Cuidados com o Imóvel

Planejamento elétrico e hidráulico: por que eles são importantes?

Compartilhe este post

Ao se construir um imóvel, é fundamental fazer um bom projeto, principalmente em relação ao planejamento elétrico e hidráulico que são essenciais para uma boa construção e para a moradia no futuro.

O projeto hidráulico visa descrever todo o sistema de encanamento de água fria e quente, rede de esgoto, água pluvial etc. Já o elétrico diz respeito ao sistema de cabos e fios, saídas de tomadas, lâmpadas, disjuntores entre outros.

Neste texto, mostraremos melhor a importância desses planejamentos e como você pode fazê-los na sua construção. Confira!

Qual é a importância desses projetos?

A seguir mostraremos alguns benefícios de realizar esses planejamentos na sua construção, explicando como cada item influenciará no seu imóvel e na vida da família. Acompanhe.

Economia

A primeira vantagem do planejamento elétrico e hidráulico é a economia. Claro que para os incluir no seu projeto haverá despesas, pois é um passo a mais para realizar na construção.

Porém, a médio e longo prazo você terá economia por vários motivos. Primeiro porque a conta de água e de luz serão menores. Com um bom planejamento, você utilizará a fiação correta, evitando perda de energia, e também terá o fluxo de água necessário para a casa.

Além disso, o planejamento evita o desperdício de materiais de construção e outros custos com a obra, afinal você saberá exatamente o que comprar e diminuirá a necessidade de retrabalhos, que afetam o orçamento.

Menos problemas

Essa atitude também traz menos problemas tanto durante a construção quanto na própria moradia da família. Como falamos, o planejamento diminui os retrabalhos, que são necessários quando ocorre um problema na obra.

Ter um projeto sem planejamento elétrico ou hidráulico dificulta a vida dos trabalhadores e, ao visitar a construção, você pode notar algo que não gostou: saídas de tomadas ou iluminação em lugares ineficientes, torneiras em alturas não apropriadas etc.

Além disso, quando a obra já está pronta, a incidência de problemas quando houve um bom planejamento é bem menor. Sem vazamentos e desperdício, necessidade de trocas de fiação ou instalação de outros sistemas.

Segurança

Menos problemas também resultam em maior segurança para a família. Você deve imaginar que uma instalação elétrica mal planejada e sem seguir um projeto sério põe a sua família em risco, certo?

A instalação incorreta da fiação, ou mesmo o uso não adequado de componentes de qualidade podem superaquecer o sistema, causar curtos e queima de eletrônicos e eletrodomésticos.

Na área hidráulica não é diferente: vazamentos e infiltrações podem comprometer a estrutura do imóvel e a segurança da família. O descarte errado do esgoto também traz consequências negativas.

Como fazer um bom planejamento elétrico e hidráulico?

Para fazer um bom planejamento elétrico e hidráulico é indispensável a ajuda profissional. Esses sistemas devem estar integrados com todo o projeto do seu imóvel, de forma a torná-lo efetivo e econômico.

Portanto, é fundamental contar com uma construtora com profissionais capacitados. A parte elétrica envolve toda a disposição de fiação, saídas de energia, itens de segurança entre outros. Já a hidráulica varia de acordo com cada projeto, se há água quente, como são as normas municipais para o tratamento de esgoto e as necessidades da família.

Existem vários detalhes nesses planejamentos que são fundamentais para ter economia e segurança, desde a qualidade dos fios utilizados até a pressão da água da rua, que influencia no encanamento da casa.

Como você viu, fazer o planejamento elétrico e hidráulico tem várias vantagens, desde economia até segurança. Além disso, eles proporcionam praticidade no caso de reformas: você saberá exatamente onde e como pode alterar a construção.

Se você precisa de profissionais especializados nessa área, não deixe de entrar em contato conosco para saber como podemos ajudar o seu projeto!

Comentários no Facebook

Related stories