Assim como vários aspectos da nossa vida, o trabalho também passa por uma mudança significativa. Seja pela forma como o executamos, com diversas tecnologias nos ajudando, seja pela escolha do ambiente. Acontece que, agora, o trabalho em home office não é apenas uma ideia, é uma tendência, principalmente nas cidades.
Acrescente aí, a crise do Covid-19 que obrigou boa parte das pessoas a ficarem em casa, forçando muitas empresas a considerarem essa alternativa. Conforme a pesquisa feita pela FIA (Fundação Instituto de Administração), 46% das companhias adotaram o home office.
Pensando no crescimento dessa tendência, neste texto, vamos te ajudar a escolher um imóvel para home office. Continue!
Conheça 3 características fundamentais para escolher um imóvel para trabalho em home office!
As dicas deste tópico foram escolhidas para servir tanto quem está pensando em fazer um escritório planejado em casa, quanto os que querem algo mais simples, um espaço para poder realizar suas atividades. Confira!
1. Atenção para a quantidade de cômodos
É claro que, em um primeiro momento, é possível fazer do seu quarto um escritório. Mas devemos deixar claro que essa não é a condição ideal. O investimento em um espaço adequado é fundamental para separar o lazer do trabalho. Além disso, para algumas pessoas, ter essa diferenciação ajuda muito na produtividade.
A questão é escolher um imóvel que tenha um quarto a mais do que o número de membros da sua família. Além disso, atente para a localização do espaço, principalmente, devido à iluminação e barulho. Itens que falaremos a seguir.
2. Opte por silêncio e tranquilidade na vizinhança
A localização do imóvel, assim como a proximidade dos vizinhos, são itens importantes para tomar a decisão. Até porque estar em um ambiente tranquilo será fundamental para a concentração no seu trabalho.
Dito isso, não esqueça de pesquisar o local do imóvel, pergunte aos moradores sobre barulhos, veja se não é um local com muitos comércios, bares ou lojas. Também, procure saber sobre a incidência de obras, esses espaços costumam gerar muito tumulto, o que pode causar muito estresse para quem mora ao lado.
3. Invista em iluminação natural
A iluminação é um fator crucial para quem vai trabalhar em casa. Porém, mais do que a possibilidade de instalar lâmpadas ou investir em luminárias, é preciso estar atento à incidência de luz natural.
Essa característica traz muitas vantagens para o morador, além da possibilidade de economizar energia elétrica, a luz natural garante vitamina D e também melhorar a qualidade da ambientação, afetando até a disposição para o trabalho.
Bem, até aqui, apresentamos três fatores para a escolha de um imóvel que permita o trabalho em home office. Destacamos a importância de atenção à iluminação e a incidência de barulho, pois esses fatores afetam bastante o desempenho. Provocando estresse e diminuindo a produtividade.
Por isso, uma boa pesquisa é a melhor forma de fazer uma escolha adequada. Nós da Rino Imóveis, por exemplo, temos um sistema ideal para que nossos clientes possam fazer a pesquisa, com tipo de moradia, números de quartos e região.
Quer encontrar a casa perfeita para que você consiga desempenhar seu trabalho em home office? Conheça as nossas opções e escolha a sua nova residência!

