Você sabe para que serve a escritura do imóvel? Pensando nesse assunto, preparamos este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre essa documentação fundamental para quem está prestes a adquirir o primeiro imóvel. Isso porque ela é o registro de que a propriedade contém todos os dados da negociação, pagamento e outros detalhes que envolvem todos os trâmites.
Quer saber tudo sobre a escritura de imóveis? Confira este post informativo que preparamos para você! Vamos lá?
O que é e como funciona a escritura do imóvel?
A escritura do imóvel é um documento confeccionado no cartório de notas da cidade onde a propriedade está construída que dá publicidade a titularidade do bem. O documento torna válida a transação de compra e venda da propriedade, sendo um comprovante legal da negociação.
No caso da compra de um imóvel por meio de financiamento imobiliário, a escritura é feita pelo banco e registrada no cartório de notas, já que o banco pega a propriedade comprada como garantia de pagamento da dívida contraída. Somente no final do pagamento do financiamento que o proprietário receberá a transferência de titularidade do imóvel.
Quais são as 3 dúvidas mais comuns sobre a escritura do imóvel?
Separamos as três dúvidas mais comuns sobre a escritura de um imóvel após a negociação. Confira!
Qual a documentação necessária
Na hora de fazer a escritura é preciso apresentar a documentação do imóvel, comprador e vendedor, são eles:
- imóvel – certidão atualizada do imóvel e certidão da prefeitura;
- vendedor – RG, CPF, comprovante de endereço, certidão de casamento (se for o caso), certidões negativas da Receita Federal, Estadual e da Justiça trabalhista;
- comprador – RG, CPF, comprovante de endereço e certidão de casamento (quando houver);
O que acontece se tiver irregularidades no documento
Se houver falhas ou problemas na confecção do documento de escritura do imóvel, o mesmo não poderá ser registrado em cartório, inviabilizando a transferência da propriedade para o nome do comprador.
Quanto custa para fazer a escritura
O custo da escritura do imóvel é de responsabilidade do comprador. O valor é calculado de acordo com o valor da propriedade, sendo uma taxa que varia de acordo com o município, sendo de 1 a 3% do valor final do imóvel.
Quais os cuidados para não errar na hora de obter a escritura?
Não se deixe levar pela emoção da compra do imóvel, e portanto, certifique-se de que toda a documentação da propriedade negociada esteja devidamente adequada e verifique se o bem está apto para ser vendido. Caso haja alguma irregularidade você pode ficar no prejuízo, uma vez que não conseguirá passar o imóvel para o seu nome.
Conhecer a funcionalidade e principalmente como é feita a escritura do imóvel é a forma de garantir que você não deixe de fazer tudo que seja necessário para garantir que a documentação esteja regularizada na hora de investir na compra de um imóvel.
Que tal, entendeu como funciona a escritura do imóvel? Então aproveite a visita em nosso blog e deixe o seu comentário para saber mais sobre o assunto ou trocar experiências.

