Dicas de Aluguel

Pensando em morar sozinho? Saiba o que fazer antes de se mudar!

Compartilhe este post

Morar sozinho é um passo importante na vida, já que deixará a casa dos pais e voar, como um pássaro saindo do ninho. No primeiro momento, a ideia é bem empolgante, mas é preciso ter calma, pois viver é um processo que exige grandes sacrifícios.

É necessário fazer um bom planejamento para ter certeza de que conseguirá se manter sem o auxílio de terceiros. Novas responsabilidades surgirão com essa nova vida e você precisa está preparado. Quer saber como se programar? Leia nosso post e veja 4 dicas a serem tomadas antes da mudança!

1. Poupar dinheiro

Ao cogitar sair de casa, é primordial ter uma reserva financeira, afinal, eventualidades podem surgir. E se precisar gastar com as chaves do imóvel ou para alguns aluguéis? Para evitar atraso de contas, ter um dinheiro guardado lhe dá segurança nessa nova vida.

O correto é economizar o salário por cerca de um ano, fazendo uma poupança ou investimentos. A fim de conseguir guardar valores, é essencial ter planejamento e organização. Planeje suas finanças listando seus gastos por ordem de prioridade, escolha as opções mais baratas (ou com melhor custo-benefício) e só o básico para equilibrar as contas — lembre-se de que é uma fase de transição, e por isso, sacrifícios devem ser feitos.

2. Levantar todos os custos envolvendo a mudança

Antes de mudar, você deve levantar todos os custos que podem envolver sua mudança. Considere custo com aluguel ou prestação, móveis, contas de água, luz e internet, pequenos reparos, compra de itens para nova casa e condomínio, caso tenha.

Os gastos com impostos também precisam ser considerados. O principal é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que leva em conta a metragem, localização e condição do imóvel, e deve ser pago ao Município.

3. Pesquisar as melhores opções de imóveis para alugar

Assim que decidir alugar um local, você deve responder a algumas questões referentes ao valor que consegue pagar, tamanho da propriedade, se perto do trabalho ou da família e quais as características o imóvel deve ter para responder as suas necessidades.

Para ter todas as suas expectativas atendidas, pesquise as melhores opções de imóveis para alugar. Você pode utilizar a internet para encontrar sua nova moradia, visitando apenas aquelas que forem de seu agrado. Tenha em mente que você terá que abrir mão do padrão de vida que estava acostumado, para encontrar uma residência somente para você — estabeleça objetivos coerentes com sua situação financeira.

4. Assumir tarefas domésticas

Morar sozinho é assumir responsabilidades com as tarefas domésticas. Antes de sair da casa dos pais, certifique-se que sabe fazer todo o serviço doméstico. Isso garantirá sua independência e economia, pois não será necessário pagar alguém para realizar as atividades.

Diante disso, é fato que morar sozinho não é tarefa fácil. Você precisa aprender a ser independente e responsável. Assim, comece com um bom planejamento, pois ele é capaz de impedir o surgimento de contratempos e organizar as suas necessidades urgentes. Ademais, contar com o auxílio de uma imobiliária também pode simplificar sua vida, já que ela pode ajudar a encontrar a melhor opção e imóvel para morar. Por isso, contate uma imobiliária que entenda o seu perfil.

Gostou deste post? Caso tenha dúvida ou queira encontrar o imóvel ideal, entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo!

Comentários no Facebook

Related stories