Você sabe qual é a responsabilidade da imobiliária? Pois bem, ela é responsável por intermediar a negociação entre o comprador e o vendedor. Além disso, ela precisa prestar todos os esclarecimentos necessários a respeito do risco e da segurança do negócio. Para isso, é preciso verificar de perto todas as questões que estão direta ou indiretamente ligadas ao imóvel.
Por exemplo, verificar se existem débitos de IPTU é fundamental para não ter problemas com o futuro comprador e evitar que o próprio imóvel “responda” pela dívida — isso em caso de uma eventual penhora do bem.
Saber quais são as responsabilidades da imobiliária é fundamental para ter segurança no processo de venda. Separamos as principais delas neste artigo. Continue a leitura e confira!
Contrato
O contrato é um documento indispensável e que precisa ser elaborado com muito cuidado, uma vez que é ele que resguarda os direitos das partes e indica quais são os deveres de cada uma delas.
Aqui, serão esclarecidas questões muito importantes, como taxas de reajustes, valores, entre outras responsabilidades. A imobiliária precisa analisar esse documento e garantir que ele cumpra a legislação vigente, apresentando todas as cláusulas consideradas obrigatórias.
Análise de crédito
A análise de crédito é muito importante para verificar se o comprador tem ou não condições financeiras de arcar com as despesas relacionadas às compra do imóvel. Nesse sentido, vale ressaltar que quem conta apenas com rendimentos e não tem uma renda formal encontrará dificuldades para comprovar seus ganhos.
O papel da imobiliária é oferecer todo o suporte necessário para que o comprador possa entregar os documentos que podem ser utilizados como garantias, a fim de ter segurança em relação ao pagamento.
Vistoria
O laudo de vistoria precisa ser elaborado antes da entrega das chaves ao comprador. Seu principal objetivo é verificar se o imóvel apresenta problemas e, inclusive, detalhar em quais condições ele será entregue ao comprador.
Essa é uma maneira de tornar a negociação mais segura e, ao mesmo tempo, valorizar o imóvel, uma vez que o comprador terá a certeza de que não está adquirindo um bem em más condições.
Negociação
A imobiliária, além de intermediar, também precisa facilitar a negociação de compra e venda. Afinal, se ela não fizer isso, não há razões para contratar uma, certo? Sendo assim, ela deverá oferecer todo o suporte necessário no que se refere à documentação e chegar a um valor que seja benéfico para ambas as partes.
Documentação
A documentação exigida na compra e venda de um imóvel costuma ser bastante burocrática. Além da escritura de compra e venda, que precisa ser lavrada em cartório, as partes também precisam providenciar outros documentos, principalmente os relacionados aos impostos.
Nesse sentido, a imobiliária precisa oferecer o suporte necessário para tornar esse processo rápido e simples e, ao mesmo tempo, oferecer a segurança necessária para que o processo de compra seja concluído.
Agora você já sabe qual a responsabilidade da imobiliária! Lembre-se de escolher uma parceira de confiança para garantir a segurança na venda do seu imóvel e não ter dores de cabeça.
O Rino Imóveis pode ajudar você. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos auxiliar na venda do seu imóvel!