Finanças

Aprenda agora o que avaliar antes de investir em imóveis!

Compartilhe este post

Há décadas, investir em imóveis é uma das práticas mais seguras e tradicionais de aplicar dinheiro — mesmo durante as grandes crises econômicas. A razão disso? Esse é um tipo de demanda que nunca esgota, uma vez que todos os indivíduos precisam de residências seguras e confortáveis para morar. E com o aumento constante do crescimento populacional, essa necessidade está cada vez mais em evidência.

Investir em imóveis também é uma excelente maneira de garantir renda extra para o seu orçamento mensal, permitindo que muitos indivíduos conquistem uma boa independência financeira e, consequentemente, tenham mais facilidade para planejar e organizar as suas aposentadorias.

Ou seja, os benefícios são inúmeros. Ainda assim, na hora de encontrar uma propriedade para investir, é comum ficar em dúvida e não saber qual é a alternativa mais certeira. Se você se identificou com o cenário e quer saber mais, continue acompanhando a leitura. Abaixo, daremos dicas preciosas para a sua tomada de decisão e que, sem dúvida, renderão um bom retorno financeiro. Confira!

Quais os tipos de imóveis estão disponíveis no mercado?

O primeiro passo para investir em imóveis, é conhecer as modalidades disponíveis no mercado. Com essas informações em mente, será mais fácil encontrar o tipo de espaço que melhor se encaixa em seu perfil e resultará em uma compra de sucesso Veja!

Espaços residenciais

Casas e apartamentos que estão prontos para morar costumam encher os olhos dos investidores de plantão. Afinal, essa é uma excelente oportunidade caso, no futuro, você deseje liberar o espaço para alugar — gerando assim, uma renda fixa todo mês. Entre as principais vantagens, podemos destacar a negociação, que costuma ser bem rápida, uma vez que o local é novo, o projeto é moderno e os seus detalhes conseguem suprir bem as necessidades do público.

O imóvel no qual você pretende investir é usado? Tudo bem! Nesse caso, o lado bom está no custo-benefício. Como o ambiente já foi habitado, é normal que o seu valor de mercado seja menor, o que possibilita uma margem de lucro atrativa na hora de fechar o contrato. Antes de investir nessa modalidade, porém, não deixe de fazer uma vistoria detalhada em todos os cômodos e considerar quais serão os reparos que precisarão ser feitos para deixá-lo em perfeito estado.

Terrenos

Já se os seus planos são o de construir, a melhor saída é comprar um terreno. Ao investir nessa opção, você conseguirá aproveitar a área de diversas maneiras, seja para erguer uma propriedade, usar o espaço para levantar uma empresa ou, até mesmo, elaborar um projeto exclusivo de condomínios residenciais. As alternativas são diversas!

A parte boa, é que esse caminho costuma atrair muito os investidores — fato este, que fará com que o seu retorno financeiro seja mais rápido do que o normal.

Quer mais um ponto positivo? Adquirir um terreno e, em seguida, apostar em uma construção, pode gerar uma economia de até 30% para o seu bolso, especialmente, em comparação a compra de uma propriedade já finalizada.

Empreendimentos na planta

Não é raro encontrar investidores que estejam com planos de adquirir um empreendimento na planta. Isso acontece, porque esse tipo de negociação costuma proporcionar inúmeras vantagens, como a facilidade de pagar o imóvel em um prazo maior, ou seja, em prestações. Inclusive, a quitação dessa compra pode ser realizada de diferentes modos, como é o caso das parcelas anuais ou semestrais, tornando esta, uma alternativa bastante acessível e flexível entre aqueles que desejam investir bem.

E mais: aqui, também há a possibilidade de personalização. Em outras palavras, será possível personalizar o espaço do jeito que você deseja, sempre em parceria com a construtora responsável pelo projeto. Esta é, sem dúvida, uma ótima pedida para montar um ambiente impecável e capaz de encantar os interessados.

O que mais avaliar ao investir em imóveis?

Depois de conferir o melhor tipo de imóvel para investir, não se esqueça de considerar outros pontos importantes durante esse processo, sendo eles:

  • estude bem o seu público-alvo;
  • analise todos os custos envolvidos no investimento;
  • encontre a melhor forma de pagamento.

Por último, conte com o acompanhamento de empresas especializadas no ramo imobiliário. Com o auxílio desses profissionais, será mais fácil e ágil firmar boas parcerias, além de evitar uma série de transtornos. Vale a pena!

E então, gostou das nossas dicas sobre como investir em imóveis? Esperamos que sim! Caso queira continuar se aprofundando no assunto, aproveite para entender tudo sobre a função do corretor em um processo de compra, venda ou locação.

Comentários no Facebook

Related stories