Escolher o revestimento para apartamento é uma tarefa complicada. Se já é difícil para profissionais especializados, imagina para o morador do imóvel? Isso porque há uma infinidade de tipos de pisos, diferenciado pelo acabamento, cores, textura e formatos.
Para escolher o revestimento ideal para o piso, é necessário se pautar em critérios, além do custo ou estética. Quer saber quais são os tipos de revestimento para o piso mais comuns? Fique conosco e leia as informações a seguir.
1. Cerâmica
O tipo de revestimento cerâmico engloba as cerâmicas e azulejos, sendo um dos mais comuns do país. Pode ser usado tanto em ambientes externos como internos, por ser resistente a água, manchas e de fácil limpeza.
Além disso, apresenta diversas vantagens, dentre elas:
- ajudar a casa fresca no verão;
- possuir variedade de estampas e tamanhos;
- funcionar como elemento decorativo do imóvel;
- serem antialérgicas e anti-inflamáveis;
- ter um baixo custo para aquisição.
2. Porcelanato
O porcelanato parece visualmente com a cerâmica. Contudo, por ser fabricado com alta tecnologia, é um material mais resistente, com menos absorção de água, tornando-se querido entre os clientes.
Há 5 tipos de porcelanato, sendo eles: porcelanato polido, porcelanato acetinado, porcelanato esmaltado, porcelanato estruturato e porcelanato natural.
Esses variam em textura e intensidade, devendo ser escolhi de acordo com o local que vai ser colocado. Por exemplo, para salas de jantares indica-se o uso do porcelanato acetinado.
3. Laminado de madeira
O laminado é um revestimento mais barato para quem gosta de pisos de madeira, pois é feita de madeira aglomerada e tem a mesma aparência. Entre as vantagens, têm-se:
- fácil instalação;
- resistente;
- textura confortável ao toque;
- versatilidade de uso (pode ser aplicado em diversos ambientes);
- limpeza descomplicada.
Entretanto, tome cuidado com a limpeza, pois vão ser necessários alguns cuidados, uma vez que esse material não pode ser lavado. O correto é apenas passar um pano úmido.
4. Granito
Esse revestimento para apartamento é um dos mais luxuosos e imponentes, dando ar de riqueza ao ambiente. Ademais, é uma pedra natural de alta resistência, o que permite seu uso em qualquer tipo de cômodo, valorizando a aplicação do piso.
Por ter uma boa absorção de água e não manchar, o granito pode ser usado até no banheiro. Apresenta diversos tipos e cores, sendo bem prático limpar. Outras vantagens são o requinte e beleza do local, bem como a durabilidade, impossibilidade de arranhar e a facilidade no polimento.
5. Mármore
Outro tipo de pedra muito utilizado como revestimento é o mármore, por ser bonito e elegante. No entanto, é menos resistente que o granito, podendo ser aplicado somente em ambientes internos.
É ideal para regiões quentes, pois dá frescor ao ambiente. Também, dá um aspecto de tranquilidade e limpeza ao local, apesar de ter um custo elevado a quem decide utilizá-lo.
Portanto, o revestimento para apartamento é ideal para tornar o ambiente aconchegante. Para escolher o melhor tipo é necessário avaliar o local e a finalidade que vai ter, pensando, também, na temperatura do piso e na facilidade de limpeza. Esses são pontos que devem ser considerados ao analisar qual o melhor piso. Fique atento!
Gostou dessa informação? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a ficarem informados!

