Fazer um laudo de avaliação de imóvel é um procedimento padrão quando se fala em adquirir ou alugar esse bem. Por isso, é importante conhecer como funciona esse documento e a sua importância.
Sabendo como analisar o laudo e conhecendo os critérios utilizados, você poderá ter uma noção melhor do bem que está comprando e ter mais segurança durante a negociação, sabendo que não há problemas com o imóvel.
Neste texto nós vamos explicar melhor como isso funciona. Confira a seguir!
O que é a avaliação de imóvel?
O laudo de avaliação de imóvel é um documento confeccionado por um profissional especializado que serve para fazer uma análise da propriedade, determinando qual é o seu valor.
Ele é utilizado em todos os tipos de bens imóveis, sejam comerciais ou residenciais, terrenos, construções, apartamentos etc. Por isso, ele é muito importante em qualquer negociação, e não só na compra, trazendo mais segurança para as partes.
O documento é feito de acordo com normas específicas para ele, conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), CONFEA-CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors), e pode, inclusive, ser utilizado em processos judiciais que envolvam o imóvel.
Quais são os critérios da avaliação?
Para definir o valor do imóvel pela avaliação, o profissional responsável por esse procedimento considerará diversos fatores, que podem variar de acordo com o bem. Além disso, como a avaliação tem base na experiência profissional, dois laudos podem apresentar valores diferentes para o mesmo objeto.
Um dos fatores mais importantes para a avaliação é a localização do imóvel. Aqui se considera desde a cidade (se ela proporciona uma boa qualidade de vida) até a rua (se há infraestrutura e serviços necessários).
O tamanho do imóvel é, com certeza, um dos maiores definidores do seu valor. Quanto maiores o terreno e a área construída, mais alto será o seu custo. Outro ponto considerado é o acabamento do imóvel, principalmente seu estado de conservação e a qualidade dos materiais utilizados na construção. Isso é muito importante, pois também define os custos com a manutenção do bem.
Além disso, a construção em geral e o estado do bem são pontos que sempre influenciarão o valor do imóvel. Estado da pintura, telhados, conservação da fachada e dos sistemas elétrico e hidráulico contam muito nessa hora.
Qual é a importância desse laudo?
Conhecendo o que é o laudo e o que ele considera, fica a pergunta: na prática, qual é a sua importância? Aqui a resposta mais simples é que esse documento certifica quanto o imóvel realmente vale. Assim, pode ser utilizado em diversas situações.
A utilização mais comum do laudo é na compra e venda do imóvel. O proprietário sabe realmente quanto vale o seu bem e quanto ele pode cobrar pela propriedade; por sua vez, o comprador tem uma noção se está fazendo um bom negócio.
Além disso, é possível que esse laudo seja exigido em diferentes situações. Uma utilização comum é em processos judiciais, quando há penhora ou algum litígio envolvendo o bem, trazendo segurança jurídica para o pedido.
Não esqueça de que sempre que você for negociar um bem, seja para comprar, vender ou alugar, é fundamental contar com um laudo de avaliação de imóvel feito por um profissional capacitado. A ajuda de uma imobiliária de confiança também é muito importante para dar mais segurança e tranquilidade à sua negociação.
Você tem interesse no assunto? Então entre em contato com a gente para saber como podemos ajudar nessa área!