Você sabia que existem regras sobre mudanças em prédios? Apesar de não haver uma norma geral sobre isso, a maioria dos condomínios elencam nos seus regimentos internos o que pode e o que não pode ser feito.
Saber dessas questões é fundamental, pois isso evita problemas e notificações. Quem está se mudando precisa manter um convívio agradável e chegar desrespeitando as normas não é um bom começo.
Por isso, neste texto você aprenderá as regras mais comuns sobre mudanças. Confira a seguir!
Agendamento da mudança
Uma das regras mais comuns ao fazer mudanças em prédios é a necessidade de agendamento. Isso acontece, principalmente, em condomínios maiores, com vários moradores.
Esse agendamento é necessário para que duas mudanças não ocorram ao mesmo tempo e no mesmo local, o que pode atrasar os dois trabalhos e trazer complicações e incômodos para os outros moradores.
Uma mudança utiliza vários recursos comuns, como espaço em corredores, escadas, elevadores etc. Por isso, garantir que apenas uma ocorra em determinado horário é fundamental para a boa convivência.
Horários permitidos
Outra questão que é levantada na maioria dos condomínios são os horários permitidos. Aqui, o objetivo é não causa incômodo aos outros moradores em períodos de descanso.
Por isso, geralmente as mudanças só são permitidas em dias de semana e durante o horário comercial, como das 08:00 às 18:00. Isso serve para que haja mais organização e respeito aos outros moradores.
Algumas vezes também é permitida a mudança nos sábados pela manhã, porém, domingos e feriados são dias proibidos. Mesmo que não haja essa regra, é uma questão de bom-senso não utilizar esses horários para carregar móveis e movimentar os corredores e escadas.
Responsabilidade com danos
Na hora de carregar móveis e eletrodomésticos sempre há o risco de causar algum dano à estrutura do prédio. Por isso os regimentos internos costumam ter regras sobre as responsabilidades e o conserto desses problemas.
Assim, é fundamental ficar atento, por alguns itens podem ser bem caros. Elevadores, corrimãos e paredes costumam ser os itens que mais sofrem nessa hora. Aqui, adotar alguns cuidados é muito importante.
Considere a possibilidade de embalar com plástico bolha ou forrar com panos macios os cantos de móveis e eletrodomésticos maiores. Assim, mesmo que haja impacto, a chance de danificar a estrutura do prédio e mesmo os seus pertences é menor.
Responsabilidades do síndico
Um ponto a ser considerado ao fazer a mudança são as responsabilidades do síndico, afinal ele é o responsável por manter a ordem no prédio. Assim, geralmente ele deve comunicar os outros moradores sobre a movimentação.
Isso é feito por meio de avisos no prédio ou outra forma escolhida, como mensagens de celular. Apesar de ser necessário o agendamento, nem todos os moradores ficarão cientes disso, por isso o síndico deve avisá-los.
Além disso, qualquer outra regra que não esteja no regimento interno deve ser comunicada aos novos moradores, além de ser necessário realizar os trâmites comuns ao se mudar para o prédio, como anotar os nomes, placa do carro, quem será o responsável pela mudança etc.
Como você viu, é fundamental ficar atento às regras sobre mudanças em prédios. Como não há uma lei sobre o assunto, essas diretrizes variam em cada condomínio, por isso converse com o síndico e siga todas as normas para não ter problemas.
Você está interessado em alugar ou comprar imóvel? Que tal entrar em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo?