Dicas de Compra

Condomínios horizontais: entenda o que são e quais as vantagens

Compartilhe este post

Viver em condomínios é uma tendência do mercado imobiliário que ganhou força nas últimas décadas, de certa forma, em resposta ao crescimento desordenado principalmente nas grandes cidades brasileiras.

Uma evolução desta forma de morar que está cada vez mais em alta são os condomínios horizontais. Neste post vamos mostrar exatamente o que são estes empreendimentos e por que eles seguem atraindo cada vez mais pessoas.

Qual a diferença entre condomínios horizontais e verticais

Antes de mais nada, explicaremos o que são os condomínios horizontais e o que os diferencia dos verticais:

  • condomínios verticais – comercialmente, são considerados condomínios verticais aqueles empreendimentos formados por edifícios de apartamentos, seja uma única torre ou várias delas em um mesmo terreno;
  • condomínios horizontais – já no condomínio horizontal as construções, geralmente casas, são dispostas no plano horizontal do terreno, lado a lado. As unidades podem ser isoladas em terrenos próprios ou não.

Vantagens dos condomínios horizontais

Quem opta por viver em condomínios horizontais está em busca de algumas vantagens específicas oferecidas por este tipo de empreendimento, entre elas, podemos destacar:

Segurança

Um dos principais aspectos que atraem as pessoas para um condomínio é a segurança que este modelo de empreendimento oferece. O monitoramento e vigilância 24 horas por dia garantem tranquilidade aos moradores, especialmente nas grandes cidades.

Projeto arquitetônico diferenciado

Diferentemente dos condomínios verticais, no caso dos condomínios horizontais é possível construir um imóvel exatamente com as características desejadas pelo morador. Basta, para isso, adquirir um lote no empreendimento.

Também há a opção de adquirir imóveis prontos em condomínios fechados, seja em terreno individual em construções do tipo geminadas.

Privacidade

Outro fator muito valorizado em um condomínio horizontal é a privacidade. Mesmo nos condomínios verticais, onde os moradores ficam relativamente isolados do restante da cidade, ainda há a proximidade com os vizinhos, uma relação nem sempre desejada.

Isolamento

Dentro de um codomínio horizontal o morador encontra um certo isolamento de fatores típicos do ambiente urbano que podem causar estresse, como o trânsito, barulho e poluição. O interior dos condomínios é marcado por vias mais tranquilas e com movimento limitado.

Valorização

Por se tratar de uma tendência cada vez mais em alta, especialmente nas grandes cidades, os imóveis em condomínios horizontais apresentam uma grande capacidade de valorização. Para obter este benefício é possível investir tanto em casas já prontas quanto em lotes para se construir posteriormente.

Qualidade de vida

Em comparação com boa parte dos imóveis incrustados nos grandes centros urbanos, as casas em condomínios horizontais podem representar um considerável acréscimo na qualidade de vida dos moradores, marcada pela segurança, tranquilidade, áreas verdes e por opções de lazer diferenciadas.

Estes são os principais diferenciais de se viver em condomínios horizontais, uma forma de morar que está se espalhando cada vez mais pelas principais cidades brasileiras. Trata-se de uma ótima alternativa tanto para quem procuram um imóvel para morar quanto para investidores.

Gostaria de saber mais sobre os condomínios horizontais e conhecer algumas opções deste tipo de empreendimento no interior de São Paulo? Então, entre em contato conosco!

Comentários no Facebook

Related stories