O sonho de adquirir a casa própria está cada vez mais perto dos brasileiros. Para isso, basta fazer o cadastro da Minha Casa Minha Vida e seguir os devidos procedimentos para se tornar proprietário de um imóvel.
Apesar de ser muito procurado, esse programa de habitação formulado pelo Governo Federal e que busca democratizar a moradia também apresenta algumas etapas burocráticas, que exigem cautela.
Algumas exigências podem ter um caráter restritivo e acabar inviabilizando a aquisição do imóvel. Portanto, é necessário ter atenção. Além disso, existem erros que podem levar à desclassificação do candidato, seja no momento da seleção ou depois da assinatura do contrato.
Para ajudar você nesse momento tão especial, este artigo vai apresentar os principais erros cometidos na etapa de cadastro da Minha Casa Minha Vida. Acompanhe a leitura!
Fornecer as informações incorretas
A apresentação de informações que não correspondem à realidade é um dos maiores motivos de desclassificação de pessoas que desejam se cadastrar nesse programa federal — renda familiar, propriedade de imóveis em seu nome, deficiência física etc. Trata-se de um erro grave, que pode gerar a exclusão definitiva do candidato.
Demorar para fazer o envio da documentação exigida
A análise, a liberação de crédito e a aprovação para a participação no programa requerem a entrega de toda a documentação necessária no prazo determinado. Esses documentos solicitados para a inscrição devem ser providenciados e enviados o mais rápido possível, assim que forem solicitados. Isso acaba aumentando as chances de aprovação do cadastro e evita problemas de desclassificação.
Ter dívidas em seu nome
É importante fazer um planejamento e verificar a sua situação financeira antes mesmo de começar o cadastro. Isso porque o interessado pode ser desclassificado do processo caso apresente dívidas e eventuais restrições no seu CPF.
Assim, pessoas com o nome em órgãos de proteção ao crédito costumam ter a inscrição negada até que regularizem o débito. Essa medida evita futura inadimplência do candidato no próprio programa Minha Casa Minha Vida. Portanto, busque negociar as dívidas e efetuar a quitação do valor pendente antes de começar qualquer cadastro.
Ter um rendimento familiar acima do permitido
O programa exige que os participantes apresentem um limite de renda para serem aceitos no cadastro. Esse valor é determinado conforme a remuneração do interessado, e será responsável por determinar o preço máximo do imóvel que ele poderá financiar o imóvel. Portanto, se o candidato fizer a inscrição em um grupo de renda no qual ele não se encaixa, corre o risco de ser desclassificado.
Como você pôde perceber, o cadastro da Minha Casa Minha Vida é uma forma de sistematizar os dados e informações dos interessados para aprová-los caso preencham os requisitos exigidos pelo governo. Afinal, o descumprimento de qualquer item obrigatório pode acarretar na exclusão do cadastro. De todo modo, esse programa facilitou a vida dos brasileiros que apresentam uma renda baixa ou intermediária, para que consigam adquirir a tão sonhada casa própria e, assim, garantir segurança para toda a família.
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