajosa, gerando descontos que valem muito a pena e devem ser considerados.

Por isso, para ajudar você na tomada de decisão sobre a quitação do seu financiamento, separamos mais este conteúdo que explica como funciona a correção das parcelas.

Comentários no Facebook

Related stories