Dicas de Compra

Conheça as vantagens e desvantagens de uma casa com jardim!

Compartilhe este post

Quem nunca sonhou em morar em uma casa com jardim? Há tempos, viver em um espaço com essas características é o desejo de boa parte da população brasileira — e tal fato tem se intensificado nos últimos anos. Por conta do estilo de vida moderno, são poucos os indivíduos que possuem tempo de sobra para entrar em contato com a natureza, sendo as áreas verdes de casa excelentes opções para contornar esse cenário.

As vantagens são inúmeras. Além de proporcionar um clima mais relaxante e, até mesmo, terapêutico, esse local pode se transformar em um verdadeiro refúgio, garantindo excelente qualidade de vida aos moradores. Há, inclusive, alguns que aproveitam a área para plantar \, ervas e demais especiarias fundamentais para o preparo de pratos saborosos na cozinha.

Entretanto, existem alguns pontos que devem ser considerados antes de tomar essa atitude. Pensando nisso, trouxemos para o post quais são as vantagens e as desvantagens de uma casa com jardim. Acompanhe a leitura e tire as suas próprias conclusões!

As vantagens de morar em uma casa com jardim

Como você pode imaginar, existem muitas questões positivas ao investir em uma casa com jardim. E caso esteja em busca de uma nova propriedade para se mudar, este é um excelente momento para descobrir quais são esses benefícios. Veja abaixo.

Equilíbrio de temperatura

Assim que contar com um jardim no seu imóvel, você começará a perceber uma melhora significativa na temperatura dos ambientes. Isso acontece por uma única razão: as folhagens, quando bem escolhidas, ajudam a equilibrar o clima do local, diminuindo significativamente os efeitos da radiação solar.

Fora isso, existem espécies que são utilizadas exclusivamente para aumentar a qualidade do ar, ajudando na respiração de quem possui problemas de saúde e deseja se manter mais próximo da natureza. São muitas plantas que oferecem um bom resultado. Entre as principais, destacamos:

  • Lírio da paz;
  • Espada de São Jorge;
  • Clorofito;
  • Babosa;
  • Dracena de Madagascar;
  • Hera inglesa.

Decoração exclusiva

Quem se preocupa com a decoração, vive atrás de ideias capazes de repaginar o lar. A parte boa, é que as plantas conseguem — muito bem — cumprir essa função. Ao investir na proposta, você poderá não somente desfrutar dos benefícios para a saúde, mas sim, criar um décor vivo, pautado por belezas naturais e extremamente originais.

Também é interessante destacar que as plantas levam uma cor extra ao espaço — seja por conta de duas folhagens ou flores coloridas. Juntos, esses elementos ajudam a tornar o local mais convidativo, aconchegante e preparado para receber as visitas.

Qualidade de vida

Imagine você poder viver em uma casa com o ar mais purificado, temperatura equilibrada, cheiro refrescante e alguns pontos coloridos? Sem dúvida, esses detalhes permitirão que a sua rotina fique mais tranquila e repleta de bem-estar, interferindo diretamente em sua qualidade de vida.

Lembre-se que as crianças também adoram mexer com as folhagens e, logo, o jardim pode ser uma ótima solução para que elas fiquem em contato com a natureza.

Durante essa experiência, procure estimular a atenção dos pequenos pelas plantas, ensinando como regar, podar e, inclusive, a preparar a terra. É uma atividade prazerosa e ótima para aprimorar o cuidado com o próximo.

Benefícios extras

Não acaba por aí: viver em uma casa com jardim ainda proporcionará outros diferenciais para a rotina de todos os moradores, sendo:

  • possibilidade de desenvolver um novo hobby;
  • necessidade de pouca manutenção;
  • oportunidade de criar uma área para contemplação;
  • valorização do projeto arquitetônico.

As desvantagens de morar em uma casa com jardim

A casa com jardim apresenta alguns detalhes que, para muitas pessoas, podem parecer negativos. Um deles, diz respeito ao espaço. Por ser um local tradicionalmente amplo, é comum que certos moradores prefiram utilizar a área para outros fins — como na construção de uma piscina, uma área gourmet, uma garagem extra, entre outros.

Dito isto, é essencial que, durante a sua análise, você considere muito bem essa questão e pondere quais são as verdadeiras necessidades dos moradores, evitando assim, insatisfação no futuro e assegurando que tomou a melhor decisão. A sua família agradecerá!

Estamos torcendo para que essas dicas tenham sido úteis. Siga as nossas recomendações e faça com que a sua residência ganhe um destaque especial, ainda mais, se você morar em uma grande cidade.

Gostou e quer continuar por dentro? Aproveite para seguir a Rino Imóveis no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn e acompanhar outros conteúdos como este!

Comentários no Facebook

Related stories