Decoração

4 dicas para você planejar cozinha de forma prática!

Compartilhe este post

A cozinha é o ambiente da casa que precisa ser muito aconchegante, já que é onde acontecem reuniões familiares, refeições e a preparação dos alimentos. Por conta da sua importância, é o espaço que mais ganha atenção nos projetos arquitetônicos.

De fato, planejar cozinha não é tarefa fácil, principalmente em espaços pequenos. É necessário garantir a organização e funcionalidade, após analisar as particularidades que possibilitam conforto e bem-estar. Quer saber o que deve ser considerado ao planejar sua cozinha de forma prática? Fique conosco e veja mais!

1. Priorize a capacidade de armazenamento

Tornar a cozinha funcional é um cuidado primordial. É preciso analisar o espaço disponível para entender as suas necessidades e saber como vai ser utilizado da melhor forma possível. Outro ponto importante é a realização de um inventário dos objetos que devem ser guardados.

Assim, você determina quantos armários e gavetas são necessários para guardar todos os utensílios domésticos, de modo organizado, tendo um ambiente adequado.

Invista em armários até o teto, prateleiras, gavetas maiores e de quina, aproveitando toda a área da cozinha. O microondas pode ficar suspenso, desde que garanta o seu uso prático.

2. Dê atenção à iluminação

Uma iluminação agradável torna o ambiente funcional. Tendo uma luz adequada, você vai conseguir ter uma boa visão dos utensílios e alimentos guardados, evitando que haja cantos escuros.

Use a luz natural. Quando não for possível, escolha uma iluminação difusa, com pontos de luz espalhados pelo ambiente. Nesse caso, considere a temperatura e a cor das lampadas empregadas, para que não atrapalhem a sua visão ou mude as características dos alimentos.

Invista em luzes brancas e econômicas, de LED ou fluorescentes. Coloque fitas de LED ou lâmpadas embutidas nos armários para assegurar a leveza do espaço e a iluminação da área na qual você vai cozinhar.

3. Pense bem na ventilação

Para garantir a praticidade da cozinha, pense bem na ventilação, pois esse é o ambiente com maior emissão de calor e odores, como o cheiro de alimentos e materiais de limpezas.

O ideal é que a cozinha tenha uma ventilação natural. Não sendo possível, utilize um sistema de exaustão, com coifas embutidas, no teto ou de bancadas. Ele deve ser apto a oferecer o ar de forma uniforme pela cozinha, eliminando odores e impurezas, sem liberar vento diretamente nas pessoas que estão no ambiente.

Outra possibilidade para eliminar os odores é o emprego de ventiladores de teto, desde que façam pouco ruído e ventilem bastante. É importante que o ventilador tenha velocidades diferentes, permitindo que você aumente ou diminua de acordo com a ocasião.

4. Priorize suas necessidades

Mais que planejar uma cozinha, você precisa solucionar suas necessidades. A cozinha deve ser prática para você, garantindo comodidade diária e demonstrando sua personalidade em cada detalhe.

Ao realizar o planejamento, considere se você cozinhará com frequência, receberá amigos para reuniões e festas ou se a família fará as refeições no ambiente. Partindo dessas e de outras ponderações, decida o que sua cozinha precisa ter para seu bem-estar.

Como vimos, é possível planejar a cozinha de forma prática para garantir mais comodidade no dia a dia. Portanto, cuide da capacidade de armazenamento, investindo em armários suspensos, e não se esqueça de priorizar a iluminação. Com todos os cuidados, fica fácil fazer uma cozinha confortável e com boa circulação, mesmo em espaços pequenos.

Gostou das informações? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe as nossas novidades!

Comentários no Facebook

Related stories