Decoração

Confira 8 dicas sobre como clarear ambientes fechados!

Compartilhe este post

Qualquer imóvel fica mais bonito e funcional quando os seus cômodos têm uma incidência adequada de luminosidade. Entretanto, sabemos que, de acordo com as características de cada local, isso pode ser um grande desafio. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas interessantes sobre como clarear ambientes fechados.

O lado bom dessa história é que, com algumas mudanças pontuais e estratégicas simples, você pode ter excelentes resultados, aproveitando-se de recursos nada dispendiosos para deixar a sua casa ou apartamento mais confortável para você. Continue lendo e descubra como fazer isso!

1. Priorize tonalidades mais claras

Uma das mais eficazes dicas sobre como clarear ambientes fechados é priorizar as tonalidades mais claras no local. Isso quer dizer, por exemplo, que as superfícies mais amplas, como o teto e as paredes, devem ser pintadas de cores suaves, sobretudo o branco — o mesmo princípio vale para móveis muito grandes.

Dessa maneira, qualquer luminosidade será refletida, tornando o espaço mais iluminado e agradável. Vale lembrar que, por incrível que pareça, nem todas as tintas brancas são iguais. Antes de colocar a mão na massa, veja qual tom combina melhor com o seu apartamento ou a sua casa e também é o seu favorito.

2. Compre bem as suas lâmpadas

Outra boa dica para clarear ambientes fechados é adquirindo a lâmpada correta. Embora isso possa parecer óbvio, é possível mudar completamente um espaço colocando luzes mais fortes e adequadas. Alguns dos modelos mais modernos podem ser um pouco mais caros e, por isso, vale a pena fazer um planejamento para comprá-las.

Também é muito importante lembrar de limpar os vidros das luminárias e ajeitar os spots, pois esses detalhes podem fazer com que os feixes luminosos não fluam adequadamente. Sendo assim, uma boa alternativa é o LED, que clareia bastante sem deixar a decoração poluída ou pesada.

3. Cuidado com móveis escuros

Da mesma maneira que as tonalidades claras nas paredes e no teto ajudam a aumentar a luminosidade do ambiente, móveis e outros itens mais escuros podem ter um efeito contrário. Sendo assim, você deve priorizar matizes mais suaves em qualquer item, desde que isso não vá de encontro à proposta da decoração do seu imóvel.

Se você tem uma mesa de centro muito volumosa, por exemplo, é possível que ela esteja pesando visualmente na sala de estar. A solução, portanto, é apostar em mobílias de entre tons mais abertos e que sejam mais leves.

4. Abuse de superfícies refletoras

Não é novidade para ninguém que os espelhos são um dos principais truques de decoradores e arquitetos para clarear os ambientes e aumentar a percepção de espaço. Sendo assim, você não deve hesitar em utilizar essa estratégia para fazer com que um ambiente pareça mais amplo.

O mesmo princípio vale para superfícies reflexivas ou translúcidas, como vidros e azulejos. Eles podem dar um novo ar para sua decoração e, de quebra, contribuem para uma luminosidade melhor no local. Se você estiver alugando o imóvel, será mais difícil a instalação, mas se você for o dono, algumas opções de revestimento podem clarear os cômodos.

5. Escolha a cortina certa para janelas

Cortinas são peças imprescindíveis para que os ambientes fiquem aconchegantes e com mais privacidade. Logicamente, existem modelos diferentes, que se encaixam nos mais variados perfis de imóvel e de moradores. Dependendo do modelo e do material, as cortinas podem causar um efeito bastante interessante, combinado com uma série de fatores. 

Se a área for muita diminuta, o ideal é não apostar nas versões estampadas ou muito compridas, pois elas causarão a sensação de apertar e escurecer o espaço. Nesses casos, os tecidos leves, que apenas filtrem a luz, são a melhor escolha. Já para metragens mais amplas, é possível usar, com parcimônia, persianas e tons um pouco mais escuros.  

6. Use pontos de luz nos cômodos

Os pontos de luz também podem clarear ambientes fechados e devem ser colocados estrategicamente, de acordo com o tamanho e o próprio estilo do ambiente. Como dissemos acima, as lâmpadas de LED são uma boa alternativa de iluminação, mas elas precisam estar posicionadas de uma maneira que a sua luminosidade seja expandida.

Logicamente, um bom projeto se faz necessário para isso e a instalação deve ser feita tanto na parede quanto no teto, preferencialmente com spots. As luminárias de mesa e de chão complementam o cenário com suavidade e trazem mais vida para o local. Para uma maior variação, cogite arandelas, luzes de cabeceira e assim por diante.

7. Aposte em objetos e plantas 

A decoração tem um papel muito importante para clarear ambientes fechados e, por isso mesmo, você não pode deixar de entender como os itens colocados no local influenciam na luminosidade dos espaços. As plantas, por exemplo, são uma escolha saudável, que pode oxigenar os cômodos e deixá-las com um clima mais claro e leve.

Quanto aos objetos, você deve priorizar o minimalismo e dar preferência para artigos com linhas retas e sóbrias em locais muito pequenos. Já madeiras escuras, couro e semelhantes devem ser usados com cuidado, pois podem passar a sensação de aperto do cômodo. Além disso, não é recomendável exagerar na quantidade: nesse caso, menos é mais!

8. Coloque alguns espelhos nas paredes

Não é novidade para ninguém que superfícies refletoras ajudam a passar a impressão de que um local é maior que realmente é e, de quebra, ainda ajuda na iluminação. Sendo assim, se você quer aprender como clarear ambientes fechados, os espelhos podem ser poderosos aliados, posicionados nas paredes e em pontos estratégicos.  

Quanto maior for o seu tamanho, maior será o seu poder de luminosidade, mas é claro que, via de regra, você precisa seguir o padrão e o estilo de decoração da sua propriedade. Armários, por exemplo, podem ter espelhos grandes nas portas, bem como você pode comprar um modelo com molduras e apoiá-lo no chão ou sobre a cama.

Depois de conferir essas dicas sobre como clarear ambientes fechados, você pôde perceber que é possível melhorar a iluminação por meio de algumas mudanças simples e estratégicas, sem precisar fazer grandes intervenções ou reformas.

Gostou de conhecer dicas sobre como clarear ambientes fechados? Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Então, confira nosso outro post aqui no blog e aprenda a decorar um apartamento pequeno!

Comentários no Facebook

Related stories