Finanças

Como funciona a análise de crédito? Entenda esse processo

Compartilhe este post

Na hora de solicitar um empréstimo ou financiamento é muito importante entender como funciona a análise de crédito. Muitas pessoas não sabem como ela funciona e nem o que é considerado para a decisão do banco, então é importante conhecer os detalhes desse procedimento para se preparar.

Confira a seguir as informações mais importantes sobre a análise de crédito e se informe!

O que é considerado na análise?

Condições de renda

O primeiro fator considerado na análise de crédito são as condições financeiras de quem o solicita: quanto o contratante ou a sua família recebem de rendimentos mensalmente?

Isso é importante para que a instituição financeira entenda se o cidadão tem condições de realmente bancar o financiamento ou o empréstimo. Imagine uma família que ganha R$ 5.000 por mês e quer liberação de um crédito com parcelas de R$ 1.500. Nesses casos, o banco costuma não aprovar a liberação por conta da renda.

As condições de renda também tem relevância para os financiamentos feitos pelo SFH: segundo essa modalidade, as parcelas não podem comprometer mais do que 30% dos rendimentos da família.

Patrimônio

Na análise de crédito, também é costume avaliar o patrimônio do contratante. Isso acontece principalmente se há algum bem como garantia para a negociação, o que pode dar condições melhores.

Se o contratante tem um imóvel, por exemplo, ele deverá ser avaliado pela instituição financeira caso seja parte do negócio. Assim, o banco tem mais segurança de que ele poderá honrar com o compromisso de pagamento.

Dados cadastrais

Os dados cadastrais do contratante também serão analisados. Aqui é preciso apresentar o número de CPF, informar a escolaridade, profissão, renda, hábitos de consumo etc.

Isso acontece porque o solicitante deve ter, pelo menos, 18 anos para conseguir um empréstimo ou financiamento. Além disso, dependendo da idade, melhores serão as condições de pagamento (o tempo de contrato pode ser estendido até 360 meses).

Histórico de compras e empréstimos

Também será analisado o histórico do solicitante, principalmente em relação a compras, empréstimo e financiamentos feitos no passado. Se eles foram pagos em dia, se houve alguma execução, etc.

Por isso é fundamental honrar as dívidas, requerer um parcelamento caso não possa pagar e sempre evitar que o nome seja protestado e incluído em cadastros de inadimplentes. Dessa forma, o histórico não fica prejudica e as chances de aprovação são maiores.

Quais são os documentos necessários?

Para fazer uma boa análise de crédito, a instituição financeira pedirá documentos pessoais e de bens do solicitante, por isso é importante conhecê-los para se preparar.

Primeiro, são necessários os documentos de identificação como RG, CPF e comprovante de residência. Eles servem para o banco analisar as características pessoais e poder entrar em contato.

Se for empregado, também será necessário apresentar a carteira de trabalho, que traz dados importantes como PIS e salário atualizado, para comprovação de renda.

A certidão de nascimento, para os solteiros e de casamento, para os casados também servirá para comprovar o estado civil e a necessidade de incluir o cônjuge na negociação.

Por fim, comprovantes de renda também devem ser apresentados. Aqui pode ser requerido recibos e contratos de prestação de serviços para os autônomos, cópia da declaração do imposto de renda, holerites etc.

Viu só? Entender como funciona a análise de crédito não é difícil, mas é fundamental se preparar para essa etapa para não ter nenhum problema e atrasos na negociação.

Se você gostou desse post, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas se informem!

Comentários no Facebook

Related stories